LARISSA NÃO MORA MAIS AQUI
ARGUMENTO
As grandes cidades para agregar uma quantidade maior de pessoas em lugares privilegiados acabaram criando os grandes edifícios. Lugares centrais e de grande fluxo tiveram sobre sua área grandes construções com o que havia de mais moderno e avançado. Porém o tempo foi gradativamente corroendo as estruturas e os edifícios foram decaindo. A conseqüência foi a criação de um cinturão de pobreza em volta. Este fenômeno determinou o afastamento de moradores dos centros urbanos e a ocupação de uma população pobre em torno. Os edifícios de luxo destes lugares entraram em franca decadência. Tornaram-se monumentos ao passado e sofreram uma drástica mudança em seus condomínio. Antigos proprietários, profissionais liberais, empresários, representantes das classes dominantes e aristocratas deram lugar a estudantes, trabalhadores assalariados, biscateiros vivendo de pequenos bicos, atores, escritores e e aventureiros vindos do interior ocupam o então luxuoso prédio agora com alugueis aviltados. A voracidade do mercado por sua vez passa a mudar a fotografia da cidade de forma constante. Prédios antigos ora transformados em pardieiros e em “balança, mas não cai” sucumbe à especulação imobiliária e dão lugar a modernos empreendimentos, escritórios executivos, salas inteligentes, informatizados e auto-sustentáveis, ecologicamente correto, usando material reciclado e de alto nível prontos a servir a um cliente cada vez mais rico e mais exigente. A destruição de patrimônio arquitetônico não dá conta das milhares de vidas que ali passaram, construíram, tiveram filhos, se separaram, amaram e morreram.
SINOPSE
LARISSA NÃO MORA MAIS AQUI é uma história destas. O Edifício Comendador Siqueira foi criado nos anos 50 como ultimo grito na construção civil. Apoiado na euforia de um Brasil campeão do mundo foi investido de todas a regalias que o ufanismo utópico podia oferecer. Elevadores com pantográficas. Recepção com amplos arcos e grandes corredores, quartos imensos e pé direito alto marcaram o uso exorbitante dos espaços. Os primeiros moradores viveram o apogeu do prédio, mas e criou em torno pequenas favelas para albergar a mão de obra necessária para manter o luxo. Aos poucos a decadência toma conta e o mar de favelas cresce em torno do Edifício Comendador Siqueira. Os alugueis caem e os novos inquilinos tentam manter a dignidade de suas vidas nos dias de hoje. Até que novas propostas do mercado imobiliário de compra do edifício e subseqüente demolição para criação de um ultra moderno super centro de negócio totalmente auto-sustentável e ecologicamente correto é projetado. A história dos últimos moradores do edifício combina com um retrato social da nossa sociedade, ilhada, oprimida, falida, moralmente indecisa e assustada.
A trama começa com a proposta de demolição ao qual os moradores tentam resistir. Entendem que aquele lugar representa uma cidade que eles sonharam e não aceitam de modo algum o oferta de compra pelo pull de investidores.
A partir de então vemos os o dia-a-dia dos moradores e toda a gama de pessoas que vivem no edifício.
PERSONAGENS
Vemos Alpha que é a zeladora, ascensorista e faxineira e faz tudo do prédio. Ela é o que restou de uma imensa quantidade de funcionários e se defronta com o desgaste constante dos metais aniquilando o prédio a cada momento. Ela é uma espécie de alma do condomínio. Sabe tudo e se mete na vida de todos.
No terceiro andar temos a Lara que é uma mulher que carrega o estigma do mau cheiro. Ela sofre de forte odor das axilas. E ao separa-se de Lorenzo para casar com Nene que sofre de um mau hálito crônico.
No quarto andar temos dois apartamentos do espólio do Comendador Siqueira que é propriedade das filhas Larissa e Clarissa. Larissa tem um caso com o Inspetor Medeiros que por sua vez trabalha para o Delegado Marcos Peçanha que é casado com Clarissa, mas tem um caso com Larissa também que embora muito amigos, Medeiros e Peçanha, nenhum saiba do caso outro com Larissa. Clarissa é fotografa e deprimida. Larissa é ninfomaníaca e não consegue ficar sem um homem.
Quinto andar mora o Rafael e sua irmã Ana Julia. A mãe deles abandonou a família para morar com uma mulher e isso deprimiu o pai. Rafa assumiu logo sua homossexualidade e tem um mini-poodle chamado Verbotin. Ana Julia, apesar de estudar psicologia, é bastante baladeira e porra louca. Ela odeia a musica Ana Julia dos Hermanos e por isso sempre que passa alguém canta para ela.
Sexto andar mora Josky, dizem que seu nome é em ioruba, que é um dos enigmas da trama cujo significado será descoberto ao final. Ele é estudante de química que no meio da faculdade começou a sintetizar drogas estimulantes e analgésicos potentes. Namora a Iracema que é uma modelo, mas a relação deles sofreu grande abalo devido a uma gravidez indesejada. Rafa é apaixonado por Josky e Iracema é seu objeto de idolatria e fetiche.
Sétimo andar mora os Almeida. Alfeu e Alice. Eles são alcoólatras. Ele diz que está escrevendo um livro que nunca escreve. Alice não tem desejo sexual algum e vende produtos da Natura. Ambos freqüentam o AA inutilmente.
Oitavo mora Lorenzo que foi casado com Lara, mas separou-se porque descobriu-se bissexual. Ele tem um caso com Fonsequinha que é filho de militar e quer ser ator de teatro.
No nono andar mora Chico Pata e sua mulher Roberta. Ele é um paranóico que está em guerra com todo o condomínio. Sempre reclamando, vive ameaçando outros condôminos. Roberta humilha o marido sempre que pode. manda no marido. Chico é irmão de Nene que está tendo dificuldade sexuais com Lara. Os dois gostam de se encontrar para reviver os clubes de luta da juventude onde uma freqüentemente nocauteava o outro.
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