UMA RUA É RETA

Depois de uma primeira apresentação recheada de equivocos meus de planejamento, na segunda apresentação, ontem, Essa Noite Se Improvisa Tenneesse Wiliams começa a achar o caminho. Em meu processo criativo a intuição joga um papel central. Mas outras influências entram no conjunto de forças que compõe uma criação. Uma delas é a tendência a buscas posições de segurança. Toda obra de arte é um salto no escuro e sem rede, mas algo dentro tenta controlar e evitar a vertigem criativa. A proposta deste trabalho era improvisar cenas do Bonde Chamado Desejo. Pairava um tanto obscura em minha mente as intenções e qual seria efetivamente a busca estética deste espetáculo. Em Milímetros de Mercúrio que se apresenta semana que vem, eu tinha a proposta de fazer um trabalho estético enveredando por caminhos que não tinha claro, e o resultado é, na minha opinão mais íntima, um dos melhores que fiz. Já em Essa Noite Se Improvisa, as luzes no trajeto estavam obscuras. Tinha noções de onde chegar, mas as imagens que o óraculo interior me oferecia não eram claras. As vicissitudes do interpretador de sinais e signos internos é sempre obscura. Dia anterior a estréia fiz um teste usando jogos de improvisações que já havia feito em trabalho anterior. Aparentemente era um porto seguro. Funcionavam e algo dentro de mim muito semelhante a um medo do desconhecido entrou em cena e resolvi então usar os jogos para abrir Essa Noite. O medo as vezes é um bom conselheiro, em especial nas situações de risco de morte e preservação da espécie, mas quase sempre empurra o sujeito para uma posição de segurança. Resultado que a primeira apresentação do Essa Noite, na quintafeira, não se realizou nem como uma noite de jogo, nem como Tenneesse. Ficamos no meio do caminho. Uma noite de reflexão, cansaço e uma depressão, segundo Freud as condições ideais de produção criativa, resolvi que tinha que ser radical e coerente com a proposta. E o que era obscuro, se apresentou como um sonho revelador. Entendi a peça que estava tentando fazer. Na sexta, limei toda as cenas de jogos improvisacionais. Cortei todo o jogo de sedução e apostei na extensão de um dos temas centrais da peça: a ilusão versus a realidade. Era este o elemento que me faltava. Essa Noite Se Improvisa Tennesse Wiliams é uma peça de teatro, sim, não um ensaio aberto, mas encontra-se no limite do real e do imaginário. A ideia que se revelou foi que tinha que descontruir a ilusão e em meio ao concreto da realidade re-encontrar a ilusão. Foi aí que a elipse de fechou. O tema da ilusão-desilusão aplicada a semilogia do próprio espetáculo. Assim, a peça começa direto com o "estudo" do texto, da peça, dos elementos da vida de Thomas Lanier Williams. E sobre "ensaio" a peça se desenrolou. Fizermos seis cenas da peça e tivemos uma divertida e emocionante participção do público. Depois deste tortuoso caminho, encontramos algo. Como escreveu Tenneesse, uma rua é reta, mas o coração humano é mais tortuoso que um estrada nas montanhas. Mas claro que a bondade de estranhos sempre ajuda.

Comentários

Catharina Conte disse…
What is straight? A line can be straight, or a street, but the human heart, oh, no, it's curved like a road through mountains.

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