Cindy Meston e David Buss da Universidade do Texas escreveram um livro com um título bem interessante: "Por que as mulheres fazem sexo?" Vem numa linha de pesquisa descendente de um trabalho anterior na qual a pergunta é "Por que os humanos fazem sexo?" A pesquisa sobre as mulheres tras uma série de observaçãos que já se conhece. Por exemplo que homens e mulheres fazem sexo quando estão fisicamente atraidos, por puro prazer ou porque estão apaixonados ou mesmo porque estão simplesmente com tesão. O casal comenta que as mulheres necessitam de maior vínculo amoroso e que o sexo para elas tem a ver com um laço afetivo e com expressão de amor. Enquanto que homens tem sexo por uma simples oportunidade, num encontro casual ou até mesmo para espantar o tédio.

Porém, as mulheres também fazem sexo para levantar a autoestima, por vingança, para agradar o companheiro, para assegurar a posse e manter o relacionamento. Na pesquisa aparece sexo como troca de favores, adquirir benefícios, estabelecer cumplicidade e até mesmo como um presente. Este elementos aparecem no "dark side" da sexualidade feminina.

Porém o que achei mais interessante, tirando as baboseiras estéticas tipo torax de nadador e rosto de ator de cinema, o principal fator que faz uma mulher fazer sexo é o cheiro. Não o perfume - como no filme - mas o cheiro que emana do corpo. Freud escreveu sobre a repressão organica determinada pela postura bipede que relegou o olfato a um segundo plano privilegiando o olhar. Na medida que o humano começa a ficar de pé, começa e enxergar mais longe e diminui o poder do olfato. Esta pesquisa mostra que o olhar segue sendo extremamente erótico, porém na aproximação, sensorialidades mais primitivas entram em cena, ou retornam para lembrar quem somos e de onde viemos.

Comentários

Postagens mais visitadas