O SORRISO DE RONALDINHO GAÚCHO


Não sei se existe alguém lendo o que escrevo e essa ausência de saber se tenho um interlocutor me oportuniza para diálogos inusitados e passa a ser meu impulso para falar para o vazio. Por isso, hoje eu vou escrever sobre futebol. Mais precisamente sobre uma cena do jogo entre Brasil e Argentina (0x3). Foi o momento em que Ronaldinho Gaúcho prende a bola no lado do campo. O argentino pressiona e a bola sai para lateral. Ronaldinho observa a bola saindo enquanto o argentino se atira em direção a bola, já há mais de um metro fora do campo, ele ainda tenta. A TV dá um close no Ronaldinho que com seus dentes prominentes e seu cabelo novo, oferece um sorriso e um discreto balançar da cabeça como a dizer; "esse cara é louco, a bola já saiu há horas e ele ainda tentando". Foi essa a minha leitura da cena.

E este cena é emblemática porque só admito a arte como um bola fora que já saiu e no entanto nós, os artistas, ainda assim correm atrás. Como a dizer, não estamos perdidos, vou tentar de qualquer maneira, eu insisto. O artista gaúcho é uma espécie que argentino, um louco que acredita reverter uma obviedade.

Para mim é pura pimenta, é pílula de vatapá. A vida é um remédio amargo que cura as nossas ilusões.

Por isso, me deixou indignado o sorriso superior do Ronaldinho Gaúcho.

Comentários

Postagens mais visitadas