Quem pensas tu que eu sou? de Abrão Slavutzky


Quem pensas tu que eu sou? é o novo livro do psicanalista Abrão Slavutzky . “Quem pensas tu que eu sou?” é a pergunta que se faz a um espelho. Na verdade, a pergunta ultrapassa o espelho, em busca dos mistérios que existem do outro lado. Trata-se do desejo que cada um tem em saber quem é de fato, uma construção que começa na escolha do nome e do sobrenome do sujeito. Não é por acaso que a Cabala afirma que nas letras do nome de uma pessoa está contida sua alma.

Este livro é um mergulho em um rio de superfície espelhada, não da forma como o fez Narciso e que o levou à morte, mas sim na procura do conhecimento de si mesmo. Cada ensaio, a seguir, é uma viagem para descobrir alguns amparos para se viver nos labirintos das paixões e dos amores essenciais.

Frente ao desamparo dos tempos atuais, cresce a importância da fraternidade e da frágil solidariedade enlaçada na amizade. Mas, talvez, para isso, seja preciso aprender a mais difícil das lições, a maior das odisséias, que é a de olhar para si e dizer como Sêneca: “Perguntas-me qual foi meu maior progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo”.

Sumário

Uma pergunta sobre a identidade
Se o cigarro do Garcia Marquez falasse
O último pedido
A descoberta do homem
Os que vivem sofrendo
O amigo que salvou kafka
A lógica das paixões
Nos labirintos da incerteza
A análise muda de Freud com Moisés
O Duplo : o sujeito é dividido
A transformação do narcisismo
A alma do espelho
A crueldade humana
Somos todos estranhos

O livro Quem pensas tu que eu sou? será lançado dia 22/9/2009 na Livraria Cultura, às 19,30 com um diálogo entre o autor e Júlio Conte sobre o livro.

Comentários

Nei Duclós disse…
Leio Cecilia Meireles, que tirou um l sdo seu nome para virar (com sucesso) uma maré de azar, como revelou numa crônica, e o assunto é esse: a face verdadeira, perdida, nos espelhos do mundo. Não apenas no seu célebre poema, mas por toda a obra. Abs. e saudades do amigo.

Postagens mais visitadas