TERCEIRA NOITE DE IMPROVISO

foto de Patricia M
Ontem fechou mais um círculo de ações dentro do Porto Verão Alegre 2010. A peça mais ousada, onde eu corria maior risco pois estava me metendo num jogo que se sabe como começa, mas não se sabe como termina. Essa Noite Se Improvisa fechou a terceira apresentação ou se poderia dizer a terceira estréia como o melhor espetáculo da série. É normal dentro da organicidade de uma peça de teatro, uma matéria viva e em transformação, que haja uma evolução. Isso acontece com qualquer peça. Há uma absorção da lógica do espetáculo na qual o mental passa a ser corporal. É a mágica da cena e da encarnação.

Por isso, não é de espantar que o terceiro tenha sido, na minha sensibilidade, o melhor dos três. O que houve de diferente? Nada. Ou quase nada. Estava mais encadeado, as sequencias de propostas mais organicas, sim, tudo isso é verdade. Mas houve uma química especial que tornou a sala do teatro num ambiente íntimo e familiar e, sob este clima, criou-se uma minipeça.

A primeira parte do espetáculo predomina os jogos relacionados a comédia e o riso correu solto. Na segunda parte, devido aos exercícios propostos e uma intervenção mais direta sobre o produzido, tivemos o ponto alto da peça. A trama revelada, surgiu o final e uma frase que poderia ser um texto escrito finalizou a noite.

- Acabou o segredo, agora vamos viver a vida real.

Esta frase saiu da boca de uma expectadora encarnando uma sofrida avó. Sábia e emocionante, depois da fala, a luz desce suave e ficou a emoção no ar. Aplausos suscederam-se como se parte da platéia não estivessse no palco. E a emoção também.

Ana Hof no figurino foi divertida e pontual. Os facilitadores estiveram ótimos, agradeço a todos. Pingo Alabarse, Alessandro Peres, Thiago Tavares, Emílio Farias, Mariana De Pino, Luana Zinn, Renata Puricelli, Fabiano Geremias, Gigio Comunello.

E o Gabriel Lagoas estava inspirado com a luz e a sonoplastia.

Sai da alma lavada.

Comentários

gigio Comunello disse…
Foi surpreendente!!!
Me senti extremamente orgulhoso em contribuir e testemunhar essa ousada peça!
Abração Júlio!
Márcia disse…
E eu saí emocionada de participar! Abraço carinhoso a todos!
Márcia ("a esposa que não sabia de nada")
JULIO CONTE disse…
Marcia, tu estiveste ótima, muita emoção e de uma verdade que não se vê muito seguido em palcos do Brasil. Valeu mesmo!
Márcia disse…
Obrigada! Os "parentes improvisados" eram bons nos olhares, então deu pra sustentar verdadeiramente as emoções. Sem contar o diretor né? rsss
JULIO CONTE disse…
Faltou o nome do Ramon Silvestri na lista dos facilitadores. Ele mandou super bem, mas eu, efeito do tempo, esqueci de colocar o nome dele. Que este post sirva como um pedido de desculpas e um anseio de reparação.

Postagens mais visitadas