CINCO PROPOSTAS AINDA REPERCUTEM

Em postagens anteriores falei do ciclo de palestras ofertadas pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.As CINCO PROPOSTAS PARA NÃO SE ADEQUAR A VIDA COMO ELA É, foi ministrado por Abrão Slavutzky, Edson Souza e por mim segue repercutindo na alma das pessoas. Recebemos o texto da psicanlista Rejane Tellini que reproduzo abaixo e pode dar um pouco da idéia do que foi a semana.

Texto de conclusão do curso Cinco proposta para não se adequar à vida como ela é:

“IN PRINCIPIO ERAT VERBUM”

Venho buscando, sob a luz das idéias, caminhos sobre o quais possa seguir. Afastando-me do que conheço, mesmo que por momentos, desvio desta vida desvairada a nos atingir e cobrar de cima, pelas mortalhas que vende através das imagens da desolação.
A vida como ela “está” não “É”. E sim calamidade exposta, produto e produtora da indiferença ao humano. Mas, o quê aterroriza mais, nesta realidade desertora, vem como ameaça de extermínio à condição humana, com a promoção, atomicamente bombástica, da substituição dos sonhos, este tônico da vida, pela adicção de objetos que nos proporcionem sensações plenas, que talvez nem os próprios sonhos sonhem sonhar.
Aqui e agora, podendo escutar, refletir, falar, elaborar, sobre isso, encontro-me bem e apaixonadamente tocada por este momento de agito, amorosamente amoral. E, assim, profundamente mexida, agradeço, a Abraão, Julio e Edson, por estas cinco noites iluminadas, por tudo e por tanto que fazem vibrar pra mim e pra todo mundo que está aí “para- isso”.
Freud, enigmático ao introduzir a Interpretação dos Sonhos traz a seguinte expressão: “Acheronta Movebo”. Associo a essa, a expressão proposital deste curso, ou seja,“agitar o submundo”. Isso diz muito e mais e mais e sempre antes que eu venha a sofrer de certezas. E vou e venho, compreendendo que submundo pode ir mais além do degrau debaixo, na extensão de tudo que não se pode ver, nomear, enumerar, que subverte a ordem dos sentidos em regra normais e normativos assim como, os sertões do mundo, sonhos, fantasias, amor, poesia, arte, criação, utopias.
É preciso seguir adiante. E, pela força do meu desejo deste instante prorrogar, quando apagarem as luzes desta sala, a levarei comigo; assim, toda, com todos, sem pedir licença, até o último rastro do sol que aqui se fez verbo, neste atritar de uni-versos a sustentar esta abertura brilhante, que pisca, mas não se encerra, que vem a ser o propriamente dito Espírito Humano.

Rejane Tellini

Comentários

Rejane Tellini disse…
Oi Júlio! A potência poética daquele curso abriu muitas passagens pra mim. Obrigada por mais esta. Um grande abraҫo. Rejane Tellini
Carla Melani disse…
Uau, e Rejane descreve com sua doçura poética a densidade que as idéias nos tocam!
Leandro Vaz disse…
Julio, novamente venho aqui, para dizer que tenho esperanças, que este curso que tanto repecurtiu seja reeditado, espero estar la, pois da primeira vez fiquei literalmente na rua, com te disse anteriormente.
Abraço.
Leandro Vaz

Postagens mais visitadas