UMBIGO DO SER

Às vezes tenho pena de mim. Por que será que as idéias me vêm à mente com horas de atraso? Será uma sina humana que pensamentos incompletos recorram caminhos até encontrarem um meio de expressão. A inspiração levou Freud a formular que sonho é a realização de um desejo e desejo se articula com a falta. E o ser humano é por isso incompleto em busca de apaziguamento. Ou será e prematuridade, a carência do inato, que obriga o sujeito a um caminhar sem fim? Em parte penso que alguma coisa foi acionada na minha mente e ficou trabalhando em segundo plano, enquanto eu lia, almoçava, caminhava, atendia, e de repente, emergiu uma afirmação, como uma resposta, ou como pergunta, um tanto fora do contexto do cotidiano em que originalmente deveria ser feita. Estou falando isso porque são quinze horas, o debate com Lehmann e os diretores foi ontem e minha mente continua inquieta. Sigo no debate. Começo a falar com o Professor Lehmann, e conto uma experiência que fiz. Poderia ser a Quinta Proposta (veja postagens anteriores), mas não, me imagino descrevendo ao teórico alemão minha peça Essa Noite Se Improvisa na qual convido o público para improvisar. Monto um espetáculo a cada noite, uma mini peça, formada de mini cenas dramáticas. Disponho de um grupo de facilitadores, figurino, trilhas tudo a disposição e armo pequenos jogos com a platéia. Primeiro o lúdico, alegria e celebração, dança coletiva. Jogos. Depois usando a respiração dos jogadores proponho encontros emocionais. E a partir destes, cenas se armam. Eu dirijo a cena que se criam ao sabor da hora. Penso em contar mais detalhes. Mas deixo assim. Pergunto se seria pós-dramático. Ao contrário de vários diretores (todos respeitáveis) que se disseram fazer teatro pós-dramático, não posso fazer o mesmo. Faço o teatro que é possível que a pessoa que eu sou faça. Pensei em perguntar se algum dos diretores e realizadores que compunham a mesa assistiu à peça feita com o público, afinal, todos trabalham com pesquisa. Penso que pesquisa em teatro deve ser algo além do próprio umbigo. Mas, nem no imaginário, falo isso pois seria demais grosseiro. Sei que não assistiram. Como o velho Freud afirmava um sonho nunca seria totalmente interpretado, pois ele se dirige para um lugar desconhecido, nomeado como “umbigo dos sonhos”. Como me dei conta que o teatro que faço é o teatro possível para o artista que sou, chego à conclusão que toda pesquisa deva levar a este ponto, ao umbigo do sonho, umbigo do ser, no limiar de si mesmo. E que cada um precise apenas de si mesmo para se justificar, pois estamos falando de arte. Subitamente me acalmo, e fico feliz de não ter cobrado a presença dos colegas.

Comentários

Rodrigo Monteiro disse…
Eu assisti a tua peça feita com o público!! rsrsrs

e tinha hoje uma pergunta para fazer, mas preferi dar o lugar para a Nólibus já que só tinha mais espaço para uma...

Seria sobre marcas do pós-dramático em stand up comedy. te procurei lá, mas não te encontrei no final...
Helena Mello disse…
Brinquei com uma das pessoas que me ajudou a "fazer" o jornal da Sociedade de psicanálise, que no lançamento ficaríamos dizendo: "Freud errou ao ignorar Jung". Afinal, depois da quarta lida revisando um texto a gente já começa a pensar que sabe mesmo do que está falando. Até ler o que tu escreves. Ainda não escrevi nada sobre o Lehmann. Apenas registrei o que ele próprio disse. A vontade de querer ser útil para aqueles que não foram... uma certa vaidade dos elogios que recebo por prestar tal serviço...Mas escreverei. Acho muito bom que teu diálogo com Lehmann tenha continuado contigo mesmo. Afinal, duas coisas bacanas ditas por ele ficaram registradas para mim: 1. Ele não é a pitonisa do teatro.2. As pessoas refletem sobre coisas que ele diz de forma muito mais aprofundada do que ele próprio havia pensado. Jamais pensei que simpatizaria tanto com este alemão que chegou quase como uma imposição de uma nova forma de pensar. Bem, estejas tu inquieto o tranquilo, o importante é que estamos sempre neste processo de ebulição. Com o Lehmann não vai mais dar tempo de conversar, mas quem sabe a gente ainda possa trocar umas ideias?
JULIO CONTE disse…
Rodrigo, sei que assitiste a ESSA NOITE. A pergunta é retórica. Como fica a partir de agora a afirmação "isso não é teatro"? O que temos é que a arte teatral passa a ser vista sob a ótica da arte, do mesmo modo que a as artes visuais tiveram que se dobrar para arte conceitual. E neste caso, o sistema de observação vigente passa a ser questionado do mesmo modo que os parametros indiviaduais de auto avaliação. O que nos devolve a questão central do que é arte e do que é entretenimento. Está pergunta, também retórica, nos coloca frente a mesma incerteza, pois podemos conceitualizar o entretenimento como arte, jogo, celebração, ou digestivo, fugaz e superficial. E teremos mais uma volta da elipse cuja ilusão se sustenta na mente dos fundamentalistas.
Unknown disse…
O desejo Freudiano acaba me parecendo um "tapa buraco". Autores como Artaud- Deleuze reterriorializam o desejo como uma potência que ação que se auto gera e pode ser expansível. E não está em funcão de "uma falta". a "alegria" (spinozeanamente falando) é parente do "desejo", nesse cenário. Quero ver tua peça com o público e te convido para a minha, o Homem, eu tmbm lido com o público diretamente e logo, eles tem que "lidar" comigo.
=D
Para além de qualquer funcionalidade, acabo achando que reterritorializar a arte como espaço desse desejo em expansão que não tem função e está para além de qualquer normatização, pode gerar saúde, ampliar a experiência não só da arte, mas do humano.

Abraço
JdR
www.joaodericardo.blogspot.com
JULIO CONTE disse…
O desejo sempre se autogera e é expansível. Li muita alguma coisa do Deleuze e acho que ele lida com o incosciente como se fosse máquina e com isso desumaniza. Falta afetos nos operadores e, o que até onde acho que o entendo e acho legal nele, é a crítica a desumanização. O Felix Gatari que trabalhou com ele na esquizo-análise tinha algumas ideias geniais outras nem tanto. São pensadores importante enquanto que o velho Freud é essencial. Mas tem que compreender porque, pensem bem, o cara que criou o homem contemporâneo e nosjogou na modernidade, se contetaria com uma ideía tapa-furo? De qualquer modo, acho obrigado por postar e há horas estou planejando assistir aos teus trabalhos. Unico foi Andy e achei exelente. Mas ainda sobre Freud o psicanalista que tenho estudado mais é Wilfred Bion que no inicio da carreira atendeu Samuel Beckett e tiveram uma amizade onde um influenciou o outro.

Postagens mais visitadas