PERSONAGENS DE BECKETT-BION: GEMEOS IMAGINARIOS


SAMUEL BECKETT


Recebeu o Nobel de Literatura de 1969. Utiliza nas suas obras, traduzidas em mais de trinta línguas, uma riqueza metafórica imensa, privilegiando uma visão pessimista acerca do fenômeno humano. Beckett nasceu numa família burguesa e protestante, e em 1923 ingressa no Trinity College de Dublin, para se formar em Literatura Moderna, especializando-se em francês e italiano. Em 1928, meses após sua mudança para Paris, conhece James Joyce, e torna-se grande admirador do escritor. Sua obra posterior tem influenciada por ele.
Após lecionar durante o ano de 1930 na Irlanda, Beckett volta no ano seguinte para Paris. Em1933, Beckett retorna novamente a Dublin, devido ao falecimento de seu pai para cuidar de sua mãe. Neste momento tem um grave crise depressiva e inicia tratamento com Wilfred Bion. Durante o tratamento Bion e Beckett comparecem a uma palestra do Dr. Carl Gustav Jung na clinica Tavistok.
Volta Paris em 1938, quando é gravemente ferido com uma facada por um estranho. No hospital conhece Suzanne Deschevaux-Dusmenoil, com quem viveria o resto da vida e se casaria em 1961.
Nos anos 50 conhece Barbara Bray, editora de BBC, e, devido a uma atração muito intensa, passaram a viver juntos até o fim da vida.
Acossado pelos nazismo, Beckett refugia-se para o Sul da França. A serviço da Resistência francesa  esconde armas e, no isolamento daqueles dias escreve Esperando Godot. Morre em 1989, cinco meses depois de sua esposa, de enfisema pulmonar, contra o qual já lutava havia três anos. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse.



WILFRED BION


Wilfred Bion passou a infância na Índia. Aos oito anos passou a viver em um pensionato na Inglaterra e nunca mais retornou a Índia, que amava. Seus anos na escola da preparação foram os mais infelizes. A uma criança de 8 anos deve ter parecido como se alguma volta incompreensível e desastrosa do destino o tinha privado dos pais, do repouso e da luz do sol, e tinha-o despejado em uma terra estrangeira habitada por meninos pequenos, repugnantes e malditos com o mesmo maldito clima. Foi somente mais de três anos depois que viu sua mãe outra vez - e então, momentaneamente, não a reconheceu. No tempo que entrou na escola sênior já se tinha adaptado bem, "juntou-se ao inimigo" e apreciou os cinco anos seguintes. Disse sempre que o que o conservou foram seu tamanho grande, sua força física e habilidade atlética.
Saiu da escola em 1915, imediatamente antes do seu 18º aniversário, e juntou-se ao Regimento Real de Tanques em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. Serviu na França e esteve no serviço ativo até o fim da guerra. Recebeu o DSO (Distinguished Service Order), e a Legião de Honra. Subseqüentemente, estudou história noQueen's College da Universidade de Oxford e medicina na University College London. Bion dedicou-se muito a natação e o rugby, e tornou-se excelente desportista.
Formado em medicina, seu interesse na psicanálise aumentou. Submeteu-se então, a um treinamento em análise supervisionado pela psicanalista Melanie Klein - pioneira no estudo da relação mãe e filho, na idade de latente - que influenciou o pensamento de Bion.
Bion foi psiquiatra no exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando em maneiras de melhorar a seleção dos oficiais e tratando vítimas. É conhecido particularmente pelo seu trabalho no Tavistock Institute, em Londres. De seu trabalho com o exército, reteve um foco em indivíduos e em grupos.
Melanie Klein não era simpática ao seu trabalho com grupos: em sua opinião estava em contradição com o trabalho analítico. Ela suspeitava de algumas de suas teorias psicanalíticas, embora reconhecesse finalmente sua validez. Bion, por seu lado, não considerava o trabalho com grupos como divorciado totalmente daquele da análise.
Durante a guerra, casou-se uma atriz bem conhecida, Betty Jardine, que morreu tragicamente quando sua filha nasceu em 1945. Assim no fim da guerra estava aflito, com um bebê para cuidar, muito pouco dinheiro e nenhuma renda regular. Foi liberado do serviço para cuidar da criança. Sua educação era difícil. Tornou-se estranha a ele e foi-se para a Itália com 17 anos. Reconciliaram-se mais tarde e ela transformou-se em uma psicanalista considerada, mas morreu prematuramente em um choque de carro em 1998.
Bion apaixonou-se por Francesca, que se transformou em sua segunda esposa. Existe um volume de suas cartas ardentes que foram publicadas em um segundo volume de sua autobiografia: Todos os meus Pecados de Amor Recordados (1985).
Durante os anos 40, produziu seu trabalho abrindo caminho na dinâmica de grupo, sendo Experiências com Grupos o ápice desse trabalho. Abandonando seu trabalho neste campo no favor da prática psicanalítica, elevou-se subseqüentemente à posição do diretor da Clínica de Psicanálise de Londres (1956-1962).
Mais tarde tentou compreender os pensamentos e o pensar a partir de um método matemático e científico, acreditando existir preconceitos no vocabulário existente. Mais tarde ele abandonou a aproximação matemática e científica para uma compreensão mais estética e intuitiva, acreditando que a experiência da verdade entre o psicanalista e o paciente era algo quase místico.
De 1962 até 1965, Bion foi presidente da Sociedade Psicanalítica Britânica.
Passou seus últimos anos em Los AngelesCalifórnia. Realizou diversos seminário no Brasil a partir da década de 1970, influenciando profundamente diversos profissionais da área

JAMES JOYCE


Romancista e poeta irlandês, autor de Ulisses(1922) A Obra adapta a "Odisseia de Homero"
condensando a viagem de Odisseu na pessoa do agente de publicidade Leopold Bloom em 24 horas, entre os dias 15 e 16 de junho de 1904. Obra esta que devido sua grandeza
tem um dia dedicado a ela chamado, de "Bloomsday"chamado assim em homenagem ao personagem Leolpold Bloom. Único livro que possui um feriado dedicado a ele.Claro, depois
da Biblia.
Em,1939 conclui Finnegans Wake. Considerada uma revolução literaria tendo nela a mistura de vários idiomas dando a Joyce o status de criador de uma nova língua. É Também bastante
polêmica por ser considerada por muitos como uma dádiva divina.
Ancestral literário mais próximo de Samuel Beckett, que supostamente teria  trabalhado como secretario
de Joyce em "Finnegans Wake" quando a obra ainda  intitulada "Work in progress". 

MELANIE KLEIN


Psicanalista Austríaca autodidata que desenvolveu técnicas terapêuticas inovadoras na análise de crianças e que tiveram grande impacto na psicanálise mundial.  Bion fez sua 3a análise didática com Melanie no início dos anos 50.

SUZANNE DECHEVAUX-DUMESNIL 



foi parceira de tênis, amante e esposa de Samuel Beckett. Seis anos mais velha que Beckett, era uma mulher com gostos artísticos de vanguarda e opiniões políticas de esquerda. 

LUCIA JOYCE

filha de James Joyce, escritora e bailarina, teve um amor não correspondido com Samuel Beckett. Hoje em dia seu diagnóstico de esquizofrenia é contestado. Viveu os últimos 47 anos de sua vida internada e Beckett a visitou algumas vezes. Após a morte de James Joyce, todas as correspondência dela e para ela foi destruídas pela família.

PEGGY GUGGENHEIM




Nascida em uma família bem sucedida de norte americanos, sobrinha de Salomon R. Guggenheim, fundador do famoso museu com o seu nome. Ela foi uma colecionadora de obras de arte do século XX, se destacando pelo seu estilo de vida excêntrico e seu visual fora do padrão. Antes de se casar com o artista Max Ernst, teve um caso com Samuel Beckett, a quem chamava, carinhosamente, de Oblomov, fazendo referência ao romance homônimo de Ivan Goncharov, que fala sobre um jovem e sua falta de competência para tomar decisões importantes e significativas. 

BETTY JARDINE




Casou-se com Wilfred Bion quando ele tinha 43 anos. Atriz inglesa com uma carreira no teatro, e promissora no cinema. Tiveram um casamento feliz, que durou cinco anos. Bion encontrava-se em sua ultima missão na França quando ficou sabendo do nascimento de sua filha Parthenope. Dias depois, Betty faleceu de embolia pulmonar. A filha, Partenophe, se tornou analista, radicou-se em Turim criando um movimento internacional em torno da obra do pai. 

BARBARA BRAY


Editora da BBC de Londres, intelectual e erudita, conheceu Beckett quando este deu uma entrevista. Tradutora e amiga de Marguarite Duras e outros grandes intelectuais da época. Conheceu Samuel Beckett durante uma entrevista na BBC e tornaram-se amantes para mais de 30 anos. Viveram uma paixão intensa e de grande troca intelectual até o fim da vida.



FRANCK BECKETT


Irmão mais velho de Samuel Beckett.
irmão após a morte do pai, em 1933, e é responsável, junto com a mãe, por enviá-lo para tratamento na Clínica Tavistock;

CARL GUSTAV JUNG 



Psicanalista suíço. Foi tomado por Sigmund Freud como principe herdeiro da psicanálise, porém tomou um caminho divergente, negando a sexualidade infantil rompe com Freud e cria uma escola própria. Toma Lucia Joyce, filha de James Joyce, como sua paciente em 1934, mas seus métodos não obtêm sucesso.

MARCEL DUCHAMP



(An)Artista e enxadrista francês, criador de obras
polêmicas como "Fonte" e "Roda de Bicicleta". Influenciou Beckett com
sua paixão pelo xadrez, o que se reflete em obras como "Fim de Jogo";

THOMAS MacGREEVY 



Poeta irlandês, amigo e correspondente de Samuel Beckett, acompanhando-o quando de seu retorno da Alemanha e do reinício de suas sessões de análise com Wilfred Bion.



Comentários

Postagens mais visitadas