AINDA MUITO A PENSAR

Ontem tivemos um excelente debate na Livraria Cultura. A escrita surgiu há mais ou menos quatro mil anos. Antes as comunidades humanas fazendo uso de uma linguagem rudimentar, já faziam uso de redes sociais para caçar e sobreviver. A psicanálise com seus 100 anos serviu de ferramenta para a ampliação do pensamento na medida que inseriu o inconsciente como chave do processo sobre o qual giram as formações sociais e conscientes. A internet, criação dos anos 60, diretamente relacionada com a Guerra Fria, começou uma pesquisa que derivou resultados momentosos. Ao se descolar do militarismo a internet deu um salto fantástico na comunicação humana. A virtualidade criou um homem além do seu corpo.
Julio Campos inspirado deixou a platéia feliz vendo desfilar pensamentos ao vivo, um depois do outros e cheios de ousadia e originalidade. Sandra Pecis deu uma aula de internet, sua história e suas tendências. E eu tratei de expor meus sentimentos e pensamentos de maneira harmônica. Sob coordenação de Lea Klochner tivemos um encontro fantástico. Num debate destes onde as ideias pulam de mente em mente, a forma de apresentar os pensamentos é tão importante quanto o conteúdo. E pensar deve ser sempre um exercício emocional, pois a como sabemos, a razão é escreva da emoção. Quando mais pudermos caminhar juntos, razão e emoção mais temos chance de tangenciarmos a verdade. As redes sociais foram destacada pela sua capacidade de vincular.
Uma das mais polemicas questões foi se seria possível analisar por skype ou outro meio virtual. Muitas ideias se chocaram e constituíram o debate que durou mais que duas horas.
Deixando muito ainda a pensar.

Comentários

Helena Mello disse…
Fiquei com pena de não estar presente. Tudo isso me interessa, como tu sabes. Mas não estou dando conta das ótimas oportunidades culturais e artísticas que aprecio. Isso sem falar nas horas em que é preciso se desconectar com o que está em volta e fazer as conexões internas, pois sem estas todo o resto perde o sentido. Espero ainda ter a oportunidade de te ver falando sobre tudo isso.

Postagens mais visitadas