Comentário de Walney Costa sobre Beckett-Bion
Beckett & Bion - Gêmeo Imaginário
Peça d Julio
Conte
“ O Cérebro não dói
o que dói são os pensamentos. O que dói são os pensamentos.”
Vou descrever aqui última cena da peça , numa projeção pra além da
história, quando Bion
pergunta a Beckett “ Depois da morte, encontrou o q esperava? ” , resposta “ Encontrei ” , “ E o q foi ” questiona Bion e Beckett lhe responde ...
Mas isso eu não
vou escrever aqui e agora pra não acabar com a graça do suspense punk hindu q tem esse roteiro.
Eu como um bom gentil colonizado encontrei em
Beckett, traduzido pro Brasil, uma fuga
ou um atalho, da língua q
fui educado a falar na escola social, pra algo poesia q não era comum
encontrar nem nos bons autores q curto na minha própria língua . Também via outras possibilidades em Beckett q podem sempre renovar o curso
desse rio d
palavras chaves e metáforas, q ele revela , numa escala crescente d descobertas, pra minha
existência , q o teatro feito mestre vem me apresentando por analogia
d vida e geografia d alma. Pra mim o som dos textos d Beckett só não tem
mas significado q o silêncio q pode ser sorvido no tempo da sua respiração, sou
apaixonado por ambos e pela possibilidade figural q salta d seus cenários e personagens, pelo abismo da luz na imensidão do vazio, lá
do fundo mais escuro das cenas do ser,
origem e fim numa coisa só.
“Eu não sou nada. Não sei escrever.
Calma.
Não sei pintar. Não sei tocar piano, não sei cantar.
Manicômio
do crânio... alguém arranque essa angustia do meu peito...
Calma.
...uma
coisa aqui no meu peito... e não durmo, passo a noite aterrorizado...
Calma.
...tenho
medo dos pesadelos, e a minha pele, parece um lagarto...
Calma.
...erupções,
furúnculos, cistos, quisto e espinhas
Calma.
Quisto,
cisto, cristo, furúnculos. “
“Eu vim aqui por q me foi indicada uma lobotomia” diz Beckett a Bion, assim q trocam as
primeiras impressões quando se encontram. Beckett tava muito fudido quanto procurou Bion e pra todos nós q temos admiração pelo talento e inteligência d Beckett, rola d ficarmos estarrecidos com essa
solicitação, por q da forma como é falada e atuada pelo ator sem
transmitir algum tipo d ironia ou escárnio, faz com q a gente acredite q
assim foi. Era um encontro d cobra criada, eles poderiam antever a morte viva q
é uma lobotomia. Mesmo jovens, são dois
caras q sabemos q são muito foda, um eu conhecia bem mais q outro mas não
o suficiente, como ainda não sei o
bastante , mas minha pré admiração por Beckett
faz crescer meu interesse por Bion , e pra quem d antemão tem uma
relação invertida ou d idêntico conhecimento sobre os personagens ou q
ainda não tenha nenhum conhecimento sobre o tema, vai receber um monte d conteúdo ao assistir essa peça q apresenta ,desenvolve
e joga com toda essa historia muito
complexa q é a cabeça desse bicho bem
mal educado chamado homem , num baile d Arte, Psique, Éros e Thanatos do
pensamento do século 20, futurista e pessimista ao mesmo tempo, num desfile d
celebridades da mais alta inteligência .
Julio Conte abre as portas desse contar, é um bandeirante
dessa sinapse e penso q se ele quiser tirará dessa questão setecentos mil
mestrados e doutorados, além d outras peças e direções, pois é uma fonte
sensacional , q talvez provavelmente não
tenha encontrado melhor autor pra
mergulhar nesse caldeirão borbulhante do q ele próprio. Fico imaginando as trocentas mil elucubrações
q devem invadir a cabeça do Julio , sendo
ele ao mesmo tempo médico e artista dessa trama q bem é diretor, frente a seu próprio espelho,
um aviador da arte decolando
todo dia, pra uma pesquisa sem
fim e alta .
Julio Conte é um baita autor teatral, ator, diretor, médico,
psiquiatra, psicanalista, e por tudo isso um professor natural, tem muitas peças d qualidade
escritas q foram encenadas normalmente
na seqüência do processo q as gerou, característica essa q só faz deixar mais viva a cena, pois
para todos os envolvidos, o frescor das descobertas e os experimentos nascem
juntos. E aqui é importantíssimo q se
diga o quanto o grupo d atores e atrizes deve ter contribuído para essa
empreitada d muito fôlego, pois o dialético
texto e a indicação d direção só foi possível pela dedicação e capacidade d execução q o elenco transmite
a cada gesto, livres da trama percebemos
a valorização mutua e recíproca da
direção e do elenco , numa bela troca d generosidade , coisa q o teatro também
tem pra contribuir ao modelo d ensino oficial q rola por aí.
Acompanho Julio Conte, desde “ Não Pensa Muito que Dói “ , lá
por 81 , e o cara nunca parou d produzir bons textos e d ensinar teatro , ele é um pensador d teatro e parece q toda sua obra conspirou pra
chegar nesse texto atual q tem muitas d suas questões em pleno processo d balanço, construção do novo e destruição do q tiver q
não mais ser .
“ Enfia-se uma cânula supra
orbitaria e dá-se uma pequena martelada. Ao romper ligações neurológicas do
lobo frontal terminam se todas as angústias e ansiedade “ , e isso é tudo q não acontece na peça Beckett &Bion - Gêmeos Imaginários
, q deve voltar a cartaz a qualquer momento, certamente num teatro perto d ti !
No Elenco Martha Brito, Catharina Conte, Pingo
Alabarce, Cristiano Godinho, Thiago Tavares, Gabriel Ditelles. Figurino Mirelle
Rittel. Cenografia Ana Lorenzon Katia Picolo. Visagismo Vinicius Cardoso . Iluminação
Marga Ferreira e Alexandre Lopes Fagundes . Preparação corporal Thais Petzold. Preparação
Vocal Lígia Motta. Trilha composta : Violoncelos - Celau Moreyra Pianos - Luiz
Mauro Filho e Celau Moreyra . Estúdio e Técnica de Gravação Fabio Mentz. Operaçao
de som Rubia Elenn Esmeris. Operaçao de Luz Alexandre Lopes Fagundes
Produçao executiva Pingo Alabarce & Cristiano
Godinho. Coordenação de produção Patsy Cecato e Cômica Cultural.
walney costa é poetator
wwwalney@gmail.com
Obrigado, Walney, tua generosidade é impressionante.
Um (re)ator maravilhoso
J
Obrigado, Walney, tua generosidade é impressionante.
Um (re)ator maravilhoso
J
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