FREE JEANS NA BODY ONE

O diabo mora nos detalhes. Ás vezes as grandes coisas se revelam em pequenas situações. São conteúdos menores mas que revelam uma forma arbitraria. Difícil dimensionar, e sempre se corre o risco de parecer ridículo com se estivéssemos brigando por centavos na caixa do supermercado. Porém, como vários pensadores importantes da nossa civilização já escreveram, quando se concede no detalhe se concede na essência. Existe um belo poema de Bertold Brecht e outro de Maiakovski sobre o assunto. Uma vez que se permite o abuso ele toma proporções inimagináveis. Tal qual a teoria do Caos, um pequeno erro no input gera uma diferença astronômica no output. Quero contar para vocês uma situação pequena em seu conteúdo, mas bem grave em sua forma porque esta recheada de arbitrariedade e arrogância. Fui tirado da aula de Ginastica Funcional na Academia Body One porque estava vestindo um bermudão jeans. Diga-se de passagem que era feito de um tecido elástico especial para usar em atividades físicas. No entanto fui barrado. Motivo: estava usando uma bermuda de brim azul catalogada como “jeans”. E “jeans” é proibida “em todas as academias” segundo o professor de Funcional, o personal que me orienta e a supervisora geral da academia Gabryelle Sperotto que em sua sabedoria apenas argumentava que nenhuma academia permite fazer ginastica usando “jeans”. Diga-se de passagem que para mim, jeans é uma calça e não uma bermuda. Só mais um detalhe. Em nenhum momento, em mais de dois anos pagando e frequentando a Body One, fui informado de tal proibição. Pelo contrário, nestes dois anos assisti na charmosa Body One um desfile de modelitos de todos os tipos, masculinos e femininos, e especialmente de bermudas, sendo uma grande maioria de algodão tipo jeans mas de outras cores. Com agravante, muitas delas com aqueles bolsões no lado da perna, especialmente feitos para se agarrar em barras entre aparelhos. Mas é claro, que apesar de tal risco, como derrubar uma barra de ferro sobre alguém, o fato de não ser azul, portanto não é “jeans”, não cria impedimento e isso segue acontecendo. Cabe ressaltar que argumentei como o professor que permaneceu submetido a regra absurda, ao orientar e a supervisora Gabryelle Sperotto que, como de resto, permaneceu em sua fortaleza dogmática. Reitero que apesar do fato ser de repercussão mínima, subjaz, com soe acontecer, um boa dose de cegueira e altas pitadas de autoritarismo.

Comentários

ONG ALERTA disse…
cONCORDO QUE EXISTEM ROUPAS CERTA PARA CADA MOMENTO E CONCORDO QUE DEVE INFORMADO SOBRE QUE TIPO DE ROUPA USAR, CLARO QUE AS REGRAS SÁO PARA TODOS...UM MÉDICO USA BRANCO, UM ADVOGADO USA BLAZER PRECISAMOS RESPEITAR.
VIVEMOS EM COMUNIDADE E ESTA TEM LEIS...
LISETTE.
JULIO CONTE disse…
concordo, para todos!
As vezes faço musculação de Jeans, inclusive de bermuda com bolsos do lado. Entendo que uma academia mais coerente está preocupada com o resultado do treino e não com a indumentária dos alunos. Fiquei refletindo sobre as primeiras frases que escreveste, tens razão sobre concedermos na essência, é o caminho mais curto para encontrar o abuso. Roberto Von Baranow
Realmente para cada situacao do nosso dia a dia temos uma vestimenta adequada .... Acho q a grande falha no caso foi a forma que a situacao da proibicao da aula foi feita ...como uma das partes nao sabia ....apesar de isto constar no contrato de adesao à academia nas miudas letras ...num primeiro momento a proibicao a aula soa como um ato autoritario mesmo ...pq ninguem é insano de ir treinar de blazer ou paleto na academia ,,,,era somente uma bermuda ...e isto poderia ter sido remediado por todos naquele momento com uma conversa para que na proxima aula o aluno usasse somente a bermuda "apropriada".

Postagens mais visitadas