OS NOMES DO DIABO

Colégio Rosário, 19...

Cheguei em casa vindo do colégio com aquele tema na cabeça. Pesquisar os nomes do Diabo. Um calafrio. O demo! Pensava para que diabos serviria saber os nomes do tinhoso. No Dicionário achei alguns, outros mais na enciclopédia. Tudo muito rápido pois ouvia a turma da rua iniciar os primeiros bate-bola da tarde. Uma lida rápida sobre frases, comentários a avaliações. Listei os vocábulos. Anotei alguns pouco sinônimos, fiz um leitura superficial sobre anotações explicativa de alguém dava conta do significado do demônio. Anotei tudo o que podia: capeta, o cão, o coisa ruim, etc. Alcancei a marca de seis sinônimos do belzebu. Qual teria sido o objetivo pedagógico deste tema? Na aula, o meu amigo Hélio tinha uma lista de duas páginas. Mais de vinte e cinco nomes para o malvado. Comecei a temer. Sem mostrar o meu caderno, propus:

- Eu te mostro a minha lista e tu me mostra a tua. O que eu não tiver eu copio e o que tu não tiver tu copia.

Trocamos os cadernos. Dezoito nomes foram inseridos na minha lista. Olhei para o lado e o Hélio falou decepcionado:

- Eu tinha todos. Só não estava na minha lista este último que tu colocou. Este tal de Freud.

Comentários

Postagens mais visitadas