DETECTIVE STORY OU HISTÓRIA DE DETETIVE
(esta peça é uma parodia das tramas de detetive. A ideia mais original é que temos uma personagem especialista em disfarces que será interpretada por todos os outros personagens, apenas um trejeito revelará sua identidade. )
PERSONAGENS:
MIKE NOVAK BALLANTINES - detetive, herói da nossa história
DAMA - perua rica que está procurando sua mãe (no fundo quer saber do irmão,enquanto faz a investigação tem um caso com Mike)
VINCENT - guarda-costas da Dama
OLGA VUNNENGUT - mãe da Dama, pivô da trama (no final se revela mãe de Mike)
STEVE SUJO - ex-tira, pistoleiro do Kun Mim Von
NISAN “JAPA” HIOSHIMOTO - ninja assassino
MANFREDI ROSSO - o mafioso italiano
KUN MIM VON - líder da yakuza, traficante principal, está para implantar a drogaína e a craconha.
MARY LÂNGUIDA - secretária da polícia, ex- viciada
CHARLIE MOON - super agente, especialista em disfarces
(DETETIVE EM SEU ESCRITÓRIO. FUMAÇA. UMA CADEIRA GIRATÓRIA. ELE ESTÁ DE COSTAS PARA O PÚBLICO. AO VIRAR‑SE ESTÁ LENDO UM REVISTA DE QUADRINHOS. MEU DEUS, É ELE, O FAMOSO MIKE NOVAK EM CARNE E OSSO, AO VIVO!)
MIKE ‑ (NARRAÇÃO EM OFF.) ‑ Nestas tardes quentes de agosto, geralmente não sinto vontade de nada. Ou melhor gostaria de encher a minha banheira de hidromassagem e dormir nela como um bebê sheakepereano. Com um cigarro no canto da boca, é claro. Mas a gata do vizinho deu cria e estão sub-alugado o banheiro. Para ser mais claro, é um daqueles dias que você não tem vontade de nada a não ser deitar‑se na banheira de hidromassagem e esperar a chegada da noite, para, então, entrar no primeiro café enfumaçado de beira de estrada e, ao som de um blue jazz encher a cara com um uísque vagabundo. Mas era uma tarde quente de quarta feira e eu para variar esperava um telefonema. Só não poderia ser de Terry, a terrível, minha atual esposa e futura ex-mulher. Não, não esperava ninguém especial, mas um detetive sempre espera um telefonema. Era isso que acontecia naquela tarde macilenta quando ela entrou por aquela porta onde estava escrito meu nome de trás para a frente. Ela estava vestida de seda branca e seus brincos me ofuscaram. Quando ela entrou pareceu que todo o ar imundo e viciado tivesse se esvaido pela basculante fechada. Ela ficou de costas por um segundo enquanto fechava a porta e eu pensei que ela parecia estar carregando um sistema de ar condicionado central nas costas, mas era apenas um belo traseiro e isso me fez sorrir. Seu perfume invadiu a o ambiente e eu tossi. Odeio perfume francês, assim como odeio a Europa e toda aquela velharia aristocrática decadente e promiscua. Chamou atenção que, apesar de francês ou justamente por isso, era um perfume vagabundo demais para aquela jóia rara que entrava pela minha porta.
MIKE
(PARA ELA) Imagino que você é o telefonema que eu esperava.
DAMA
Como?
MIKE
(PARA O PÚBLICO) Percebi de cara que ela pouco sabia da linguagem simbólica que nós detetives estávamos acostumados.
DAMA
O senhor se chama Mike Novak Ballantaines?
MIKE
Eu me chamo de muitas coisas, principalmente quando estou irritado, beleza. Os outros não me chamam, me xingam. Mas você, beleza, pode me chamar de Mike Novak.
DAMA
E o Ballantaines?
MIKE
Só depois das oito e sem gelo, é claro. Não bebo em serviço.
DAMA
Eu tenho um caso para o senhor.
MIKE
Olha aqui, boneca, se por isso que veio aqui perdeu o seu tempo. Não estou interessado em caso com ninguém. Tenho encontros para a semana inteira. Além disso, minha futura ex, Terry é terrível!
DAMA
Eu preciso que encontre uma mulher.
MIKE
Mulheres, eu nunca as encontro. Elas que me acham.
DAMA
Será que não dá para falar sério, senhor Ballantines?
MIKE
Já falei que pode me chamar de Mike Novak. Mas cuidado, já vou lhe avisando para não se aproximar muito por que posso partir seu coração sem ao menos dizer bom dia.
DAMA
Já vi que você é durão.
MIKE
É melhor você acreditar nisso, moça.
DAMA
Pelo jeito não falamos a mesma língua.
MIKE
Minha falas são traduzidas diretas do inglês, baby. Mas quem sabe você tenta de novo. Vamos fazer o seguinte, você entra por aquela porta e começamos tudo novamente?
DAMA
Dólar...
MIKE
Como?
DAMA
Pago em dólares. A vista. Vinte mil, agora.
MIKE
Dinheiro não compra tudo na vida, boneca. Tente outra vez.
DAMA
Cinqüenta mil.
MIKE
Dou‑lhe uma.
DAMA
Oitenta mil.
MIKE
Dou‑lhe duas.
DAMA
Duzentos, duzentos mil dólares.
MIKE
Faz o obséquio de sentar?
DAMA
Assim é melhor.
MIKE
Vá falando. Importa se, enquanto você falam, eu der de comida para o meu papagaio?
DAMA
Não, mas...
MIKE
Não espere que eu lhe ofereça um café, chuchu. O pó acabou há um mês e a faxineira fugiu com o porteiro.
DAMA
Não tem wodka?
MIKE
Assim é que se fala, madame. Este pode ser o início de uma longa amizade.
DAMA
Minha mãe.
MIKE
Já botou a velha no meio. Todas as grandes histórias de amor começa na filha e terminam na sogra.
DAMA
Quero que encontre minha mãe.
MIKE
Duzentos mil para encontrar uma velha não é tão lisonjeiro, mas para tirar meu nome do SPC e recuperar meu cheque expresso, faço qualquer negócio. Escreva aí neste papel o nome, a idade, o endereço. Se tiver uma foto é melhor. Desde que não a velha não esteja de biquini, depois vá para casa que eu ligo à noite.
DAMA
Eu quero ir junto.
MIKE
Você é uma garota audaciosa para uma dama high soçaite, mas lugar de mulheres como você...
DAMA
Pilotando um fogão???
MIKE
Não, é num cassino clandestino de um hotel cinco estrelas. Ou no Café do Porto, segunda a sexta 18 horas.
DAMA
Pelo que vejo você é o tipo que homem que gosta de dar duro numa mulher.
MIKE
Pode acreditar nisso, menina.
DAMA
Só que eu faço as regras, durão.
MIKE
Não sei de “regras” você está falando, boneca, aqui, quem faz as regras aqui sou eu.
DAMA
Eu estou pagando adiantado.
MIKE
O.K., as regras foram feitas para serem quebradas.
DAMA
Olga Vonnengut é o nome dela. Sumiu há duas semanas em Chicago, duas horas após a lua de mel.
MIKE
Lua de mel de que ano? Quero dizer você já tinha nascido?
DAMA
Foi o quinto casamento de mamãe.
MIKE
Você quer dizer que já teve cinco padrastos?
DAMA
Seis. Minha mãe nunca casou com papai. Tiveram uma aventura na Africa e eu nasci. Mas ele morreu de malária quando passeava pela Malásia. Seu baço não aguentou, explodiu, jogou bílis por todo o living. O courtinado de seda indiana ficou um lixo.
MIKE
É um belo assunto para uma moça como você. Quer tirar o apetite do papagaio? Mas porque você procura sua mãe?
DAMA
Apenas a encontre.
MIKE
O.K., passo no hotel depois das oito. Deixe seu endereço escrito nesta folha.
DAMA
Até logo. Ah, mais uma coisa. Sigilo absoluto.
MIKE
Como é que você pede sigilo e tem um gorila atrás daquela porta escutando toda a nossa conversa.
DAMA
Ora, ele é, Vincent, era o jardineiro de minha mãe. Agora é meu motorista. No futuro talvez tenhamos um caso. Apesar disse tenho total confiança nele.
(UM TIRO.)
MIKE
Abaixe‑se. (ATIRA PARA CIMA.)
DAMA
O tiro veio da janela. Você está atirando para outro lado. Quase me acerta.
MIKE
Não se preocupe, bineca. Não importa a direção que eu atiro. É pólvora seca. Serve para espantá‑los. Olha só.
(ATIRA EM DIREÇÃO A PORTA. O CORPO DO MOTORISTA CAI.)
DAMA
Você o matou!
MIKE
Ora, ora, não temos nem quinze minutos no caso e já temos a primeira morte. Parece que esta história vai precisar de muitos coadjuvantes.
DAMA
Vincent, Vincent! Meu Deus! Que coisa horrível. Ele me segurou no colo, me levou passear na praçinha, me viu crescer... uma vez até se aproveitou de mim, eu tinha oito anos e ele levantou me vestido e começou a me tocar, ele tinha uma mão larga, os dedos grossos...
MIKE
E seu pai?
DAMA
Já tinha morrido.
MIKE
E sua mãe?
DAMA
Já estava casando de novo.
MIKE
E você?
DAMA
Tive meu primeiro orgasmo. Aos oito anos acontece o verdadeiro amor de toda mulher. Foi ele... e agora está morto, completamente morto.. Oh Deus! (OLHA O RELÓGIO) Deus! Estou atrasada. Você toma conta do corpo para mim?
(SAI.)
MIKE
O.K., Vincent, prazer é todo meu. Pode ficar sentado na minha cadeira por enquanto. Sabe por onde vou começar? Telefonemas depois para o encontro com essa dama. Hei, qual o nome dela? Estranho. Me dá licença Vincent, preciso telefonar. Hoje é quarta. Terry... (PEGA O TELEFONE.) Alô Terry meu benzinho. Não vou poder sair esta noite, boneca. tenho um caso para resolver. Não adianta querer ter ataques histéricos pois... Terry, benzinho, boneca... Terry, você está terrível! O.K. você pediu. (DÁ UMA BOFETADA NO TELEFONE.) Está melhor? Mais calma agora? Não! Espero não ter batido com muita força. (VOZ NO OUTRO LADO ESTÁ MELOSA E SEDUTORA) Posso desligar querida? (ELA FALA SEM PARAR, ELE LEVANTA O FONE, COLOCA NO OUVIDO DE VINCENT) Vincent converse um pouco com ela. (VINCENT GEME ENQUANTO ELA FALA) Sorry amigão. Assim que puder mando um rabecão te apanhar. Desligue o telefone se você for homem.
(MUDANÇA DE CENA. NA DELEGACIA DO BRONX, MOVIMENTO DE PROSTITUTAS, GUARDAS E DRAGS QUEEN. ALÉM, É CLARO, DE ALGUM BÊBADO EMBRIAGADO. MIKE ENTRA.)
MARY
(GRITANDO) Oh, doutor, tem mais um bêbado embriagado aqui!
MIKE
Olá, Boneca. O Delegado Pimentel está?
MARY
Ora vejam só quem eu vejo. Não é o Mike Encrenca em pessoa? O Delegado Pimentel não quer nem ouvir falar de você! Mas que bom que você passou por aqui.
MIKE
Pelo menos três vezes por dia eu penso como uma mulher como você resolveu ter uma vida de policial e trabalhar nesta espelunca.
MARY
Ora, Mike, você conhece a minha história. Sabe muito bem que é melhor fechar a porta da cadeia que ter a porta fechada sobre si. E você? O que um homem da sua espécie faz num serviço sujo como o seu? Por que nunca encontrou uma mulher que lhe desse o que precisava? Lembra daquela noite em Cancun, naquele caso de sonegação de renda?
MIKE
Mas eu não vim aqui para remoer lembranças das memórias do passado. Eróticas menos ainda.
MARY
Não, e o que vai fazer hoje? É o meu dia de folga.
MIKE
Estou num caso. Não trepo em serviço. Quero falar com o Charlie.
MARY
Não soube dele? Foi promovido a espião de disfarces.
MIKE
Espero que isso tenha lhe dado um abono salarial.
MARY
Na verdade não deu, mas agora talvez ele concorra ao Oscar de efeitos especiais.
MIKE
Ele está em algum caso?
MARY
Foi requisitado pelos entorpecentes.
MIKE
Qual é o disfarce de hoje.
MARY
Não tenho bem certeza, mas parece que o vi entrando no banheiro das mulheres.
MIKE
O.K., boneca, é para lá que eu vou. Sabe, as vezes me dá saudades do tempo em que você era uma traficante famosa e eu lhe perseguia pelas ruas sujas de San Francisco.
MARY
Antes ou depois de Cancun?
MIKE
Obviamente antes. Depois, eu estava bêbado demais para dizer o que achei naquela noite.
MARY
Naquela noite você não achou nada, você se perdeu no meu labirinto!
MIKE
Lembro de um túnel serpenticular do Trem Fantasma e você gritando no meu ouvido.
MARY
Bons tempos heim, Mike Encrenca!
MIKE
O quê você está insinuando?
MARY
Vá para o inferno. Naquele tempo sua gangorra subia e descia. Nos últimos você despecou ladeira abaixo. E agora a pouco você falou que não ia remover as lembranças das memórias do passado.
MIKE
Não sei do que vc está falando. Para mim vocês está falando chinês.
MARY
Falando nisso soube de Kun Mim Von?
MIKE
O que aconteceu com aquele traficante maldito, pensei que estivesse morto.
MARY
Puxa, você não lê mesmo os jornais! (MOSTRA A MANCHETE DO NEWSPAPER’S DAY) E agora é o novo líder da Yakuza.
MIKE
Kun Mim Von está de volta! Ora, isso não passa de mais uma lata de lixo da história dessa cidade suja e fedorenta.
MARY
Não é a cidade que fede. É este banheiro da Central.
CHEFE
Mary, pode passar na minha sala agora?
MARY
Com licença o dever me chama.
(MARY SAI DE CENA POR UM LADO DO PALCO. MIKE ENTRA NO BANHEIRO FEMENINO. CHARLIE ESTÁ VESTIDO DE MULHER. DISFARÇADO DE MARY - A MESMA ATRIZ INTERPRETA O CHARLIE – ENTRA PELO OUTRO LADO DO PALCO. URINANDO DE PÉ.)
MIKE
Olá, Charlie. Parabéns pela sua indicação ao Oscar.
CHARLIE
Estou deprimido. Não vou poder receber. Todos ficariam sabendo. Shit.
MIKE
(OLHA PARA O ROSTO É DE MARY.) Mary, desculpe, pensei que fosse Charlie. Hei, mas eu acabei de ver você ali na portaria.
CHARLIE
Sou eu mesmo, Charlie. Estou investigando um caso de drogas pela entorpecentes e como Mary é uma ex‑drogada pensei que pudesse ajudar.
MIKE
Ajudar o quê?
CHARLIE
A entrar na quadrilha de Kun Mim Von.
MIKE
Então a desgraçada resolveu voltar a ativa!
CHARLIE
E o desgraçado também.
MIKE
De qual desgraçado você está falando?
CHARLIE
Qual o desgraçado que você está falando?
MIKE
Mary?
CHARLIE
Kun Mim Von. Houve uma guerra no controle de tráfico no Japão e o desgraçado cortou a cabeça dos antigos líderes e venceu. Agora está com força total, o pervertido.
MIKE
Mas que diabos houve com você, sua aparência está horrível.
CHARLIE
Tive que dormir na mesma cama de Linda Von, a esposa de Kun Mim Von, sabe como é, a garota é sapatona.
MIKE
Que interessante. O cara é o todo poderoso da Yakuza e o máximo que consegue é pegar uma mulher que gosta de outras mulheres.
CHARLIE
Essa é a sua arte. É fácil agradar o sexo oposto. Mas lidar com a virilidade alheia é complicado.
MIKE
Mulheres viris sempre me interessaram.
CHARLIE
Mas esse caso não teve graça nenhuma. Durante a noite tive uma ereção.
MIKE
E ela gritou e você foi descoberto.
CHARLIE
Não. Transei com ela. Ela adorou o meu clitóris! E mais a mais parece que o marido dela, Kun Mim Von não come ninguém.
MIKE
Então você continua na missão.
CHARLIE
Evidente. Durante o breakfast Linda me beijou. E o marido viu.
MIKE
Ele movido por um ciúme demôniaco quis matá-lo e você foi descoberto?
CHARLIE
Sua esperteza me espanta. Às vezes eu me pergunto como é que você, com sua perspicácia , pode viver tantos anos nesta vida imunda de detetive. Não espanta que você foi expulso da políca. Me espanta você não ter levado um tiro nos beiços.
MIKE
Não quero remoer o passado das memórias de estúpidas lembranças.
CHARLIE
Sabe o que houve? Simplesmente tive que ir para a cama com os dois.
MIKE
(OLHA PARA O PAU DE CHARLIE.) Não precisa falar mais nada. Você foi e ele adorou o seu clitóris!
CHARLIE
Apenas profissionalmente. Além disso não tive tanta sorte, ele é um homossexual ativo!
MIKE
Puxa, isso é um bocado de azar para uma mesma noite de orgia, homem!
CHARLIE
É duro ser agente secreto.
MIKE
O que você sabe sobre Olga Vonnengut?
CHARLIE
Sei que não iria para cama com ela hoje nem que ela me pagasse. Pelo menos hoje.
MIKE
Pelo jeito, aquela sua velha volúpia sexual, a sua conhecida e renomada volúpia, continua e lhe importunar os pensamentos.
CHARLIE
Nem tanto, estou conseguindo me controlar e fico abstinente até por duas horas. Mas me diga, essa Olga, o que representa para você?
MIKE
Cinco mil dólares e talvez um affair com a filha.
CHARLIE
Posso descobrir alguma coisa por três mil.
MIKE
Esqueça. Três mil é a conta atrasada do armazém.
CHARLIE
O.K., dois e quinhentos e não se fala mais nisso.
MIKE
Você sabe mesmo fazer um bom negócio!
CHARLIE
Fechado?
MIKE
Fechado. Então, o que sabe?
CHARLIE
Nada, mas vou descobrir.
MIKE
Em caso de necessidade me ligue. Estou no caso. A propósito, lembra-se de um pistoleiro chamado Steve Sujo?
CHARLIE
O que você sabe de Steve Sujo?
MIKE
Nada, mas vou pesquisar.
CHARLIE
Mike!
MIKE
Sim.
CHARLIE
Estou há uma hora e cinquenta e cinco minutos sem transar... (LÂNGUIDO) O que você vai fazer hoje a noite.
MIKE
Esqueça Charlie, passou o meu tempo de transar com travesti. Não vamos remoer o passado e arrancar as cascas das feridas que levaram tantos anos para sarar.
CHARLIE
É, que... não sei o que está acontecendo comigo... Estou ficando excitada. Nós dois aqui neste banheiro.
MIKE
Controle-se. Não podemos trocar um momento fugaz de prazer pelo qual passarem o restos de nossas vidas se arrependendo!
CHARLIE
Mike, Mike, não sei mais o que fazer...
(TOMA MIKE NOS BRAÇOS E DÁ UM LONGO BEIJO.)
MIKE
Para um homem até que você beija quase como uma mulher.
CHARLIE
Vou tomar isso como um elogio.
MIKE
Sabe de uma coisa? Você está precisando de uma dose. Passa o tempo todo se disfarçando que acaba pensando que é um personagem.
CHARLIE
Engraçado, conheci um ator da Brodway que estudava matemática. Ele entrava nos personangens na oficina de drama e só conseguia sair deles após uma aula de cálculo quatro.
MIKE
E hoje onde ele está?
CHARLIE
Formado em Engenharia. (LAVAM AS MÃOS.)
MIKE
E o delegado Pimentel?
CHARLIE
Não quer nem ouvir falar de você!
(CHARLIE SAI CAMINHANDO DE PERNAS ABSURDAMENTE ABERTAS.)
MIKE
De qualquer modo, Charlie, se o uísque não ajudar, tente a Arquitetura.
(MUDANÇA DE CENA. FUMAÇA TOMA CONTA DO PALCO. MESAS ENTRAM COMO QUE DANÇANDO. SOM DE JAZZ. A FUMAÇA COMEÇA A BAIXAR E SE NOTA QUE ESTAMOS NUM BAR DE TERCEIRA CATEGORIA. UM PIANO TOCA DE FUNDO, AO LADO DE UM PALQUINHO DE BAIXA CATEGORIA ONDE SE DESENVOLVE UM MINI-SHOW TRAVESTI ABSOLUTAMENTE PATÉTICO. TRANSFORMISTA CANTA NEW YORK NEW YORK. DAMA E MIKE CHEGAM.)
DAMA
Tem certeza que é este o local, Mike?
MIKE
Só pode ser. O problema que esta espelunca não tem nada a ver com o seu hotel cinco estrelas, boneca.
DAMA
Mike, aquele homem está olhando par nós.
MIKE
Está olhando para sua lindas pernas, querida.
DAMA
Tenho medo Mike.
MIKE
Não se preocupe, é um dos meus informantes. Ele sabe tudo sobre velhas perdidas em luas de mel. E um japonês sujo e sem caráter. Esconda seu talão, benzinho, se ele dizer “alô boneca” você já estará deitada nua e nem vai saber como isso aconteceu.
DAMA
Puxa, que gente interessante que você conhece.
MIKE
Este é o tipo que eu lido coditidianamente. Simplesmente não olhe para ele.
DAMA
Certo.
JAPA
Recebi seu recado. Esta Olga está numa grande encrenca, encrenca.
DAMA
Todo o mundo sabe este apelido estúpido que você carrega como um cãozinho de estimação.
JAPA
Alô boneca.
MIKE
Você olhou para ele!
DAMA
Não aconteceu nada. Você é um mentiroso encrenqueiro.
MIKE
Ele sabe bem meu apelido, benzinho.
JAPA
Mas não podemos falar aqui, aqui.
MIKE
Está me entendendo agora?
JAPA
Vá até os fundos e nos encontramos lá na porta, porta.
DAMA
Eu ou ele?
JAPA
Os dois.
MIKE
O.K.. (JAPA SAI) Entendeu garota. Este japonês sujo nunca aprendeu a falar correto. Sempre repete a última palavra de cada frase. Um problema de alfabetização.
DAMA
Então vamos logo.
MIKE
Um momento aquele ali é Steve Sujo. Cuidado que ele vai tentar te comer antes que você diga Maracanã.
DAMA
Por que eu vou dizer Maracanã?
STEVE
Olá Mike. Não vai apresentar a belezoca que está com você?
MIKE
Você não morre tão cedo. Acabei de falar seu nome.
STEVE
E qual foi o efeito do meu nome em sua boquinha redonda?
MIKE
Uma vontade de vomitar! Ouvi dizer que seu mestre Kun Min Von está de volta à ativa.
DAMA
Maracanã. Droga, falhou de novo.
STEVE
Por acaso ele sabe que de detetive você se tornou um policial?
MIKE
Tudo na vida anda para frente.
STEVE
Menos você.
MIKE
Nem tudo é o que parece.
STEVE
É exatamente isso que estou lhe dizendo. Soube que você está num caso novo.
MIKE
As notícias aqui correm mais que Carl Lewis. O nome de Olga Vonnengut não diz nada para você?
STEVE
O nome de Olga Vonnengut diz: “Fique fora disso, Mike”. Em nome da nossa velha amizade, fique fora disso.
MIKE
Não me diga para ficar fora, porque ai mesmo é que eu quero entrar.
DAMA
Maracanã. Maracanã. Maracanã.
STEVE
Por que ela vive repetindo esta insanidade? Ela gosta de futebol?
MIKE
Essa palavra é um talibã para ela.
STEVE
Você quer dizer um talismã.
MIKE
Não tira palavras da minha boca. Por acaso esta envolvido nisso.
STEVE
Você sabe que estou mais limpo que pau de galinheiro!
MIKE
Um dia, antes que uma bala perdida nos pegue num beco qualquer, precisamos conversar. E talvez você possa me dizer porque passou para o outro lado. Nós éramos companheiros perfeitos. Minha ex-mulher tinha ciúmes de você. E eu devo confessar que cheguei a amá-lo. No sentido viril e masclino é claro. Assim como um cowboy admira outro.
STEVE
Mas a vida de herói nunca me tirou do vermelho.
MIKE
Quanto o tráfico lhe pagou para você se tornar um pistoleiro do Kun Min Von.
STEVE
O suficiente para não precisar fazer bico nos dias de folga.
MIKE
Sua alma vai pagar no inferno os erros que seu corpo fez nesta vida. Só que lá paga para sempre!
STEVE
A alma imortal sabe o que faz. A carne tem o seu ciclo. O show já vai começar. Com licença.
MIKE
Pela última vez, o que o nome de Olga Vonnengut lhe diz?
STEVE
Sinceramente?
MIKE
Sinceramente.
STEVE
Em nome dos velhos tempos?
MIKE
Em nome dos velhos tempos.
STEVE
Encrenca. (SAI.)
DAMA
Vira e mexe e esta história acaba no seu apelido.
MIKE
Menina, vou lhe dizer. Ou este show é muito bom ou nos metemos numa grande encrenca.
DAMA
Por que está reconhecendo alguém mais aqui?
MIKE
Não, mas o Steve Sujo acabou de bater a minha carteira. Hei, espere aqui.
(CAMINHA ATRÁS DE STEVE E SE ENCONTRA COM MARY.)
MIKE
Olá Mary, o que uma bela secretária como você faz numa especulanca destas?
MARY
Estou me divertindo, Mike. Não quer dançar?
MIKE
Não danço em serviço.
MARY
Você é o misterioso caso do Mike Encrenca. Até que é bem apanhadinha.
DAMA
Apanhadinha. Isso é silicone, minha filha. Custou uma nota.
MARY
Pilling?
DAMA
Plástica.
MARY
Sexo?
DAMA
Seguro. Uma cor?
MARY
Vermelho.
DAMA
Maracanã?
MARY
Lotado.
DAMA
Uau!
MARY
Melhor sentar, o show vai começar.
REVISÃO – PAREI AQUI EM 6 DE MARÇO 2006
PLANO: DAMA (NA VERDADE) ESTA EM BUSCA DO IRMÃO PARA PODER RECEBER UMA HERANÇA DO PADRASTRO. MIKE SE REVELARÁ O IRMÃO PROCURADO, MAS ANTES TERÁ UM CASO COM A IRMÃ. )
(MIKE VOLTA PARA A SUA MESA ENQUANTO COMEÇA O SHOW. UM JAZZ DE BAIXA CATEGORIA. UM CAN-CAN DECADENTE COMO TUDO DENTRO DAQUELE BAR. AQUI NÚMERO DE MUSICAL.)
MIKE
Estranho...
DAMA
O quê?
MIKE
Nada, boneca. Funcionário com salário mínimo numa espelunca de luxo como esta!
DAMA
Hei, Mike.
MIKE
Será que as mulheres não podem parar de falar nem durante a música?
DAMA
Aquela bailarina...
MIKE
Eu sei, tive um caso com ela. Tipo da mulher que faz muito misancene, muita fantasis, grita, xinga, pula mas não goza. Uma atriz de verdade.
DAMA
Se ela é tão boa atriz como é que você percebeu?
MIKE
Ela continuava a gozar quarenta minutos depois de eu tomar banho, escovar os dentes e rezar pro papai do céu. Eu já dormir como um anjinho quando ela teve a último orgasmo.
DAMA
Mas, Mike...
MIKE
Não você não entenderia. Tipo da boneca que freqüenta hotéis de luxo. Não sabe o que é um homem de verdade. Aquela bailariana ali realizou para si, os sonhos mais recaldados da mais recatada dama da sociedade.
DAMA
Aquela é Olga!
MIKE
Nossa, andei comendo a tua mãe!
DAMA
Estou falando daquela corista ao fundo.
MIKE
Aquela gostosa! Ma eu pensei que sua mãe tivesse uns sessenta anos.
DAMA
Ela tem. Mas antes da lua de mel foi para a Suiça e fez plástica com Dr.Suzuki e passou por um processo de rejuvenescimento que foi divulgado num programa de domingo de uma network brasileira.
MIKE
Fantástico!
DAMA
Um minutinho que vou no toalete.
(SAI. SHOW DE STRIPE DE OLGA. DAMA ENTRA PELO OUTRO LADO DO PALCO. )
DAMA (charlie)
Ela até que dança bem. (BEIJA MIKE.) Este tipo de musical me excita.
MIKE
Pode parar de fingir, Charlie, e diga logo o que você deseja.
DAMA(charlie)
Você está cada vez mais sagaz.
MIKE
Não é que o perfume que você está usando é a versão pour homme.
DAMA(charlie)
Fiquei sabendo que o Japa vem aí e estava muito transtornado. Parece que sabe de algo sobre a sua vida e uma tal de Olga que você procura.
MIKE
Obrigado, Charlie, agora posso ver o show. A Olga está magnífica.
DAMA (charlie)
Aquela gostosa é a Olga? Puxa! Vamos prende-la.
MIKE
Nada disso. Nunca se interrompe um show.
DAMA (charlie)
Quando terminar o número entramos em ação. (SAI DE CENA.)
(VOLTA DAMA, AGORA ELA MESMA.)
DAMA
Aquela que saiu não era eu por acaso.
MIKE
Se você anda vendo a si mesmo em todos os lugares, então é melhor consultar um psicanalista! Um minuto no banheiro e já volto. (SAI E JÁ VOLTA.)
DAMA
Puxa, isso que eu chamo de dar uma rapidinha.
MIKE (charlie)
Não posso ficar longe de você muito tempo. Alias todos estes momentos foram ficando marcados e eu comecei a pensar...
DAMA
Eu também. Tenho pensando...
MIKE (charlie)
Você ache então que.... Aquela é mesmo a sua mãe?
DAMA
Esquece a minha mãe.
MIKE (charlie)
Não sei se será possível. A velha é muito gostos.
DAMA
Esquece tudo, eu tenho atração por você. Parece que te conheço a muitos anos é como se... fosse fosse.... Espere um pouco. (SAI DE CENA.)
DAMA VOLTA. OLHA PARA MIKE.
MIKE (charlie)
Charlie?
DAMA(charlie)
Charlie?
OS DOIS SAEM DE CENA E VOLTAM IMEDIATAMENTE.
MIKE
Descobri algumas coisas sobre nós.
DAMA
Eu sempre soube.
BEIJA MIKE.
DAMA
Vamos lá, Mike.
MIKE
Agora não.
DAMA
Mas por que?
MIKE
O show não pode parar. Fique aqui que vou ver o que está acontecendo com o Japa. Meu sexto sentido me diz que alguma coisa vai acontecer. (DERRAMA CHAMPANHE.) Não era isso que eu estava me referindo. Um crime está por acontecer.
DAMA
E o que eu faço?
MIKE
Duas coisas. Primeiro, fique aqui bem quietinha e não fale com ninguém. Segundo, use sempre este perfume. Assim eu nunca vou me perder de você..
DAMA
E o que eu faço com o que estou sentindo por você?
ENTRA JAPA.
JAPA
Escute Mike, é urgente.
MIKE
Pode falar, amigo.
JAPA
Esta chegando um carregamento de drogaína. É uma droga moderna, a droga do futuro. As pessoas ficam mais fortes e criativas. Chega em dois dias.
MIKE
O que mais?
JAPA
Antes de voltar Kun Mim Von foi para a Suiça, numa estação de águas e...
(CAI SOBRE A MESA, UMA FACA NAS COSTAS.)
DAMA
Mike, o que eu faço?
MIKE
Chame o garçom, não foi este o nosso pedido.
DAMA
Socorro!
MIKE
Não grita, você viu alguma coisa?
DAMA
Vi, o show... estava lindo!
MIKE
Mais nada.
DAMA
Steve Sujo telefonou para algum lugar.
MIKE
Como você sabe?
DAMA
Eu mesma emprestei a ficha! (APONTANDO PARA O SHOW.) Mike, olhe.
(OLGA PÁRA DE DANÇAR E TENTA SAIR DO PALCO. MIKE E DAMA VÃO ATRÁS. OLGA SAI E VOLTA. CAI NOS BRAÇOS DE MIKE.)
MIKE
O.K., a brincadeira acabou. Mais um caso resolvido.
(OLGA SE DEBATE E MOSTRA O TIQUE CARACTERÍSTICO DE CHARLIE)
OLGA (charlie)
O que é isso me largue.
MIKE
Chega de brincadeira, Olga, nós lhe reconhecemos.
DAMA
Mamãe, encontramos a mamãe! Não pensei que o caso se resolvesse tão rápidamente!
OLGA (charlie)
Faz o favor, Mike, está atrapalhando o trabalho da polícia. Eu sou o Charlie.
DAMA
Charlie?!
MIKE
Especialista em disfarces.
DAMA
Não acredito.
OLGA (charlie)
Por favor é uma operação de sete meses que você está estragando.
DAMA
Tem certeza que ele não é Olga?
MIKE
Só há um jeito de saber.
(BEIJAM‑SE, UM BEIJO LONGO, DEMORADO.)
MIKE
Charlie, sem dúvida é Charlie.
OLGA (charlie)
Mike, mais um destes e eu me entrego todo para você. Mas como é que você me reconheceu?
MIKE
Você pode pintar o cabelo, mudar de nome, de cidade, mudar de sexo, fazer cirurgia plástica por todo o corpo, ninguém, mas absolutamente ninguém em toda a divisão de entorpecentes beija desta forma. Além disso, o seu tique nervoso lhe denunciou.
OLGA (charlie)
Que tique?
MIKE
Todo o mundo percebe. Só você não nota!
DAMA
Se esta é Charlie a mamãe onde está?
OLGA (charlie)
Ela está mais suja que pau de galinheiro.
MIKE
Vamos lá desenbuche, Charlie.
OLGA (charlie)
Não temos nada a falar. Nosso caso não tem solução.
MIKE
Vamos lá, Charlie, sei que você estava atrás do Japa, mas ele está morto. Vamos fazer um trato.
OLGA (charlie)
Vá falando.
MIKE
Você me conta sobre Olga Vonnengut e digo o que sei sobre Kun Min Von.
OLGA (charlie)
Trato feito. O que Japa contou antes de morrer?
MIKE
Nada. Sobre Olga?
OLGA (charlie)
Nada sei.
MIKE
Escute o que você sabe sobre a uma carga de drogaína que está chegando na cidade.
OLGA (charlie)
Olga é a chave deste mistério. E vai mudar profundamente toda a sua vida.
MIKE
Eu sei, por isso ela vale duzentos mil.
OLGA (charlie)
Pensei que você tivesse dito, cinco mil.
MIKE
Foi o que eu disse, quando eu falo duzentos, falo cinco. Gosto de superlativos!
OLGA (charlie)
Olga é na verdade Kun Min Von.
MIKE
E Kun Min Von quem é?
OLGA (charlie)
Olga Vonnengut. Agora vocês vão me dar a licença que tenho que fazer o número de Gengir e Fred.
MIKE
Merda para você. Espero que quebre a perna. E não esqueça que não pode agradecer!
DAMA
Mike!
MIKE
É uma velha gíria teatral. Dizer sorte dá azar, entende?
CHARLIE
Mike o que você vai fazer depois do show?
MIKE
Vou dar uma aula de Cáculo Diferencial!
(QUANDO VIRA ESTÁ CERCADO POR STEVE SUJO E SEU BANDO.)
STEVE
Eu disse para não se meter, parceiro.
MIKE
Você não é mais meu parceiro, já foi e, e melhor você acreditar, Steve Sujo, você era dos bons!
GARÇOM
Tem um homem morto na mesa 12!
MIKE
Não adiante olhar para mim. Em primeiro lugar não foi este o pedido. E segundo lugar, bateram a minha carteira.
GARÇOM
Alguém telefone para um médico. Por favor!
ALGUÉM
A bateria do meu celular acabou!
MIKE
Médicos tratam de vivos. Ligue para este número. É da mulher dele. (GARÇOM COMEÇA A SAIR.)
STEVE
Me perdoe, mas você vai dormir um pouco.
MIKE
Um momento, seu Garçom, chame o médico e peça um analgésico potente.
GARÇOM
É pra já. (DÁ UM COPO DE ÁGUA COM UM COMPRIMIDO.)
STEVE
Tenha lindos sonhos, Mike.
(PEGAM A DAMA. ELA GRITA, ESPERNEIA. VEM UM GANGSTER POR TRÁS E BATE NA CABEÇA DE MIKE. BLACK OUT. TEMPO CURTO E VOLTA A LUZ.)
MIKE
Alguém anotou a placa do caminhão que me atropelou?
STEVE
Fique frio parceiro. Você está com sorte. Vai falar agora com Manfredi.
MIKE
Vá para o inferno, Steve.
(PARA O PÚBLICO OU EM OFF.)
MIKE
Estava há três horas e quarenta minutos no caso Olga e dois defuntos esfriavam na sala sujas do necrotério municipal quando vi, entre dois carcamanos, o Manfredi. Era um baixinho asqueroso que não conseguia disfarçar seu sotaque italiano e dois revólveres sobre o casaco.
MANFREDI
Ma varda só, que belo ragatzzo.
MIKE
Não falo com nenhum porco armado.
MANFREDO
Ma comigo tu parla, ou no?
(CARCAMANOS DÃO UM PASSO A FRENTE.)
MIKE
O.K., as regras foram feitas para serem quebradas.
MANFREDO
Eu sei que está procurando por uma tal de Olga Vonnengut, tcherto?
MIKE
Vá falando.
MANFREDO
Podemos fazer um troca.
MIKE
Estou ouvindo.
MANFREDO
Você me entrega Kun Mim Von e eu lhe dou Olga Vonnengut.
MIKE
Que mais que você quer? O Papai Noel de mão dadas com Karl Marx?
MIKE
Fico curioso para saber o motivo deste seu interesse.
MANFREDO
A curiosidade matou o gato como diria meu amigo Tomazo Busqueta quando morava no Brasil.
MIKE
Seu filho Fioravante Banana está na América ou continua escondido na Sicília?
MANFREDO
Per que questa pergunta?
MIKE
Por que até o New Iorque Times sabe que ele é louco por mulheres. E a Dama é uma bela dona!
MANFREDO
Meu filho não usa este tipo de droga. Maconha sim, beladona nunca! Além do mais questo no prova nada.
MIKE
Pode não provar mas sei que além de gostar de mulheres bonitas ele adora perfumes vagabundos. E a Dama estava com um belo perfume bem vagabundo.
MANFREDO
Porco cano, aquele desgraciato está de volta e não me falou nada. Vá bene. Io quero meu filho e Kun Min Von. Em troca lhe entrego Olga Vonnengut!
MIKE
E o que mais?
MANFREDO
Duzentos mil dólares!
MIKE
Tango ou cash?
MANFREDO
Pode contar agora mesmo!
MIKE
Vou pensar...
MANFREDO
É isso ou nada?
MIKE
Posso fazer o seguinte. Me de duas horas que lhe entrego Kun Min Von e talvez teu filho. Você manda a velha Olga para este endereço. Te ligo daqui a duas horas e cinco minutos.
MANFREDO
Para que os cinco minutos?
MIKE
Preciso ir no banheiro.
MANFREDO
Due hori, tcherto? Agora, dorme um pouco?
MIKE
De novo? Mais um anagésico por favor.
GARÇOM ENTRA COM UM COPO DE ÁGUA. DÁ UM COMPRIMIDO, MIKE TOMA.)
MANFREDO
Aqui está... e aqui está!
(UM CARCAMANO BATE NA CABEÇA DE MIKE. BLACK OUT. LUZES SE ACENDEM. MARY O SEGURA.)
MARY
Você está bem, querido?
MIKE
O que meu anjo da guarda está fazendo por aqui?
MARY
Descobri onde Kun Min Von se esconde.
MIKE
Pode me levar até ele?
MARY
Claro. Mas com uma condição!
MIKE
Tudo menos sexo. Hoje estou com uma dor de cabeça incrível!
MARY
Delgado Pimentel está atrás de Steve Sujo. Ficou sabendo que você conversou com ele no Bar. Se você entregar o Steve Sujo para o Delegado Pimentel eu lhe levo para o enconderijo de Kun Mim Von antes que o Manfredi. Mas você precisa entreter o mafioso e não revelar onde se encontra o Fioravante, filho do bastardo italiano.
MIKE
Desculpe, você pode repetir?
MARY
Não.
MIKE
Você tem um trato, garota! Aquele sujo do Steve me deve uma mesmo!
MARY
Você está se sentindo bem?
MIKE
Melhor impossível. Por que está pergunta?
ENTRA O GARÇOM E DÁ NOVO ANALGÉSICO PARA MIKE QUE TOMA E BEBE A ÁGUA.
MARY
Nada demais.
(VEM UM JAPONÊS POR TRÁS E DÁ UMA PORRADA NA CABEÇA. BLACK OUT. VOLTA A LUZ, ACORDA EM NOVO AMBIENTE.)
KUN MIN
Então foi você que me plometeu pala o Manfledi.
MIKE
Estou atrás de Olga Vonnengut.
KUN MIN
Celto, agola eu estou atlas de você! Quelo sabel de Fiolavante Banana.
MIKE
E eu sou homem de saber onde o Banana anda?
KUN MIN
Espeltinho. Tem duas holas para de dizel onde está Banana. Senão meu homis te pegam, celto. Até logo.
ENTRA O GARÇOM E DÁ NOVO ANALGÉSICO PARA MIKE QUE TOMA E BEBE A ÁGUA.
MIKE
Oh, não, de novo não!
(VEM UM JAPA POR TRÁS E DÁ OUTRA PORRADA. BLACK OUT. MIKE ACORDA NOUTRO AMBIENTE.)
BANANA
Então, Mike, como está se sentindo?
MIKE
Como se tivesse bebido duas garrafas de Drury’s! Você, pela cara, deve ser o Banana!
BANANA
Como advinhou?
MIKE
Quem teria um nariz tão estúpido quando o apelido!
BANANA
Engraçadinho! Escute, estou atrás de Dama. Sei que ela anda saindo com você! Quero a Dama em duas horas!
MIKE
Todo o mundo está atrás de todo o mundo nessa porra de mundo!
ENTRA O GARÇOM E DÁ NOVO ANALGÉSICO PARA MIKE QUE TOMA E BEBE A ÁGUA.
MIKE
De novo?
BANANA
Duas horas, senão arranco tua banana! Boa noite!
( BATE EM MIKE QUE DORME , NOVO B.O. QUANDO ELE ACORDA ESTÁ NA SEU ESCRITÓRIO. VINCENT ESTÁ NO MESMO LUGAR.)
MIKE
Finalmente um lugar tranquilo! Alô Vincent, continua ai parado? Que horas são. Esqueça, você não me responderia. Onze e quinze. As doze e trinta chega o carregamento de drogaína. Tenho meia hora para meu encontro com Kun Min Von para lhe entregar Fioravate Banana e, ao mesmo tempo, encontrontra o Banana para entregar para o Manfredi, tenho que achar o Steve e entragar para o Delegado Pimetel, além de achar a Olga para entregar para a Dama e a Dama para antregar para o Banana. Tudo que encontro é encrenca da grossa! Tenho que pensar depressa, está me acompanhando, Vincent? O que temos aqui, um belo caso entre dois traficantes, um playboy, um delegado e um velhinha, mais uma linda Dama. Qual será o absurdo que une toda essa insanidade? O que foi Vincent, por acaso você não está morto? Está apontando para o que? Ora, ora, por que não me avisou antes... (PEGA UM PAPEL QUE VINCENT APONTA.) Você está me dando um aviso mesmo depois de morto!
(O TELEFONE TOCA.)
MIKE
Quem será a essa hora?
(MIKE LEVANTA O BRAÇO DE VINCENT PARA PEGAR O TELEFONE. UMA BOMBA EXPLODE ATIRANDO O BRAÇO PARA LONGE.)
MIKE
Ora, ora, lhe devo um braço parceiro.
(TELEFONE TOCA DE NOVO.)
MIKE
Alô, sou eu mesmo. Ficou alegre de me ver vivo, benzinho? O.K., temos com encontrar a sua mãe. Já sei onde ela está. Encontre‑me no cais as onze e trinta... Sim, daqui a vinte minutos.
(PEGA O CHAPÉU, DÁ UMA OLHADA EM VOLTA. VAI COLOCAR O CHAPÉU E SENTE A CABEÇA DOLORIDA. OLHA PARA VINCENT, SE APROXIMA. BEIJA NA BOCA.)
MIKE
Charlie! Sabia que era você! Desde o começou seu velho sabichão!
VINCENT (Charlie)
Você foi longe demais neste caso, Mike. Deixe o resto com a polícia.
MIKE
Você acredita que depois de todas as porradas que levei vou perder meus seiscentos mil dólares? Sem contar a velha e Dama que nem beijei ainda. Falando nisso você continua a melhor boca do departamento.
VINCENT (Charlie)
Fique fora. (TELEFONA PARA A POLÍCIA.) Deixe isto para nós.
MIKE
O que está fazendo? Vai avisar a Mary?
VINCENT (Charlie)
Positivo.
MIKE
Ela está por dentro de tudo?
VINCENT (Charlie)
Positivo.
MIKE
Vocês vem transando há dois meses?
VINCENT (Charlie)
Positivo... Não, como é que você sabe?
MIKE
Não sabia. Tem certeza que seu braço está bem?
VINCENT (Charlie)
Era uma prótese se silicone o verdadeiro está aqui, veja. Agora me empreste seu carro e até breve. Lembre‑se que já cumpriu o seu papel. Mais uma coisa. Tem horas?
(MIKE VAI OLHAR O RELÓGIO E CHARLIE COLOCA UMA ALGEMA E O PRENDE NA CADEIRA.)
VINCENT (Charlie)
Por via das dúvidas.
MIKE
Pelo menos você não bateu na minha cabeça.
VINCENT (Charlie)
Boa idéia.
ENTRA O GARÇOM E DÁ NOVO ANALGÉSICO PARA MIKE QUE TOMA E BEBE A ÁGUA.
MIKE
Oh, não!
(CHARLIE DÁ UMA PORRADA NA CABEÇA DE MIKE E NOVO BLACK OUT. ACORDA NO CAIS. ESTÁ ALGUMADO E COM UM PANO TAPANDO A BOCA.)
JAPA
O movimento hoje está grande, grande!
STEVE SUJO
Essa droga não está me cheirando bem.
JAPA
É seu nariz que está entupido, seu estúpido, estúpido.
STEVE SUJO
Aprenda a falar seu idiota asiático. A noite promete encrenca. Foi sorte nossa apanharmos o Mike justamente nesta noite. Por isso, mantenha os olhos bem aberto, se é que possível!
JAPA
E você, seu porco americano, garanto que está sofrendo pelo ex-parceiro. (CHUTA O MIKE)
STEVE SUJO
Deixe meu ex fora disso. É claro que ninguém esquece os anos que formamos a melhor dupla de tiras da delegacia de Bronx. Adrenalina pura! Aquilo sim é que era uma droga.
JAPA
Vocês americanos tem os corações e mentes muito moles, moles. Japonês, acabava com isso com dois tiros. Dois tiros. (APONTA O REVÓLVER PARA O MIKE)
STEVE SUJO
Não sei não, esta noite, este ar parado, este calor dos diabos, só falta o pio da coruja. (CORUJA PIA) Agora não falta mais nada.
JAPA
Que horas será a entrega?
STEVE SUJO
O navio chega no cais a meia-noite.
JAPA
Então, tudo vai dar certo, certo.
STEVE SUJO
Só Olga Vonnengut pode atrapalhar os planos.
JAPA
Olhe quem vem lá, lá.
STEVE SUJO
Vamos nos esconder.
JAPA
E esse aí, vou matá-lo. (APONTA UMA ARMA)
STEVE SUJO
Sem barulho!
JAPA
Xá, comigo! (PUXA UMA FACA)
STEVE SUJO
Não dá mais tempo.
CENA FINAL ONDE TODOS OS PERSONAGENS ESTÃO EM CENA E CHARLIE FARÁ O CORINGA E TODA A TRAMA SE REV(SAEM DE CENA. ENTRA OLGA E A DAMA. NÃO PERCEBEM O MIKE AMARRADO.
(SAEM DE CENA. ENTRA MANFREDI E BANANA. NÃO PERCEBEM MIKE AMARRADO.)
(SAEM DE CENA. ENTRA MARY E KUN MIM VON. NÃO PERCEBEM MIKE AMARRADO.)
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