MECANICA DO AMOR - outro texto de Julio Conte em busca de editor

MECÂNICA DO AMOR

peça inédita de Júlio Conte, não pode ser encenada sem autorização expressa do autor.

Personagens:

JAMBOLÃO:Dono da oficina Mecânica do Amor. Porte avantajado, brincalhão, sensível, conhecedor da alma humana.

CANETA:Empregado de Jambolão, franzino, engraçado, inocente e um tanto ignorante.

RICK:Doleiro, bonito e elegante, insensível, superficial, narcisista e mulherengo.

ANSELMO:Amigo de Rick, empresário, informado, cidadão acima de qualquer suspeita, típico representante de sua classe social.

NOTA DO AUTOR: Um fator importante para a compreensão da peça é o exercício de narrativa onde a ação é entrecortada pelo vai-e-vem do tempo. Além disso, foi escrita para ser interpretada por dois atores, dobrando os personagens. Possibilitando, desta forma, as condições necessárias para toda a sorte de expressão da versatilidade e virtuosismo dos atores. Algumas falas propositalmente estão escritas erradas, comendo as letras s no final de modo a reproduzir o tradicional vício de linguagem dos gaúchos. Eternos comedores de s.

A AÇÃO SE REALIZA EM UM ATO ÚNICO.

O CENÁRIO ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS AMBIENTES. À ESQUERDA DO PALCO UMA OFICINA MECÂNICA.A ELA PERTENCEM APETRECHOS PRÓPRIOS PARA O CONSERTO DE AUTOMÓVEIS, PNEUS VELHOS, CÂMARAS, RESTOS DE LATARIA, FARÓIS, ESPELHOS, TAPETES DE BORRACHA. UMA MESA DE MADEIRA ATULHADA DE PEQUENOS OBJETOS, MATERIAL DE ESCRITÓRIO E UM TELEFONE. UMA PAREDE AO FUNDO EMOLDURA ESTA PARTE DO CENÁRIO. DELA FAZ PARTE UMA PEQUENA JANELA ONDE PODE SE VISLUMBRAR UMA CAIXA DE DESCARGA. NESSA MESMA PAREDE ESTÃO PRESOS PÔSTERES DE MULHERES SEMINUAS EM ATITUDES PROVOCANTES.

AO CENTRO DO PALCO PODE-SE VER UMA LATERAL DE UMA AUTOMÓVEL MERCEDES. AO FUNDO VÊ-SE ÁRVORES E UM POSTE RÚSTICO DE MADEIRA COMO SE O AUTOMÓVEL ESTIVESSE ESTACIONADO À BEIRA DE UMA ESTRADA VICINAL.

AO LADO DIREITO DO PALCO ESTÁ MONTADO UM PEQUENO PUB BAR, COM SOFISTICADO BALCÃO CHEIO DE GARRAFAS DE BEBIDAS, COPOS, CIGARROS, CIGARRILHAS E CHARUTOS. COMPÕE O QUADRO DUAS MESINHAS E SUAS RESPECTIVAS CADEIRAS, ELEGANTEMENTE DECORADAS.

ABRE O PANO. CENÁRIO DA OFICINA MECÂNICA.UM CARTAZ ONDE SE LÊ: MECANÍCA DO AMOR – SEU CARO TRATADO COM CARRINHO. DOIS MECANICOS ESTÃO TRABALHANDO SOBRE UM PEDAÇO DE MOTOR DESMONTADO. MOVIMENTOS LENTOS, CANSADOS E CHEIOS DE PREGUIÇA. GRAXA E PROMISCUIDADE POR TODOS OS LADOS.

JAMBOLÃO

Manhã de segunda-feira. Baita ressaca.

CANETA

Que noitada, heim?

JAMBOLÃO

E tu como é que tá?

CANETA

Tubo bem, não deu nada. Mas como é que tu conseguiu ficar com a Heleninha? Ela é difícil paca!

JAMBOLÃO

Não aconteceu nada, tu não viu? Tava lá, babaca.

CANETA

Tava agarrando a Leleca, deusde quando vou fica cuidando homem.

JAMBOLÃO

Como não, tu sempre entra no banheiro e fica comparando o pau dos caras.

CANETA

Tas me estranhando. Eu não me preocupo com o pau de ninguém, veio, tenho um canhão. Pirocão, canhão matador! Centro avante fincado na área! Deu chance eu to metendo pra dentro.

JAMBOLÃO

Tua mulher passou na quadra atrás de ti ontem a noite. Todo o mundo viu. Devia te cuidar mais, muita bandeira.Deu no que deu.

CANETA

Não dá nada. Eu acho ela.E quando eu achá eu resolvo com ela.

JAMBOLÃO

Olha o que tu vai fazer

CANETA

Deixa na minha. Tudo alesblaum, comigo é drurys!

JAMBOLÃO

Acho difícil tu achá ela. Tanto vai a fonte que te fodeu!

CANETA

Quem tem que cuidar é tu, tua mulher ta pra lá de desconfiada de ti.

JAMBOLÃO

Tá me agorando! Por que? Eu não fiz nada!

CANETA

Ei, olha para mim, sou eu, não precisa mentir.

JAMBOLÃO

Te falei que não fiz nada.

CANETA

Ah, é? A Heleninha não larga do teu pé.

JAMBOLÃO

Tenho culpa d´se gostoso? Sente só a pinta do veio. (BRINCA DE DESFILAR) Tenho culpa das minas correrem atrás do paizão? Mulher gosta de pai. Gostam de gordinho. Neste morrinho aqui, muita mulher já chorou depois de ver estrela de baixo pra cima, de cima pra baixo de um lado ao outro. Mulher gosta de colo, chamego, conchego. Entendeu. E isso, modéstia a parte, eu tenho de sobra.

CANETA

Pra mim, mulher gosta é do vamos ver. Toma lá da cá. Chama na chincha sem borogodó nem lerolero. Ali é que se resolve a vida, carne com carne, os esqueletos se batendo! Faísca na multidão, foguetório do time entrando em campo.

JAMBOLÃO

E teu time ontem, heim, se fudeu!

CANETA

Porra, com aquele juiz filho da puta!

JAMBOLÃO

Papai é o maior, papai é que é o tal que coisa louca eu coisa rara papai não respeita cara.

CANETA

Até a pé nos iremos.

JAMBOLÃO

Vamos mesmo...

CANETA

Não to a fim deste papo de futi hoje.

JAMBOLÃO

Engraçado porque eu .

CANETA

Porra quando tu perde eu não toco flauta, te respeito.

JAMBOLÃO

Mas eu não me importo de gozar de ti.

CANETA

Vamos mudar de assunto que hoje eu não to bom

(OLHAM PARA UM DOS PÔSTERS DE MULHER NA PAREDE.)

JAMBOLÃO

Essa mina é gostosa.

CANETA

Será que existe mesmo mulher assim?

JAMBOLÃO

Só queria pegar esta mulher e...

CANETA

Eu só queria saber onde ela mora e...

JAMBOLÃO

Pra ir lá na casa dela, tocar a campainha, ela abre, olho no olho e tu diz o quê???

CANETA

Eu olho no olho dela e... Chego e... Aí eu.... Não na hora do rango, chefia?

JAMBOLÃO

Ba, mais que na hora, que fome...

(ELES PEGAM DUAS MARMITAS E COMEM MUITO RÁPIDO.)

CANETA

Jambolão, às vezes eu penso aqui comigo. Será que eu fiz um bom negócio vendendo a Mecânica pra ti?

JAMBOLÃO

Claro que fez. Negócio da china. Tu nunca mais vai te preocupar com imposto de renda, PIS, PASEP e papelada toda. Muito menos despesa. Trabalha para mim que vai receber sempre no fim do mês.

CANETA

Salário, né?

JAMBOLÃO

Já eu não, o risco é todo meu.

CANETA

Às vezes acho que vacilei. Estou vendo que o negócio está crescendo...

JAMBOLÃO

Mas eu te dei garantia de que enquanto eu fosse o dono, tu seria meu empregado. Um emprego vitalício, sai por aí para arranjar serviço que eu quero ver. Essa porra da comida ta fria.

CANETA

Tem gosto de nada.

JAMBOLÃO

Parece uma pasta de grama com gosma de lesma.

CANETA

E é tão pouca!

JAMBOLÃO

Quando cai na barriga... Porra, fica muito boa!

CANETA

Melhor que isso, só mulher...

(PAUSA.ENTRAM NUM CLIMA SONHADOR.)

JAMBOLÃO

A mulheres...

CANETA

São estranhas...

JAMBOLÃO

São mulheres, o que tu queria?

CANETA

Elas vão ao banheiro juntas.

JAMBOLÃO

Elas vão ao médico com uma amiga assustada.

CANETA

E riem quando estão nervosas

JAMBOLÃO

Elas choram quando estão felizes

CANETA

Ficam se fazendo quando tu elogia.

JAMBOLÃO

Ficam brabas quanto tu esquece de elogiar.

CANETA

Arrumam a casa de madrugada.

JAMBOLÃO

Se enfeitam para não sair.

CANETA

Reclamam quando tu acerta.

JAMBOLÃO

Se metem em confusão e quando a gente vai defender elas gritam: “Não te mete!”.

CANETA

Quando o cara está triste ela compra uma cerveja.

JAMBOLÃO

Quando tu bebe, ela diz que tu é um bebum.

CANETA

Mas afinal o que elas querem da gente?

JAMBOLÃO

Sei lá. Mulher! Quem entende?

CANETA

Nem o Freud que era o Freud sabia o que as mulheres queriam.

JAMBOLÃO

Quem é esse Freud.

CANETA

Um amigo do Paulo Santana.

(PAUSA. VOLTANDO A UM CLIMA MAIS REAL.)

JAMBOLÃO

Mas eu sei o que as mulher querem...

CANETA

O que?

(JAMBOLÃO FAZ UM GESTO DEMONSTRANDO AS DIMENSÕES DE UM IMENSO PÊNIS.)

JAMBOLÃO

Mulher gosta mesmo é de... uma mesa cheia de comida.

CANETA

Um peru de natal assim oh!

JAMBOLÃO

Carrão. Zerinho!

CANETA

Mulher gosta mesmo é de um televisão deste tamanho.

JAMBOLÃO

Mulher gosta de... dinheiro.

CANETA

Dinheiro... ela gostam de dinheiro para o comprar bobagem. Elas poupam tudo que pode no Super e depois gastam em bobagem.

JAMBOLÃO

A gente não gasta nada em bobagem.

CANETA

De jeito maneira, homem não gasta dinheiro em bobagem. Creminho.

JAMBOLÃO

Perfume.

CANETA

Desodorante.

JAMBOLÃO

Kinder-ovo com surpresa.

(PAUSA.)

JAMBOLÃO

Passa o cigarro.

CANETA

Passa a cachaça.

(BEBEM E FUMAM.)

CANETA

Quanto tempo a gente tem?

JAMBOLÃO

Pouco.

(JÁ TEMINARAM DE COMER, FUMAR, LIMPAM A BOCA NA CAMISA. TIRAM O MACACÃO. POR BAIXO ESTÃO AS CAMISETAS DO GRÊMIO E DO INTER. APANHAM UMA BOLA FURADA. ENTRA SONOPLASTIA DA TROCIDA DE UM ESTÁDIO LOTADO, VIBRAÇÃO DA TORCIDA, GRITOS DE GUERRA. AS TORCIDAS CANTANDO CADA QUAL SUAS MÚSICAS TRADICIONAIS. COMEÇA O JOGO, QUER DIZER A PELADA.)

(NO INICIO ELES MESMO NARRAM, LOGO A SONOPLASTIA DE UM LOCUTOR ESPORTIVO TOMA CONTA DA CENA. JAMBOLÃO E CANETA COMEÇAM A ATUAR COM SE DISPUTASSEM A PARTIDA DECISIVA. VALE TUDO, COMENTÁRIOS, CAMERA LENTA, REPLAY DO LANCE. SHOWTIME.)

(NUMA BOLA DIVIDIDA DE BOLA COMEÇAM A DISCUTIR. A NARRAÇÃO SE O INTERROMPE BRUSCAMENTE. BRIGAM E DEPOIS DO O APITO FINAL, QUER DIZER, DEPOIS DA SIRENE DE UMA FÁBRICA DISTANTE DETERMINANDO O FINAL DO HORÁRIO DO ALMOÇO, ELES SE ABRAÇAM, TROCAM A CAMISA.)

(VESTEM O MACACÃO E VOLTAM AO TRABALHO.)

JAMBOLÃO

Minha irmã, ta grávida.

CANETA

Grande merda, minha mãe ta grávida.

JAMBOLÃO

Ba, legal.

CANETA

O filho não é do meu pai.

JAMBOLÃO

Que pena.

CANETA

Pena nada, aquele veio só quer cachaça. A Veia pegou o vizinho.

JAMBOLÃO

O vizinho, sempre tem um vizinho na história.

CANETA

Cara, por que as pessoas tem tesão pelos vizinho.

JAMBOLÃO

Pára aí, mas o teu vizinho não aquele Antenor que trabalha no DMLU?

CANETA

No IML.

JAMBOLÃO

DMLU, IML tudo a mesma coisa. Aquele cara é um morto!

CANETA

Pois é, mas ressuscitou a veia.

JAMBOLÃO

Vizinho... Porra eu tenho uma vizinha que é uma coisa de outro mundo.

CANETA

Gostosa?

JAMBOLÃO

Não horrível. Parece um ET.Sabe, verde e orelhuda. Ela é macrobiótica e só come vegetal.

CANETA

Tem gente que escolhe o que comer, né cara, coisa estranha. Eu como qualquer uma.

JAMBOLÃO

Essa vizinha, a ET

CANETA

A verde e orelhuda...

JAMBOLÃO

Trepa como um animal.

CANETA

Que tipo de animal. Égua. Galinha. Mosquito.

JAMBOLÃO

E mosquito trepa, cara? Mosquito não trepa. Mosquito põe ovo.

CANETA

Ah, ta e tu já viu ovo de mosquito? Já comeu omelete de ovo de mosquito por acaso? Mosquito trepa. Tudo que é animal trepa. Até tu.

JAMBOLÃO

Ah, ta vai me dizer que ele trepa com a picadura de mosquito. Vai te fuder. To falando sério.

CANETA

Ta, bem, a vizinha, verde e orelhuda que trepa como um animal.

JAMBOLÃO

Ela é muito puta. Mas muito, muito puta. O que ela tem de feia ela tem de puta.

CANETA

Bah que nojo.

JAMBOLÃO

Bah que coisa boa. Eu adoro ela. Morro de tesão pela ET. Quando eu to ta na pior, brigo com a patroa ou a patroa não ta a fim das obrigação, eu dô uma saidinha pra comprar cigarro e pego ela no muro do armazém. Tem uma lâmpada queimada, ninguém vê nada.

CANETA

Com que não. Não tem luz no armazém, por acauso?

JAMBOLÃO

As pessoas fingem que não vêem. Passam reto. Imagina só. Oi tudo bem, fazendo o santo na feiosa, heim.

CANETA

Outro dia veio aqui na oficina uma madame, cara, mas que mulher gostosa. Mulher fina, fina e gostosa.

JAMBOLÃO

Mulher fina sempre é gostosa.

CANETA

Não é bem assim. Tem mulher que é rica, mas não dá tesão nem em presidiário. Mas essa, não. Essa começou a olhar pra mim. De um jeito estranho. Pensei até que ela tava falando no celular, no ouvidinho, sabe, pessoas falando sozinha na rua, não é mais louco, é celular. Ela começou a murmuar... (IMITA A MULHER.) Achei que não era comigo. O marido no carro escutando música clássica. (IMITA O MARIDO.) Ela desce, as pernas eram duas free-way, ida e volta a 180 por hora ainda ia faltar motor. (MOSTRA ELA CAMINHANDO.) E eu ali arrumando o virabrequim, ela botou o dedo na boca para limpar o batom. Sabe como a mulher faz? Assim oh. (MOSTRA) Entendeu? Eu fiquei louco, meu pau já tava saindo do macacão. Fui até o escritório e ela veio atrás. Quando eu entrei, ela se atracou. Uma ariranha faminta! Levantou o vestido e montou em cima de mim como aqueles jockey no Grande Prêmio do Brasil, as pernas meio altas assim, fazem um balanço. Eu deitado em cima da mesinha e ela cavalgando em mim. Ela gozou, daí eu disse agora é minha vez. Virei ela, deitei ela na mesa e ela e botei atrás. Como essas mulher gostam de dar a bunda, né.

JAMBOLÃO

Mulher que dá a bunda é mulher que prende homem.

CANETA

Ela saiu com o coque todo destrambelhado.

JAMBOLÃO

E o marido?

CANETA

Pagou o concerto e foi embora.

(FICAM POR UM MOMENTO SIDERADOS. JAMBOLÃO COM UMA PONTA DE INVEJA.)

JAMBOLÃO

Tem mulher que gosta de trepar com maloqueiro.

CANETA

Maloqueiro é a tua mãe.

JAMBOLÃO

Não bota a mãe no meio que... já botaram no meio da tua. Nem vou falar.

CANETA

Ta me tirando! Não te fia que eu não tô bom.

JAMBOLÃO

Não tá bom. Porquê? Te acalma que eu te conto da Heleninha.

CANETA

Conta que to louco pra saber. Só que to precisado de banheiro. Vai falando que to ouvindo.

(CANETA SAI DE CENA. E O ATOR DEVE TROCAR DE ROUPA DURANTE O RELATO DE JAMBOLÃO QUE DEVE FUNCIONAR COMO UM PEQUENO SOLO.)

JAMBOLÃO

Eu tava na quadra e ela veio pra cima de mim, aquele papo, to precisando de ti...Tudo que é mulher sempre chega perto de mim para pedir ajuda. E eu ajudo. Ela começou a falar que ta mal com o marido, que o cara ta sempre com as vagabunda, que não põe dinheiro em casa. Olha sai com as puta ainda vai, mas não botar dinheiro em casa é coisa que faz muito mal para um homem. Dá uma tristeza dentro da gente, se sente inútil, pensa em bobagem. Aí ela perguntou pela minha mulher. Pra marcar território. Mulher gosta de competir com outra mulher. Mulher boa, eu disse, tenho uma mulher boa. Se preocupa comigo, meu cuida. Fala um pouco demais, mas isso tudo que é mulher faz. A Heleninha viu que a minha mulher não estava e ficou me rondando, papo epilético, eu ali na manha da aranha. Fui com ela para atrás do palco. Tava o pessoal mandando um pagode legal, e ela falou vamos tomar uma brama, eu respondi, por mim... e fui. Ali atrás não resisti, beijei ela. Tem mulher que a boca é como o céu. Deve ser por isso que inventaram o céu da boca. O beijo parecia uma nuvem. Eu flutuava.

(FAZ GESTO DELICADOS, COMO NUM BALÊ. ENTRA RICK QUE DEVE SER INTERPRETADO PELO MESMO ATOR QUE INTERPRETA O CANETA.)

RICKY

Opa, isso aqui é uma Mecânica?

JAMBOLÃO

Não é um motel. E eu sou o cara do clube de mulheres que dança em cima do queijinho. Olha só. (DANÇA UM POUCO)

RICKY

Até que leva jeito.

JAMBOLÃO

O que é isso, meu? Olha o respeito, isso aqui é uma oficina, rapá. Mecânica do amor não fecha nunca. Ta pensando o quê?

RICKY

Eu to precisando de ajuda.Um problema no carro.

JAMBOLÃO

Ué, mas por que o gente fina não ligou para o seguro?

RICKY

Fiquei sem celular. Tem um telefone para ligar para a Brigada?

JAMBOLÃO

Ué, porque os home, não é problema mecânico?

RICKY

Estou apavorado. Acabemos de ser seqüestrados.

JAMBOLÃO

Seqüestrados?

RICKY

Um amigo meu e duas meninas.

JAMBOLÃO

Cadê o teu amigo? Ele está bem?

RICKY

É uma longa história. Escapamos dos seqüestradores, aí agente se desentendeu. Estava todo mundo nervoso. A Mercedes está ali parada.

JAMBOLÃO

Mercedes é uma das mina?

RICKY

Forma elas, as mina, que armaram a armadilha. Fugiram com os ... (SUSSURRANDO) bandidos.

(RICKY OLHA AO REDOR CERTIFICANDO-SE DE QUE OS BANDIDOS REALMENTE FORAM EMBORA. JAMBOLÃO GRITA.)

JAMBOLÃO

E a Mercedes?

RICKY

(SALTA ASSUSTADO. PÕE A MÃO NO PEITO. RESPIRA FUNDO E SE RECOMPÕE) Os caras eram tão maloqueiro não sabiam dirigir uma Mercedes. Afogaram o motor, abandonaram o carro, mas sumiram com a chave.

JAMBOLÃO

Um carrão destes! Que judiaria. Mas deixa que eu resolvo.

RICKY

Melhor não mexer senão eu perco o seguro.

JAMBOLÃO

Te preocupa não. Quer um café? É por conta da casa.

RICKY

Para aí. Tu não estudou no Grupo Escolar Teodoro da Fonseca?

JAMBOLÃO

Teodoro da Fonseca, cu cagado e a perna seca?

RICKY

Sabia que te conhecia. Acho que nós estudamos juntos.

JAMBOLÃO

Não me lembro de ti não.

RICKY

Eu era meio quieto.

JAMBOLÃO

Tu não era um riquinho cagão que sentava na primeira fila e anotava quem conversava aula?

RICKY

(OLHANDO PARA OS LADOS E CONFERINDO SE É COM ELE MESMO O ASSUNTO) Eu? Acho que não era eu não.

JAMBOLÃO

Então não me lembro de ti.

RICKY

Mas eu lembro de ti, tu era um baita bagunceiro.

JAMBOLÃO

Que nada, eu era um santo.

RICKY

Não, não era não. Eu anotei tudo várias vezes...

JAMBOLÃO

Quê? (PARA SI MESMO) Filho da puta!

RICKY

Tu lembra da Sandrinha. Morena jambo. Uma delícia. Eu era apaixonado por ela.

JAMBOLÃO

Casei com ela.

RICKY

Quê! (PARA SI MESMO) Filho da puta!

JAMBOLÃO

Pára aí, teu nome não é Ricardo, é?

RICKY

O próprio.

JAMBOLÃO

Tu mudou de vida...

CENA 9

RICKY

Porra, o meu colega do Deodoro Fonseca, quem diria... tu era amigão pra caralho. (OLHA PARA A OFICINA COM DESDÉM) Isso aqui é teu?

JAMBOLÃO

(ORGULHOSO) Eu sempre soube negociar. Peguei isso aqui de um pé rapado, era uma biboca só, e eu dei um jeito nisso tudo.

RICKY

(DISFARÇANDO) Porra.

JAMBOLÃO

Mas e tu?

RICKY

Sou empresário.

JAMBOLÃO

É e o que tu faz?

RICKY

Negocio com o exterior.

JAMBOLÃO

Exterior, o quê? Dólar, euro... Esse negócio todo?

RICKY

É, eu tenho uma casa de câmbio. Negócio legal, coloco dinheiro onde o cliente quiser. Mas não só isso, tenho vários negócios. Me lembro sempre de ti porque uma vez que nos deram um atraque naquele Bar do Gordon, lembra? E eu botei o meu baseado na tua mochila.

JAMBOLÃO

Ah, foi tu?

RICKY

Obrigado, te devo uma.

JAMBOLÃO

Deve mesmo, pois me prenderam por causa de uma ponta de maconha que não era minha. Passei três dias a pão e água no xadrez. Meu pai, quando descobriu me tirou a tapa da delegacia. Quase pedi pro delegado para ficar mais tempo lá. O castigo que o velho me deu foi mandar eu trabalhar. Fui boy de uma papelaria, fui auxiliar de pedreiro e depois auxiliar de mecânico do Caneta Pai, que graças a Deus foi um pai pra mim. Mas com isso tudo: adeus estudo!

RICKY

Nunca pensei que tivesse acontecido uma coisa destas.

JAMBOLÃO

Pois é mas aconteceu. O que tu vai fazer agora que tu sabe?

RICKY

Faz tanto tempo.

JAMBOLÃO

Mas eu me lembro como se fosse hoje. Como é que fica?

RICKY

Como é que fica o quê? Vai me cobrar uma brincadeira de criança, aquilo foi uma coisa inconseqüente.

JAMBOLÃO

Inconseqüente? Garanto que o riquinho estudou até o fim. Teve uma vida feliz. Aliás, tu não era chamado pelo teu nome, Ricardo, era Ricky para os íntimos? Claro que era, ricky-riquinho. Garanto que terminou o colégio, fez cursinho, ganhou um carro quando passou no vestibular, comeu a primeira namorada no Chevete, fez faculdade federal, se formou, o pai pagou um escritório, casou uma mulher rica e sai para jantar fora duas vezes por semana. É ou não é?

RICKY
Pra que tudo isso? O que é que tu quer. Um pedido de desculpa. Tudo bem, me desculpe. Agora eu preciso usar o telefone.

JAMBOLÃO

Fique a vontade. De ti não quero nada.

RICKY

Alô? Oi querida, estou aqui no mecânico. Não tudo bem. Volto logo para casa. (DISCA DE NOVO) Oi meu amor, tive um problema, te vejo a noite. (FAZ OUTRA LIGAÇÃO) Oi, meu bem. Sim, passo aí à tardinha.

JAMBOLÃO

Porra, quantas mulher tu tem?

RICKY

Não quero mais falar contigo.

JAMBOLÃO

A primeira deve ser a tua mulher, a oficial. A segunda uma namorada ou uma amiga. E a terceira e a mulher de algum amigo teu que tu sacaneia, não é?

RICKY

Sei lá, o que posso fazer? Acho que as mulheres é que me querem. Eu sou um servo do prazer das mulherada. Tem gente que me chama, na interna, de Sultão... por causa das mulheres... harém sabe?

JAMBOLÃO

Prá mim mulher só uma. A minha mãe que eu aprendi a amar e respeitar.

RICKY

Posso usar o banheiro?

(RICKY SAI DE CENA.)

JAMBOLÃO

Mãe é mãe, o resto é brincadeira. Não deveria, mas vou dar uma olhada no teu carro. Fica por aí, mas não mexe em nada. Não puxa a descarga com força que...

(BARULHO DE ÁGUA TRANSBORDANDO.)

JAMBOLÃO

O cara, que é um baita filha da puta, me aparece depois de todos esses anos, chega aqui, diz que vai ligar pra polícia e liga prum monte de mulher, chega com esse história de Mercedes, assalto, um amigo que ninguém viu, coisa estranha..., é melhor eu dar uma conferida

(CANETA VOLTA À CENA. CONTINUA O BARULHO DE ÁGUA NO BANHEIRO.)

CANETA

Quem é que está no banheiro?

JAMBOLÃO

Um filho da puta que não sabe usar a descarga.

CANETA

Onde é que tu vai? (LIGA O RÁDIO)

JAMBOLÃO

Vou pegar as ferramenta pra arrumar uma Mercedes. Já volto.

CANETA

Cara, como é bom este programa esportivo. Eu escuto desde que eu tinha seis anos. Minha mulher sempre reclamava.

JAMBOLÃO

As mulheres sempre reclamam do Sala de Redação. Aliás, já notou como as mulheres reclamam da gente?

CANETA

Parece que somos um débismental.

JAMBOLÃO

São mulheres o que tu queria?

CANETA

Depois do almoço eu ligava o radinho e ia para o banheiro. Ficava ali numa boa, limpando os intestino e escutando aquela bobajalhada toda.

JAMBOLÃO

As mulheres não entendem de coisa de homem. Tem dia que eu fico escutando e, sei que os caras não me escutam, mas eu falo junto com eles. Discuto, dou opinião. Eu vou ali e já volto.

CANETA

E essa água continua correndo. Vou dar um jeito. Como é o nome do cara?

JAMBOLÃO

(SAINDO DE CENA)Riquinho.

CANETA

Capaz! É mesmo? (PARA O RICKY) Oh, riquinho, deixa que eu dou um jeito.

(CANETA CARREGA UM PEDAÇO DO MOTOR, MUITO PESADO. TRABALHA, ESPREME O DEDO, XINGA. ENQUANTO ISSO SE ESCUTA O PROGRAMA ESPORTIVO FALANDO DOS JOGADORES FAMOSOS DO MOMENTO. DE REPENTE NO LUGAR DO NOME DOS CRAQUES COMEÇA A SE ESCUTAR O NOME DO CANETA, COMO SE FOSSE UM GRANDE CRAQUE HUMILHANDO O JABOLÃO, JOGADOR CONSIDERADO PELA CRÍTICA COMO MEDÍOCRE. CANETA APARECE COM O JOGADOR HERÓI DE PLANTÃO. JAMBOLÃO O VILÃO. QUANDO MAIS CANETA É ELOGIADO NO RÁDIO, MAS O TRABALHO SE MOSTRA PESADO E ISUPORTÁVEL. NESTE CLIMA DELIRANTE, VAI CAINDO A LUZ. O SOM DO RÁDIO TOMA DIFINITVAMENTE CONTA DA CENA. O PROGRAMA VAI SE TRANSFORMANDO NUMA TRANSMISSÃO REAL DE UM JOGO. HÁ UM RETROCESSO DE TEMPO. O NARRADOR DO JOGO SITUA A CENA NA NOITE DO DOMINGO ANTERIOR. SOBE A LUZ.RICKY E ANSELMO ESTÃO SENTADOS NO CHÃO ENCOSTADOS NA MERCEDES. ESTÃO APAVORADOS.)

RICKY

Os cara já foram?

ANSELMO

Não sei. Não estou escutando nada.Levanta e dá uma olhada por aí

RICKY

Eu não. Eles mandaram a gente ficar quieto sem se mexer, portanto, cala a boca.

ANSELMO

Deixa de ser cagão. Cara, que fria gente foi se meter.

RICKY

Eu juro que se sair desta nunca mais vou me meter com vagabunda.

ANSELMO

Pára de prometer o que tu sabe que não vai cumprir.

RICKY

É verdade, eu to fudido aqui, mas se pintasse aquela vagaba de novo eu caia que nem um patinho.

ANSELMO

Pára de chamar as mulher de puta. Isso é preconceito, tu não gosta de mulher.

RICKY

Eu adoro as putas. Trato as puta com muito carinho.

ANSELMO

Pára de chamar as mulher de puta.

RICKY

Não é preconceito, cara, é a vida. O cão é o melhor amigo de um homem, já cadela é uma puta. Vadio é o cara que não trabalha, enquanto que vadia é... Homem público é um cara prestigiado, já mulher publica é... Um homem dado é uma cara legal, expansivo, mulher dada é. Aventureiro é um cara que arrisca coisas na vida, aventureira é. Touro é um homem forte, vaca...

ANSELMO

Isso quer dizer que o preconceito não é teu.

RICKY

Não cara, quer dizer que nós somos vítimas.

ANSELMO

Vítima do social, da desigualdade.

RICKY

Não, quer dizer, sim. Vítimas do social, da desigualdade, mas principalmente, vítimas da testosterona.

ANSELMO

Ah, bom, porque tu não explicou. Logo, nós estamos aqui amarrados, fudidos, o cara levou meu celular, todos os meus cartões, e tu diz que nós somos vítimas da testosterona. Não fode, caralho porra.

RICKY

Isso aí. Sabe porque os homens dizem palavrão muito mais do que as mulheres? Testosterona. A testosterona faz com que uma frase comece com caralho e termina na porra.

ANSELMO

As frases começam por porra. Porra, que merda, porra do caralho. Porra. A porra vem primeiro.

RICKY

Na ejaculação precoce.

ANSELMO

Tu bebeu, cheirou ou o quê? Vamos tentar sair daqui.

RICKY

Eu não sei como é que a gente entrou.

ANSELMO

Isso eu sei. Foi a porra da testosterona. Duas horas atrás, nós saindo do futebol. Ia tomar um chope e ir para casa. Quando a testosterona fez tu enxergar aquela mina no fundo do bar.

RICKY

E fez tu te excitar com a amiga.

ANSELMO

Eu não tive culpa ela me olhou de um jeito que eu não tive escolha.

RICKY

E a amiga parecia que falava com os olhos. Me come, me come, vou te chupar, garanhão.

ANSELMO

E, tchê, que trepada!

RICKY

Mulher que gosta de dar é bom.

ANSELMO

O cheirinho da amiga era muito excitante! Fiquei louco.

RICKY

Sabe por que? Testosterona.

(OS DOIS OLHAM PARA A PLATÉIA E ANUNCIAM.)

OS DOIS

Quatro horas antes.

(ELES ESTÃO NUM BAR. EM UMA MESA ESTÃO DUAS MULHERES REPRESENTADAS POR BONECAS INFLÁVEIS.AGORA ELES FALAM PARA A PLATÉIA.)

ANSELMO

Primeira coisa para dar uma pulada de cerca é criar um álibi.

RICKY

O futebol é um bom álibi. No motel, é só deixar a TV no jogo e logo que chegar em casa comentar um ou dois lances que o futebol compacto confirma.

ANSELMO

Problema: tem que voltar antes da meia-noite.

RICKY

Outro álibi que sempre funciona é jogar futebol com os amigos. Tem a vantagem de poder molhar o cabelo e chegar em casa com a cara de satisfeito.

ANSELMO

E ainda pode tomar uma cervejinha que está incluída no pacote.

RICKY

Cuidado é com o perfume da mulher. Pois depois de um futebol de várzea não dá para chegar cheirando a florzinha.

ANSELMO

Na falta de qualquer um destes, a gente liga par um amigo que confirma o álibi. Problema: ele pode te pedir dinheiro emprestado e tu, compulsoriamente, tem que emprestar.

RICKY

Tem ainda o do carro estragado. É só combinar com o mecânico para que ele ligue no dia seguinte dizendo que o carro está pronto. Justifica qualquer atraso.

ANSELMO

O infalível é o enterro do amigo de infância. De tardezinha, tu passa no São Miguel e Almas, escolhe um velório com um defunto mais ou menos da tua idade e assina o livro de presenças. Depois, à noite, tu diz pra patroa que morreu um amigo que tem que velar o corpo e vai para a farra. Uma semana chega pelo correio o cartãozinho de agradecimento confirmando o álibi. Mas se vocês estiverem em apuros, já existem empresas, em São Paulo, que criam para você o seu álibi personalizado. Basta ligar para 0800-003369 que eles tomam todas as providencias.

RICKY

Isso feito. A noite está liberada.

ANSELMO

Vamos?

RICKY
Vamos.

(INICIAM A ABORDAGEM ÀS MULHERES. AQUI NESTA CENA SE ESTABELECE UM JOGO ENTRE O ÉPICO E O DRAMÁTICO ONDE A PERSONAGEM COMENTA COM O PÚBLICO E AO MESMO TEMPO ATUA.)

ANSELMO

(COMENTANDO) O grande lance na conquista é o primeiro impacto. A primeira frase é a que mais impressiona. Tem gente que diz que a mulher escolhe o homem com o olhar o que é uma tremenda bobagem, pois desde os inícios dos tempos os homens foram, e sempre serão, caçadores. Estão sempre no controle. Além disso a testosterona não interfere no QI masculino.(PARA ELAS) As gostosas estão sozinhas?

RICKY

(COMENTANDO) Quando uma mulher muito, mas muito gostosa olha para um homem primeira coisa que ele deve fazer é verificar se tem dinheiro na carteira. Porque estas mulheres lindas e maravilhosas que freqüentam as festas, são modelos, tem carro importado e tu nunca viu em propaganda nenhuma, só pagando. E bem. (PARA ELAS) Não te conheço de algum comercial?

ANSELMO

(COMENTANDO) Qualquer abordagem que não seja na área de trabalho ou em zona de caça e pesca é sempre e necessariamente ridícula. (PARA ELAS) Não te conheço de algum lugar?

RICKY

(COMENTANDO) Está pergunta sempre vem cheia de perigos. O primeiro é receber um sintético e acústico “não”. Outro mais greve, é de realmente conhecê-la: ela é a melhor amiga da sua mulher ou de sua filha de 14 anos.(PARA ELAS) Tu sempre vem para este bar?

ANSELMO

(COMENTANDO) Sempre nos primeiros contatos o homem faz questão de mostrar o seu currículo. Os trabalhos que fez, os prédios que construiu, o carros que tem, os parentes famosos. Nesta hora não tem ladrão na família. Por isso, uma técnica muito freqüente é o cartãozinho. (TIRA UM CARTÃOZINHO JUNTO COM UM CURRÍCULO VITAE) Este é meu cartão... E este e meu currículo.

RICKY

(COMENTANDO) Outros ainda vão direto ao assunto. (PARA A GURIA) Este é o meu saldo bancário.

ANSELMO

(COMENTANDO) É uma sacanagem afirmar que quem gosta de homem é gay e que mulher gosta de dinheiro, mas somos nós mesmos que incentivamos a amor entre iguais. Da mesma classe social eu me refiro. (PARA ELA) Tu mora em que bairro?

RICKY

(COMENTANDO) Depois de verificar se a menina é de família ou pistoleira o homem faz o teste mais importante que é quando ela levanta e vai até o banheiro. Aquela caminhada de costas da mulher é o teste final. (PARA O AMIGO) Que bunda!

ANSELMO

Olha só que coxa!

RICKY

E rebola.

ANSELMO

Preferência nacional!!

RICKY

Continental!!

ANSELMO

(COMENTANDO) Aí tu leva ela para jantar. Nesta hora o maior perigo é a conversa entrar no cotidiano prosaico e brochante. (REPETINDO O QUE A MULHER LHE CONTOU) Tu estava cozinhando, teu bebe tirou a fralda e fez cocô no tapete??

RICKY

(COMENTANDO) Ou entrar no âmbito das tragédias. (REPETINDO) Tua mãe teve uma doença no útero que deixava a ... sangrando dia-e-noite???

ANSELMO

(COMENTANDO) Importante é ser atencioso sem se deixar tomar pela intimidade. (REPETINDO) Ai, tu te separou e ele ficou com tudo e tu ainda perdeu o emprego? (MUDANDO RAPIDAMENTE DE ASSUNTO) Eu também fui no show do Eric Clepton! Claro, ah, muito bom.

(OS DOIS ANUNCIAM PARA A PLATÉIA.)

OS DOIS

Duas horas depois

(UM EM CADA LADO DO PALCO. CADA QUAL COM SUA MULHER INFLÁVEL. PRIMEIRO OS DOIS FAZENDO MALABARISMOS SEXUAIS, ATÉ QUE O UM GOZA E ACENDE UM CIGARRO. O OUTRO COMEÇA A BROCHAR. TOMA UM MONTE DE COMPRIMIDOS AZUIS. OLHA PARA O RELÓGIO, EXAMINA O PÊNIS, E NADA.)

RICKY

(PARA A PARCEIRA) Isso nunca me aconteceu antes. É a primeira vez. Não, tu está sendo legal, o problema é meu. Só meu, eu estou mio estressado por causa do trabalho, sabe? Stress é foda! Esse remédio demora para funcionar?

(MÚSICA EM OFF. AQUI HÁ UMA TROCA DE PERSONAGENS. USA-SE O RECURSO DE UMA COREOGRAFIA PARA UM STREAP-TEASE.NA MESMA COREOGRAFIA ELES MONTAM CANETA E JAMBOLÃO UM EM CADA LADO DO PALCO.)

CANETA

Primeira coisa que o nego faz quando quer pular a cerca é inventar um desculpa.

JAMBOLÃO

Nega véia, to indo para a farra. (COMENTANDO) Para ganhar uma mina. O primeiro lero e o que mais importa. Tem gente que diz que a mulher escolhe o homem. Tremenda bobagem.O homem é que coordena. Mulher tem direito de dizer não só que depois tem que agüentar a fúria do Maiquetaiso. (PARA ELAS) As madame estão procurando sarna pra se coçar?

CANETA

(COMENTANDO) Quando uma mulher muito, mas muito gostosa olha para um homem primeira coisa que ele deve fazer é localizar a patroa para escapar do pardal.Porque se não tiver a foto sempre é possível negar. Negar até a morte. Mulher gostosa é toda mulher que quer dá pra mim. Mulher é mulher o resto não é mulher. (PARA AS GURIAS) Oi.

JAMBOLÃO

(COMENTANDO) A zona de caça e pesca é aberta e livre. Só não pode atirar na irmã da patroa, nem nas filhas da amante que ninguém aqui nasceu pra Udiale. (PARA ELAS) A gente não se conhece do Pagode do Bráulio?

CANETA

(COMENTANDO) Tem pergunta que a gente não pode perguntar pra mina pra não receber um tapa na cara. Tem que comer o mingau pela beirada. (PARA ELAS) Te pago um xinaps minha Vera Fischer.

JAMBOLÃO

(COMENTANDO) Sempre nos primeiros contatos o homem faz questão de mostrar o seus documentos. Os atributos físicos. Ela tem que ter uma idéia do que é o negócio em funcionamento. (MOSTRA O CORPINHO) Não é pra mim gambá mas este corpinho aqui já deu três sem tirar depois de derrubar duas garrafa do Velho Barreiro. E este e meu currículo.

CANETA

(COMENTANDO) Outros ainda vão direto ao assunto. (PARA A GURIA) A belezoca estas a fim de um trepes a fu ali no campinho?

JAMBOLÃO

(COMENTANDO) Depois de verificar se mina é de família ou pistoleira, homem faz o teste mais importante que é quando ela levanta e vai até o banheiro. Aquela caminhada de costas da mulher é o teste final. (PARA O AMIGO) Que bunda!

CANETA

Olha só que coxa!

JAMBOLÃO

E rebola.

CANETA

Preferência nacional!!

JAMBOLÃO

Continental!! (COMENTANDO) Aí tu leva ela para um rango. Nesta hora tem que deixar a mina falar de tudo que coisa horrível que aconteceu, todas as desgraças. (PARA ELA) Vem cá que o papai te consola. Tem homem que é mesmo insensível.

CANETA

(COMENTANDO) Quanto mais falar de desgraça e tragédia, melhor. (REPETINDO) Tua mãe teve uma doença ruim, tadinha, tu deve ter sofrido muito, precisa de um consolo...

JAMBOLÃO

(COMENTANDO) Importante é entrar na intimidade. (REPETINDO) Ai, tu te separou e ele te largou na rua da amargura? Eu tenho um amigo que trabalha no Maquidonal 24 horas que pode te ajudar. Tu gosta de dormir tarde?

(ANUNCIANDO PARA A PLATÉIA)

OS DOIS

Duas horas depois.

(UM EM CADA LADO DO PALCO. CADA QUAL COM SUA MULHER INFLÁVEL. PRIMEIRO OS DOIS FAZENDO MALABARISMOS SEXUAIS, ATÉ QUE O UM GOZA E ACENDE UM CIGARRO. O OUTRO COMEÇA A BROCHAR.)

OFF - VOZ DA MULHER

Não tem ninguém em casa?

CANETA

(APAVORADO) Será que o amendoim com catuaba demora para funcionar?

(OFF DE MÚSICA – VOLTA A COREOGRAFIA PARA TROCA DE ROUPAS. AGORA ELES MONTAM RICK E ANSELMO. ELES ESTÃO BÊBADOS CANTAM E DANÇAM ABRAÇADOS ÀS BONECAS INFÇLÁVEIS.LUZES PISCAM. ENTRA LOCUÇÃO – DUAS VOZES MASCULINAS.)

VOZ I

“Entrem no carro rápido senão a gente queima vocês”

VOZ II

“Abaixados aí no banco. Não olhem prá minha cara”.

(POUCA LUZ. BARULHOS ABAFADOS DE RECLAMAÇÕES, GRITINHOS, BATIDAS DE PORTA, ARRANQUE DE MOTOR.ANSELMO E RICKY APARECEM NA JANELA DA MERCEDES CENOGRAFADA.)

ANSELMO

O que é isso?

RICKY

Porra, caralho, estamos sendo seqüestrados.

ANSELMO

Foram essas putas que trouxeram a gente para uma armadilha.

RICKY

Garanto que vão roubar nosso rim!

ANSELMO

Pára com estas de lendas urbanas. Acho mais provável que roubem nossos cartões de crédito.(PARA OS SEQUESTRADORES) Está tudo aqui. Não vamos reagir, ta na boa, fiquem calmo. Ninguém vai olhar para vocês.

(OFF – RUÍDO DE AVARIA DE MOTOR. SOM DE MOTOR SENDO LIGADO. SOM CARACTERÍSTICO DE MOTOR AFOGADO. VOZES MASCULINAS DOS SEQUESTRADORES.)

VOZ I

Fudeu cara, vamo levá o que dá.

VOZ II

Passem tudo o que tem: relógio, carteira, celular.

VOZ I

Que galo preto, meu. Vamos ter que puxar outro carro.

VOZ II

Quietos aí. Vamos levar as minas. A gente vai voltar e auqé encontrar vocês bem quietinhos aqui. Se não as mina morre.

VOZ II

Vamu nessa. Vamu nessa.

(SOM DE PORTAS BATENDO, GRITINHOS E RISADINHAS. VOLTA A LUZ. ANSELMO E RICK ESTÃO ENCOSTADOS NA LATERAL DA MERCEDES. MÃOS NA CABEÇA. APAVORADOS.)

RICKY

Tu está vendo os caras?

ANSELMO

Claro que não. Ta muito escuro.

ANSELMO

Tu acha que alguém vai nos encontrar aqui?

RICKY

Vão nos encontrar com certeza, não sei se vivoS ou mortoS.

ANSELMO

Não fala isso, se a gente morrer, temos que reconhecer que tivemos uma vida boa.

RICKY

Mulher é que não faltou.

ANSELMO

Lembra aquela noite que fechamos o Gruta Azul só com modelo, manequim, atriz e eventos? E tu seu comeu aquela gostosa da novela.

RICKY

Nem era tão gostosa assim. Bom mesmo é tranzar com mulher casada, afinal estão na mesma que tu. Não põe em risco o casamento.

ANSELMO

Mas eu não gosto mulher que trai porque se ela trai os outros, vai te trair também.

RICKY

Já mulher que gosta de perigo é perigosa. Ela se excita criando situações em que pode ser descoberta.

ANSELMO

O pior é quando uma mulher mais velha te aborda. Primeiro, isso significa que tu não é tão jovem nem tão conservado quanto tu imaginava.

RICKY

Eu nunca vou para a cama com uma mulher mais velha ou mais feia que a minha. Mulher jovem é bom. Tudo durinho e sem silicone.

ANSELMO

É mas tem que levar na pizza rodízio e conversar sobre banda de rock da moda.

RICKY

E mulher vamp então.

ANSELMO

Não gosto. Ela é tão tarada, mas tão tarada que transar com ela perde o sentido. Eu acabo me sentindo meio Pe Marcelo.

RICKY

E as escandalosas?

ANSELMO

Tu aperta a mão ela começa a gemer.

RICKY

Tu pensa que vai ser uma grande noite.

ANSELMO

Que nada! Ela fica tentando gozar por horas a fim.

RICKY
E tu extenuado!

ANSELMO

E ela ainda sai do motel querendo mais!

RICKY

Dizendo que tu é ruim de cama!

ANSELMO

Que loucura! Ainda bem que tu sente a mesma coisa que eu.

RICKY

A gente se entende mesmo. Tu é muito meu amigo.

ANSELMO

É verdade, tu é parceiro pra caralho, cara, te admiro.

RICKY

Eu também gosto muito de ti. Quanta balada que a gente encarou junto.

ANSELMO

E ciladas também.É nessas horas que eu penso na minha mulher.

RICKY

Na família...

ANSELMO

Minha mulher sempre reclama de um monte de coisa. Ontem, por exemplo, ela fez a seguinte seqüência: eu acordei e fui no banheiro, ela reclamou que eu molhei o tampo do caso.

RICKY

E tu molhou?

ANSELMO

Molhei. Aí tomei um banho, ela reclamou que eu espalhei água todo o banheiro.

RICKY

E tu espalhou?

ANSELMO

Espalhei. Depois ela reclamou que eu deixei um monte de roupa úmida em cima da cama.

RICKY

E tu deixou?

ANSELMO

Deixei. Aí ela começou a falar um monte de coisas e reclamou que eu não escutava.

RICKY

O que ela falou?

ANSELMO

Não sei, não escutei nada. Aquilo era só uma música de fundo, uma trilha incidental. Tatatatatattatatatttata. Como é que eu vou escutar uma coisa destas?

RICKY

E eu que estava vendo o jogo pelo pay-per-view, time entrando em campo, decidindo a classificação e ela me falando do eletricista que deixou um fio desencapado não sei aonde que eu tinha que fazer não sei o quê. Eu balancei a cabeça e concordei. Depois ela veio me cobrar que eu não tinha feito nada.

ANSELMO

Agora me explica como é que um homem pode escutar uma mulher se ela fala numa hora destas?

RICKY

Minha mulher vive reclamando que eu não lembro das datas importantes.

ANSELMO

A minha também. Ela quer que eu me lembre do dia do aniversário de casamento.

RICKY

Do dia do aniversário de namoro. Dia do primeiro beijo.

ANSELMO

Como é que pode? Eu me lembro do gol do Figueiroa contra o Cruzeiro, Valdomiro bateu a falta que não houve e o Figueora subiu numa nesga de sol e o Raul nem viu a bola.

RICKY

Eu me lembro quem era o controavante do Brasil na Copa de 50 que eu nem tinha nascido, era o Ademir, o queixada.

ANSELMO

Me lembro da zaga do Inter que jogou a primeira partida no Beira-Rio, Scala e Pontes.

RICKY

Me lembro do quarto zagueiro do Grêmio que Hexa-campeão pela primeira vez. Áureo.

ANSELMO

Me lembro da briga na final do campeonato dente de leite que perdemos de 1 x 0 lá no Dom Bosco.

RICKY

Lembro que o Gerson Resende fez o record no campeonato de Bronha no Colégio Rosário em 1967. Quinze segundos! Deve ejacular precocemente até hoje.

ANSELMO

Eu me lembro de uma noite de amor com a minha mulher. Estávamos namorando, jantamos no Floresta Negra, tomamos champanhe, me lembro da taça brindando no contra luz, me lembro do vestido esvoaçante, me lembro do motel, me lembro do espelho, da música...

RICKY
Reclamam demais. Depois elas não querem que a gente apronte na rua. As putas são a salvação do casamento.

ANSELMO

Mas casa com uma puta que em duas semanas tu está reclamando das mesmas coisas.

RICKY

Capaz.

ANSELMO

Eu queria mesmo é me apaixonar pela minha mulher. Ficar na boa, namorar, como se ela não fosse minha mulher. Uma vez eu li escondido o diário dela. Que mulher cheia de paixão aquela do diário. Se ela assumisse aquela mulher do diário, aí sim, eu podia me apaixonar por ela.

RICKY

(ALHEIO) As mulheres dizem um monte de coisa da gente, mas ninguém fala que os homens estão sempre no front.

ANSELMO

Sempre alerta, prontos para a guerra.

RICKY

Quando a gente não tem mais o que dizer e parte para a ignorância, elas enchem a boca pra dizer que isso é coisa de homem.

ANSELMO

Aí a gente se sente impotente, como agora.

RICKY

Nós somos reféns.Reféns de seqüestrados, refém da violência, reféns das obrigações, reféns das mulheres.

ANSELMO

Pode ver, as histórias, as peças os filmes são sempre sobre mulheres.

RICKY

Quando tem coisa de homem eles são uns babacas.

ANSELMO

Uns meninos grandes.

RICKY

Uns velho-criança!

ANSELMO

Ninguém fala quando a gente chega em casa de depois de um dia de trabalho.

RICKY

Ninguém fala quando a gente se esfola meses para conseguir pagar as contas.

RICKY

A dupla jornada é um problema para as mulheres, mas ninguém fala da jornada única, compulsiva e obrigatória do homem.

ANSELMO

Ninguém fala do nosso esforço para ser admirado pelas mulheres. Da batalha para fazer com que elas sintam que a gente vale a pena.

RICKY

Ninguém fala que é bala para tudo quanto é lado e que ainda temos que chegar em casa com cara de herói sensível.

ANSELMO

Elas querem o quê? Um homem feminino?

ANSELMO

Só que as mulheres também estão fazendo tudo isso aí.

RICKY

Sim, as mulheres-masculinas. Está cheio de mulher testosterona por aí.

(OS DOIS OLHAM PARA NOITE QUE LHES ENVOLVE.)

RICKY

Eu tive uma namorada que gostava de mandar em mim. Ela tinha dois filhos. Um de colo e uma menina de oito ou nove anos. Eu gostava das crianças como se fossem meus filhos. Essa namorada trabalhava numa multinacional de moda e voltava tarde do trabalho. Ela ganhava muito mais do que eu. Então ela mandava eu buscar as crianças na creche, levar no pediatra, ir em reunião do colégio. Eu dava mamadeira, trocava fraldas, - já imaginou eu trocando fralda - depois de ver novela eu ainda ajudava a menina nos temas e brincava com ela. Essa menina dizia pra todo mundo que eu era o verdadeiro pai dela. Um dia eu e essa namorada transamos, eu dormi e sonhei que ela mesmo sendo mulher, era o pai e eu mesmo sendo homem, era a mãe. No sonho eu estava sempre esperando alguma coisa de alguém. A felicidade sempre fora, longe... Um vazio imenso dentro de mim. Acordei chorando, infeliz. Será que é isso que as mulheres sentem? Levantei, dei um beijo nas crianças e fui embora. Para sempre. Encontrei ela dois anos depois numa recepção no Plaza namorando um guri todo arrumadinho com cara de veado.

ANSELMO

Uma vez eu tive uma amante.(PARA O PÚBLICO) O que é que tem? Todo o mundo teve, vai dizer que não? (PARA RICKY) Fiquei com ela dois anos. A gente se via duas vezes por semana. Eu chegava na casa dela e ela cuidava de mim, me tratava como um rei. Assim que eu entrava ela vinha com meus chinelos, fazia massagem, preparava comidinhas. Eu bebia vinho, transávamos e depois eu ia fumar no banheiro. Adoro fumar no banheiro. Lá em casa é uma tragédia fumar no banheiro. Até a minha filha reclama. Eram momentos muitos felizes, era muito bom. Não sentia que eu merecesse aqui tudo, mas o sorriso dela me convencia que valia a pena. Um dia, estava saindo e ela me beijou. Aquele beijo era um alimento para a alma. Eu abri a porta e ela foi para o quarto. Eu já estava quase no corredor quando me lembrei que esquecera o isqueiro. Um zippo com a cara do Elvis que ela me deu. Então voltei. Peguei o isqueiro e ia sair quando escutei um ruído estranho, parecia um gato miando, um som agudo, chiado, sofrido e foi ver o que era. Entrei no quarto e ela chorava com o rosto abafado no travesseiro. Ela pensou que eu tinha saído e começou a chorar. Aí eu entendi que cada vez que eu saia, ela chorava como um bebê desamparado. Noutro dia, ela me recebia com um sorriso aberto, amplo, alegria contagiante. Só aí eu percebi o que eu fazia para ela e não pude suportar. Deixei o isqueiro e fui embora. Nunca mais fumei no banheiro.

PAUSA

ANSELMO

Pô, cara, talvez a gente morra, mas antes tenho que te confessar uma coisa.

RICKY

Fala, velho.

ANSELMO

Em nome da nossa amizade.

RICKY

Aquela amizade que só homem tem por outro homem.

ANSELMO

Homem é sincero. Por isso eu vou te falar. Eu sempre fui apaixonado pela tua mulher. Dei em cima dela um monte de tempo e ela sempre resistiu.

RICKY

(TRANSTORNADO)Não acredito. Seu traidor, fingido e traidor. Tu fudeu tudo, cara. Fudeu tudo.

(RICKY SE AFASTA CAMINHANDO DE UM LADO PARA O OUTRO COMO UMA FERA ENJAULADA. TOTALMENTE ESQUECIDO DOS SEQUESTRADORES.)

ANSELMO

(ASSUSTADO E CONSTRANGIDO)Mas não fica assim, Ricky. Não aconteceu nada. Tua mulher sempre manteve a classe, sempre levou na brincadeira e, além do mais, isso é normal entre amigos, afinal as pessoas se conhecem socialmente e acabam gostando umas das outras. Não sei porque fui tocar nesse assunto. Uma bobagem.

(PAUSA. RICKY PÁRA SUBITAMENTE. FIXA O AMIGO.)

RICKY

Eu comi a tua mulher e ela é muito gostosa.

ANSELMO

Minha mulher é gostosa? Ela é a mãe dos meus filhos, minha filha, minha mãe, minha irmã, amiga, companheira, ela é a minha família. Gostosa são as vagabundas que nos deixaram na mão. Já notou que a mãe dos nossos filhos nunca é gostosa? Quem é mesmo que tu falou que comeu?

RICKY

Tu ouviu muito bem palhaço.

ANSELMO

Pára aí. Replay na minha memória. Nós falamos de amizade, daí eu falei... tatatã e aí tu disse que (CAINDO A FICHA) comeu a minha mulher. E que ela é gostosa? Foi isso mesmo ou estou delirando.

RICKY

Foi isso que eu falei.

ANSELMO

Mas por que tu estas dizendo isso, agora. Não podia guarda este segredo mais um pouquinho, digamos, até levar um tiro na cabeça, por exemplo, seu sacana, filho da puta?

(ANSELMO JÁ DE PÉ AMEAÇA BATER EM RICKY. ESTE ASSUME A POSIÇÃO DE DEFESA. OLHAM-SE FIXAMENTE POR ALGUNS MOMENTOS. DESISTEM. VIRAM-SE DE COSTAS UM PARA O OUTRO. ANSELMO INICIA SAÍDA DE CENA.)

RICKY

Onde é que tu vai?

ANSELMO

Por aí. Dar uma volta, esfriar a cabeça.

RICKY

Os caras mandaram a gente ficar aqui

ANSELMO

To cagando pros caras, to cagando pra ti, to cagando pra tudo. Os seqüestradores que se fodam.

(ANSELMO SAI. RICKY PARECE ASSUSTADO. A LUZ VAI CAINDO ATÉ BLACK OUT.)

RICKY

Ôh Anselmo, volta aqui. Não gosto de ficar sozinho, cara. Ainda mais nesse escuro. Os caras podem voltar a qualquer momento. Volta aqui Anselmo, vamos conversar. Eu to vendo uma luz, Anselmo. Eu vou até lá, conseguir ajuda. Não quer vir comigo, Anselmo? Olha, Anselmo. Acho que é uma borracharia, não, é uma mecânica. Olha só jeito que eles escreveram o nome da porra. Mecaníca do amor, os caras são uns analfa.(GRITA) Anselmo!!!

(TRILHA DE ROCK AND ROLL PESADO SOBE A LUZ. JAMBOLÃO E CANETA ESTÃO BÊBADOS, ABRAÇADOS, CANTAM E GRITAM.)

OS DOIS

Madrugada de domingo. Acabou a moleza.

JAMBOLÃO

Caneta, tu deixou a luz da oficina acesa e a porta aberta. É ladrão, tem duas pessoas saindo pelos fundos. Vou entrar

CANETA

Eu vou contigo,corre

JAMBOLÃO

Fugiram. Olha só, uma mala. E olha aqui. Um bilhete

CANETA

(ABRINDO A MALA)Pára aí. Isso é roupa da minha mulher

JAMBOLÃO

Então este bilhete deve ser para ti.(COMEÇA A LER)

JAMBOLÃO

(LENDO) Caneta, desculpe te escrever a lápis. (OS DOIS SE OLHAM FRENTE A PIADA INFÂME)to indo embora. Pssei aqui pra te deixar esse bilhete. Sabe-se lá quando tu vai passar em casa. Não dá mais para continuar. Te vi na quadra com a Leleca. Na frente de toda a escola. Como é que tu acha que tô me sentindo? Dessa vez não tem volta.Tem comida na geladeira e um monte de roupa para passar.As crianças... (FALANDO PARA O CANETA.) Ela nem terminou o bilhete. Não deu tempo de levar nada.(RECRIMINANDO)Tu dá bandeira demais. Olha só no que deu.

CANETA

Ela estava levando as nossas coisas.

JAMBOLÃO

Mas tinha mais uma pessoa com ela, um homem.

CANETA

Quero descobrir quem é este desgraçado.

(REVIRA A MALA.)

CANETA

Olha aqui. Um monte de cartas. Cartas de amor.

JAMBOLÃO

Quer que eu leia?

CANETA

Deixa que eu leio.

(ENTRA A VOZ EM OFF DA MULHER.)

VOZ DA MULHER

Ferrugem Querido, não se é certo o que vou fazer. Mas estou decidida. Vou largar o Caneta e morar contigo. Não dá mais para viver longe de ti. A tua boca me faz ter quinze anos. Tem o sabor dos inícios.

CANETA

Mas ela nunca deixava eu beijar ela! Ficava com nojo quando eu enfiava a língua!

VOZ DA MULHER

Ontem quando eu me lavava o rosto e teu pau roçava na minha bunda, senti que...

CANETA

Onde foi isso? Ela anda freqüentando Motel? Com que grana? Além do mais, ela sempre odiava quando eu fazia uma coisa destas!

VOZ DA MULHER

Só quero que tu me abrace, me jogue contra a parede e me beije desesperado, com carinho e paixão, nesta hora eu vou te falar no ouvido que quero que tu me coma, quero te chupar, quero te comer...

CANETA

Virou uma lagartixa agora! Me joga na parede e me chama de lagartixa! Mas onde é que nós estamos. Ela nunca falou isso para mim! Derrubaram as minhas torres! Derrubaram as minhas torres!

JAMBOLÃO

Não acha melhor parar de ler?

CANETA

Sim, não, sim. Quer dizer, não, bobagens, papo epilético. Parece novela do SBT. Não parece que foi ela que escreveu isso.

JAMBOLÃO

Ou então tu não conhece bem a tua mulher.

CANETA

Quem é que conhece bem a própria mulher?

JAMBOLÃO

Vou dormir.Precisa de alguma coisa?

CANETA

Posso ficar aqui hoje?

JAMBOLÃO

Pode.

CANETA

Jambolão, tu que é meu amigo, me faz um favor.

JAMBOLÃO

Faço

CANTA

Me dá um soco na cara.

JAMBOLÃO

É pra já.

(JAMBOLÃO DÁ UMA PORRADA NO CANETA E SAI.)

CANETA

Porra, caralho, tu me bateu mesmo.

JAMBOLÃO

(GRITANDO DE FORA DA CENA) Amigo é pressas coisas. Sempre as ordi.

(CAI ALUZ ENQUANTO OUVE-SE A VOZ DE CANETA LENDO DE NOVO OS TRECHOS DAS CARTAS DE AMOR, XINGA, CHORA. TRILHA DE ROCK PESADO. A LUZ ILUMINA, AGORA,A MERCEDES. ENTRA ANSELMO.)

ANSELMO

Ricky desgraçado. Onde é que tu te meteu. Eu devia te deixar aqui sozinho. Eu consegui uma carona. Vão nos levar até uma delegacia. Aparece, cara.

(RICKY APARECE POR TRÁS DA MERCEDES.)

RICKY

Não precisa da carona. Um cara desafogou a Mercedes e resolveu o problema da ignição. Acredita que o cara era meu amigo de infância?

ANSELMO

Amigo? E tu tem amigo? E a história com a minha mulher?

RICKY

Fiquei com raiva e inventei tudo prá me vingar de ti.

ANSELMO

Vocês vem tendo mesmo um caso... não, sinceramente, não vou dizer que sabia, mas eu já sentia. Afinal, assim como uma mulher que sempre sabe, o homem também sabe. Só é o último a saber, porque não quer ver. A arrogância masculina não permite olhar o que está acontecendo.

RICKY

Vai desculpar, mas onde os homens conseguem mulher pra transar? Na noite, aqueles caras que se desesperam. No trabalho, aqueles caras que assediam. E entre amigos...

ANSELMO

Aqueles caras que comem a mulher dos outros.

RICKY

(CULPADO) Sei lá o negócio é complicado. Isso é comum nos dias de hoje. Aconteceu contigo. Vai negar, agora? É a mecânica do amor. As pessoas estão pertos umas das outras, dá uma química. Acontece.

ANSELMO

Acontece, mesmo. Uma pessoa está no teu lado um descuido e ela já não está mais do teu lado. (PAUSA) Vou ter que mudar de vida.

RICKY

Não faz nada contra tua mulher. Eu não signifiquei nada para ela. Foi só sexo, ela gosta mesmo é de ti.

ANSELMO

Eu sei do que ela gosta...

RICKY

Só falta agora tu dizer que tu vai deixar dela, que ela é uma puta só por que transou comigo.

ANSELMO

Ela é uma mulher solitária por isso transou contigo. Pra mim, meu trabalhos, minhas conquistas, meus projetos, meus amigos, meus planos. Pra ela, nada. Eu deixei ela muito só. Tava tudo no diário dela. Eu só não sabia que era tu.

RICKY

Acontece com as melhores famílias. É uma fantasia. A gente imagina que a mulher do outro é melhor.

ANSELMO

Armadilhas do desejo, todos nós somos vítimas. A gente pensa que está no controle. Sabe o que pegou? Vou parar de sair com as vagabundas. Vou contar pra minha mulher que eu li o diário dela. Que eu sei o que ela pensa. O que ela sente. Minha mulher é muito melhor, mais querida, mais gostosa e trepa melhor que elas todas. Conhece o meu corpo, meu jeito. Ela é mulher pra caralho. Vou tentar de novo, abrir o jogo. Cartas na mesa. Vou resolver com ela em cima da verdade.

RICKY

Tu está louco! Ler diário dela tudo bem, mas se tu falar tudo para ela a relação vai estourar como um balão.

ANSELMO

Mulher não é boneca inflável. A verdade é isso aí, explode e alivia.

RICKY

Não vou me separar, gosto da minha mulher. Ela é boa, não é muito quente na cama, mas enfim será que dá pra manter o tesão depois de tantos anos de casado? Tem mulher que é boa para casar, ter filhos e tem mulher que é boa para transar. Se eu não transar em casa vou transar fora.

ANSELMO

Se tu transar em casa, ainda assim, tu vai transar fora. É o bicho homem. Testosterona.

RICKY

As vezes eu penso em me separar, mas tem os filhos. Como é que eu vou viver longe das crianças? Como é que eu vou suportar eles chamando outro cara de pai? Além disso, temos muito patrimônio pra dividir. Não é o mais importante, mas hás de convir que pesa.

ANSELMO

Chega de hipocrisia. Esse seqüestro serviu para me acordar. Ninguém está livre. O tempo de sacanear acabou, coisa de guri, acabou, um enrabando o outro, terminou. Vai viver a tua vida como homem. Um pouco de dignidade não faz mal para ninguém. Quando tu aprender a fazer isso, vai arranjar uma mulher legal para ti. Ricky, mais uma coisa.

RICKY

O quê?

ANSELMO

Vai tomar no teu cu antes que eu me esqueça! (SAI)

RICKY

(CHORANDO) Pára aí, não vai ainda. Vamos de Mercedes. É mais confortável, deixa essa carona pra lá. O que tu esperava de mim? O que tu espera de mim?

(CAI A LUZ. ENTRA O TEXTO DE CANETA E JAMBOLÃO INICIAL DA PEÇA. O TEXTO AOS POUCOS SE FUNDE EM MÚSICA SUAVE E MELANCÓLICA. QUANDO SOBE A LUZ JAMBOLÃO ESTÁ NA PORTA DA OFICINA. CANETA ESPIA POR SOBRE SEU OMBRO. OLHAM PARA O HORIZONTE. COMEÇAM A SE ESCUTAR VOZES EM OFF.)

CANETA

Que noitada heim?

JAMBOLÃO

To na maior ressaca. E tu como é que está?

CANETA

Tubo bem, não deu nada. Dia-a-dia do casamento. Mas como é que foi conseguiu ficar com a Heleninha? Ela é difícil paca!

JAMBOLÃO

Não aconteceu nada, tu não viu? Tava lá, babaca.

CANETA

Tava agarrando a Leleca, deusde quando vou fica cuidando homem.

JAMBOLÃO

Como não, tu sempre entra no banheiro e fica comparando o pau dos caras.

(AUDIO EM OFF VAI SAINDO LENTAMENTE. ABRE A LUZ.)

JAMBOLÃO

(OLHANDO O HORIZONTE.) Tu não tem a impressão que estamos andando em círculos?

(CANETA SE APROXIMA, OLHA O HORIZONTE POR CIMA DO OMBRO DE JAMBOLÃO. A LUZ MUDA PARA UM AVERMELHADO, INCÊNDIO, E VAI SAINDO DEVAGAR ENQUANTO OS DOIS ESPREITAM UM FUTURO DESCONHECIDO.)


copyrigths by Júlio Conte

Comentários

Bicca disse…
Pozé! 25/07??? Parece q este texto nasce junto com o autor?? Pozbem.. ficamos no aguardo da champagne dos amigos!!! Parabéns!

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