MORTE NO ELEVADOR

Mais um cena Lado B do Larissa Não Mora Mais Aqui.
Está um pouco confusa, oscilando entre a insensibilidade e o absurdo, mas como hoje é sábado, vale.



MORTE NO ELEVADOR

Edifico Comendador Siqueira.
Ascensorista voltando do seu intervalo, abre a porta do elevador e encontra um corpo estatelado no elevador.

ASCENSORISTA
Claudinei (grita)

PORTEIRO
Pois não...

ASCENSORISTA
Quem foi que deixou esse corpo aí?

PORTEIRO
Minha nossa!  Está morto?

ASCENSORISTA
Se não está, parece.

CHEGA O BOMBEIRO

PORTEIRO
Mas já, nem foi chamado ainda. O que faz o senhor aqui?

BOMBEIRO
Eu recebi um chamado de emergência do telefone interno do elevador e vim correndo... mas... mas, isso é um corpo?

PORTEIRO
É o que parece!

BOMBEIRO
Foi ele que ligou?

PORTEIRO
Parece.

BOMBEIRO
Já chamaram a SAMU?

ASCENSORISTA
Parece que ainda não!

PORTEIRO
Acho desnecessário,  já que ele está morto mesmo é melhor chamar a polícia direto.

SÍNDICA, chegando.
Que barulho todo é esse no corredor?

PORTEIRO
Parece que mataram um homem. E como se não bastasse ainda sujaram todo o elevador de sangue. Sangue é ruim de lavar.

SÍNDICA
É morador?

ASCENSORISTA
Não consegui identificar o rosto, parece  que é...  mas não dá para ter certeza com este sangue todos...

BOMBEIRO
Chamaremos a polícia?

SÍNDICA
De forma alguma! A polícia vai interditar o prédio, depois a noticia vai sair na Zero Hora. Imagina, se noticiarem sobre o caso no JA, que tragédia! Acho que vocês deveriam pensar num investigador, eu conheço uma... ela investigou a morte da minha professora no Ginásio. Vou chamá-la e já retorno. E você Claudinei fica de olho em todo mundo do prédio até descobrimos quem é este desgraçado do morto.

INVESTIGADORA, chegando.
Pois se a montanha não vai a Maomé, Maomé vai à montanha, ou vice-versa. Vim investigar o caso, onde ele esta?

ASCENSORISTA
Não me diz que é a investigadora que a Síndica falou. Mas, por Deus, nem deu tempo de chamar que já aparece.

INVESTIGADORA, examinando o cadáver.
Olha isso Frederico, (a parte), fica de olhe que ela está utilizando a famosa tática da psicologia de dar informações desnecessárias para a evolução da trama. Me pareceu um personagem mal desenhado.

AUXILIAR
Sim, sim. Um estereótipo.

INVESTIGADORA
Investigadora Penha ao seu dispor!

PORTEIRO
Da Penha? Qual o nome?

INVESTIGADORA
Penha, meu nome é Penha. Vamos ao caso que estamos perdendo tempo.

SÍNDICA
Já chegou Penha, aposto que essa gentalha está te importunando? Mas não se preocupe, eles são terceirizados, já vou ligar pra prestadora de serviço e reclamar.

(ASCENSORISTA NÃO GOSTA DO COMENTÁRIO E SAI COM O BOMBEIRO)

INVESTIGADORA
Cadê o corpo que mencionastes no telefone?

PORTEIRO
Tem um aqui dentro do elevador.

AUXILIAR
Vou verificar.

(AUXILIAR E INVESTIGADORA EXAMINAM O CORPO)

SÍNDICA
Pois então, estou curiosa. Do que ele morreu?

INVESTIGADORA
Do que?

AUXILIAR
Do que?... homicídio

INVESTIGADORA
Isso mesmo, homicídio. Já podemos descartar acidente ou suicídio.
 Uhm (examinando)... Ele apresenta livodos reticulares e petéquias hemorrágicas nas conjuntivas oculares. Já o sangue vem do corte na cabeça, provavelmente da batida.

SÍNDICA
Interessante!

PORTEIRO
Não entendi nada...

AUXILIAR
Livodos reticulares são linhas vermelhas ou azuladas, que seguem exatamente a disposição das veias. Fenômeno causado por distúrbios circulatórios. Já petéquias hemorrágicas são pequenas hemorragias nos vasos sanguíneos...

INVESTIGADORA
Creio que é melhor deslocarmos o corpo para outro local onde eu possa examiná-lo melhor antes que ele apresente rigidez cadavérica.

PONTEIRO
Continuo sem entender, mas vamos lá!

Chega morador

ESCRITOR, nervoso.
Meu Deus! Aconteceu uma tragédia!

PORTEIRO
Ah o senhor também viu?

ESCRITOR
Tu viu também?... Sumiu minha garrafa de vinho Hermitage La Chapelle 1961, que eu adquiri na Christie´s de Londres, avaliado em U$ 20 mil...

SÍNDICA
E não era o senhor atrasava os pagamentos do prédio por falta de dinheiro?

INVESTIGADORA
Frederico viu isso, suspeita de distúrbio da personalidade paranóide.

AUXILIAR
Sim, ele pensa que roubaram seu vinho. Daqui a pouco ele vai dizer que a porta estava aberta e que provavelmente estavam de olho no vinho dele...

CHEGA UMA DAS MORADORAS DO 9°, UMA LOIRA GOSTOSA DE PROGRAMA.

INVESTIGADORA
Ué, tem um bordel no nono andar?

PORTEIRO
Quem eu saiba sim, quer dizer não.

LOIRA
 (chorando) O Juquinha sumiu... buááá. Eu tava com ele aí fui tomar banho, e ele sumiu.

SÍNDICA
Mas não me recordo desse inquilino?!

LOIRA
Não é inquilino é meu consolador.

INVESTIGADORA
Nossa, narcisismo puro, ela faz sexo consigo mesma!

AUXILIAR
Que nojo!

ESCRITOR
Pelo visto andaram desaparecendo coisas desse prédio, acredito que como sempre a síndica não sabe de nada?!

PORTEIRO
O Alfeu do 11° ligou e falou que tinha deixado um queijo Roquefort na mesa e sumiu.

INVESTIGADORA
É mais complicado do que o esperado, creio que estamos lidando com um sociopata.

PORTEIRO
E morto?

INVESTIGADORA
O morto? Morreu. Chama o DMLU.

PORTEIRO
IMLU?

INVESTIGADORA
Tanto faz.

(todos se olham)












Comentários

Postagens mais visitadas