NO ELEVADOR


Larissa Não Mora Mais Aqui
Pesquisa Cômica 2009
Matéria bruta

ALPHA
Sobe.
(ENTRA UM CASAL.)
ELE
Pode me deixar no quarto?
ALPHA
Sobe.
(ENTRA UMA MULHER HISTÉRICA.)
MULHER HISTÉRICA
Está subindo.
ALPHA, indiferente.
Sobe.
MULHER HISTÉRICA
Não pode me responder.
ALPHA
Sobe.
MULHER HISTÉRICA, para o casal
Estas pessoas não tem educação mesmo.
(CASAL  COMEÇA A SE BEIJAR.)
MULHER HISTÉRICA, para a ALPHA
A senhora está vendo isso?
ALPHA
Sobe.
ELE
Já chegamos no quarto.
MULHER HISTÉRICA
Não, mas parece que chegaram. Será que está gente não percebe que está sendo inadequada.
ALPHA
Sobe. (Não entra ninguém.) Tenho pavor de gente que aperta o botão e não espera.
MULHER HISTÉRICA
E eu tenho pavor de falar com quem não me responde.
(O ELEVADOR PARA BRUSCAMENTE.)
ALPHA
Opa. Parou.
ELE
O que é isso. Não chegamos no quarto ainda.
MULHER HISTÉRICA
Ai, meu Deus, o elevador parou.
ALPHA
Já volta a luz de serviço.
ELE
Mas  está muito escuro aqui.
ELA
Ai meu benzinho.
MULHER HISTÉRICA
Eu vou ter um treco.
(ENTRA A LUZ DE SERVIÇO.)
ALPHA
Eu não disse?
ELE
Você acha que vai demorar?
ELA
Ai meu Deus! Porque eu não escutei minha mãe. Agora estou aqui pressa neste elevador.
MULHER HISTÉRICA
Calma, minha filha, a histérica aqui sou eu.
ALPHA
Fiquem calmos. A luz volta.
ELE
Sim, mas demora.
ALPHA
Às vezes demora, mas volta. Sempre volta. Eu já passei um fim de semana inteiro aqui. Foi uma sexta feira de tardezinha. Faltou luz e o pessoal todo foi embora.
ELA
Ai, meu Deus! Eu sou uma desgraçada.
ALPHA
Fiquei aqui. Tinha uma lanterna que durou umas duas horas mais ou menos. Depois ficou um breu só.
ELE
Calma, amor. Você acha que vai demorar.
ALPHA
Ai, começaram os barulhos de corrente.
ELA
Era fantasma?
ALPHA
Fantasma, desde quando barulho de corrente no elevador é fantasma? Barulho de corrente tem casa mal assombrada.  No elevador, barulho de corrente é desgaste do mecanismo.
ELA
Isso quer dizer o quê?
ALPHA
Quer dizer que o elevador pode cair a qualquer momento.
ELA
Ai meu Deus!
ALPHA
Meu Deus o quê? Ele cai, bate na mola no térreo e volta.  Olha o barulho de corrente. Se cair, vocês deitem está bem? Assim não machuca a coluna.
ELA
Será que vai demorar?
ALPHA
Deixa eu ver. (Examina o relógio.) Essa hora... Vai.
MULHER HISTÉRICA
Mas como é que você passou o fim de semana aqui dentro.
ALPHA
Eu tenho um baralho. Fiquei jogando paciência.
MULHER HISTÉRICA
Mas no escuro?
ALPHA
Que que tem? Tu acha que eu ia roubar de mim mesma? Sou honesta. Tá pensando o quê?
ELA
Mas e para fazer xixi?
MULHER HISTÉRICA
E para fazer o numero dois?
ALPHA
Vocês estão querendo demais.
ELE
E para comer? E beber?
ALPHA
Eu tenho um lanchinho aqui. Vai um cream cracker?
MULHER HISTÉRICA
Tem glúten?
ALPHA
Cream cracker? Bá, ta assim de glúten. Já viu comida de pobre sem glúten? Glutén é a alfafa humana. Faz uma massinha põe glúten.
ELA
O que é glúten?
ELE
Glúten é uma proteina amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido.  Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutemina. O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.
MULHER HISTÉRICA
Como é que tu sabe tudo isso?
ALPHA
Google. Esse aí deve ser viciado em google. Wikipédia. Uma palhaçada. Tudo mundo sabe tudo, mas ninguém sabe nada.
ELA
E agora meu amor.
ELE
É melhor ela não comer o cream cracker senão isso aqui vai ficar inabitável.
ALPHA
Ninguém quer mesmo.
ELA
Eu acho que vou aceitar. Uminha só.
ELE
Então me dá um ai.
MULHER HISTÉRICA
Não tem nada sem glúten?
ALPHA
Sem glúten, só vodka. Vai ai.
ELE
Mas a senhora bebe em serviço?
ALPHA
Mas o elevador não está funcionando. Se o elevador não está trabalhando e eu sou Alpha, logo... (Toma um gole de vodka.) Vai ai?
ELA
Eu vou. Este glúten deixou a minha garganta seca.
MULHER HISTÉRICA
Não tem comunicação com a base?
ALPHA
Tem.
MULHER HISTÉRICA
Que bom!
ALPHA
Mas não funciona.
MULHER HISTÉRICA
E ninguém tem celular aqui?
ELE
Eu tenho.
ELA
Tem sinal?
ELE
Tem.
MULHER HISTÉTICA
Então pede alguma coisa.
ELE
Alô, é do China in Box? Eu quero um yakisoba sem glúten. Uma coca?
MULHER HISTÉRICA
Light.
ELE
Camarão?
MULHER HISTÉRICA
Não posso. Me dá edema de glote.
ELE
Com carne.
MULHER HISTÉRICA
Não como carne vermelha.
ELE
Muda tudo, só com legumes.
MULHER HISTÉRICA
Pede para tirar a cenoura.
ELE
Yakisoba de carne, camarão e legumes, sem carne, nem camarão e sem cenoura nos legumes. Porque não pode fazer isso? Ah, ta, porque senão não seria um yakisoba de carne, camarão e legumes. É coerente. Tudo bem faz assim mesmo que a gente separa na hora. Vinte minutos? Ok, eu espero.
ALPHA
Eles não vão entregar aqui em cima. Já viu motoboy subir escada? (Volta a luz.) Oh, voltou a luz. (Luzes se apagam de novo.)
ENTRA UM BOMBEIRO.
BOMBEIRO
Puxa, ainda bem que eu escutei vozes aqui. Tu não era aquela que ficou aqui um fim de semana inteiro.
ALPHA
Era eu mesma. E tu era o bombeiro?
BOMBEIRO
Não, eu estava trancado aqui contigo.
ALPHA
Então era tu?
BOMBEIRO
Não me reconheceu com farda?
ALPHA
Ficou meio gordinho com esta roupa.
BOMBEIRO
Deixa eu resolver isso. Primeiro as mulheres. A senhora.
MULHER HISTÉRICA
Senhora é a puta que te pariu.
BOMBEIRO
A moça. E o rapaz.
ALPHA
Ei, deixa a grana do China.
ELE
Ah, é. Acho que vinte reais dá.
ALPHA
Obrigado.
BOMBEIRO
Que história é essa do China.
MOTOBOY
É aqui que pediram um yakisoba de carne, camarão e legumes?
ALPHA
Aqui mesmo.
MOTOBOY
Vocês não vão sair. A luz já voltou.
ALPHA
Voltou? Então vamos subir. Sobe. E tu desce.
MOTOBOY
Mas porque? Vou ter que descer de escada?
ALPHA
E aproveita e apaga a luz.
ALPHA SE BEIJA COM O BOMBEIRO
ALPHA
Meu herói.
BOMBEIRO
Esperei a semana inteira por este momento.

Comentários

Postagens mais visitadas