TEM GENTE DEMAIS NO DIVã



Aflicção psicanalítica

Paciente: mulher bonita, bem sucedida profissionalmente,  relacionamentos fracassados.
Analista30 anos, fazendo formação analítica.
Supervisor
Pensamento do  analista
Pensamento do paciente


Cenário: divã, duas poltronas, tapete, mesa auxiliar, abajur, plantas, sala de espera. Situação: Tratamento recém iniciado. Caso supervisionado. 


(Paciente entra na sala de espera. Toca a campainha. Analista observa o relógio da parede. Falta um minuto.)

Pensamento do analista (homem de preto posicionado atrás do mesmo)
Atendo? Não, vou esperar para ser bem no horário, senão...

Supervisor: 

Olha o setting, ainda não está no horário... Pode ser atuação.


Analista (se dirige à porta)
Olá, que tal?

Paciente (estende-lhe a mão com um sorriso, entra na sala e, indeciso, olha para o divã e para a poltrona.)
Devo deitar?

Supervisor

Olha sedução! Não confunda psicanálise com florais de Bach!

Pensamento do analista:
Bem  que eu gostaria que ela deitasse, mas não posso induzi-la.

Analista

Como te sentires melhor...

Pensamento do analista

Coisa boa, é uma histérica!

Pensamento da paciente

Esse médico até que é gostoso. Será que ele é casado. Não usa aliança!

Paciente (deita-se, olhando para trás.)
Não tenho nada para dizer...

Analista

Fale o que vier na sua mente sem se preocupar em censurar ou se tem lógica apenas diga o que passa pela sua mente...

Paciente

Não está passando nada.

 

Pensamento da paciente

Me deu uma vontade de dar um chupão neste cara! O que é isso. Estou ficando toda molhada.

Supervisor

Quando paciente fica em silêncio ele está pensando no analista.

Pensamento do analista

O que será que ela está pensando de mim?

Pensamento da paciente

Vou te agarrar e te lamber todo.

Pensamento do analista

Ela não está vinculada comigo.

(Tempo.)

Analista

Aconteceu alguma coisa?

Paciente

Aconteceu uma coisa horrível, tu nem sabes... O Pedrinho, lembra o Pedrinho?

Analista

Hum hum.

Paciente

Pois o Pedrinho, aquele dia, disse que tinha ido ao jogo, depois eu descobri, nem era dia de jogo, e a Mariana viu ele no Dado Bier com os amigos. Falei com ele e ele negou tudo. Cafajeste, idiota. O pior é que eu não consigo esquecê-lo. (chora)

Pensamentos do analista
Como é que pode, uma moça tão bonita se submetendo a um cara destes.

Supervisor

Tu  não pode tomar partido.

Pensamento do analista

Sei, li sobre a tal neutralidade. Mas também não posso deixar ela sofrendo desse jeito, vou falar alguma coisa, quem sabe uma pergunta alguma coisa inteligente, rápido!

 

Analista

Como foi isto mesmo?

Pensamentos da paciente

Será que o filho da puta não lembra?

Pensamento do analista

Que bobagem que eu disse! Parece aqueles programas de computador Doctor In?

Pensamento do paciente

Mas eu contei várias vezes na primeira sessão! Bom, coitado, como é que pode se lembrar, deve ter tanta gente, por que ele iria lembrar logo de mim?

Paciente

O Pedrinho é aquele que a Rô, Rô tu te lembra, né?

Pensamento do analista

Rô, que Rô? Quem será esta Rô?

Supervisor

Não precisa anotar nada, tudo que tu precisares vais te lembrar na hora que precisar.
 

Paciente

Lembra?

Analista (Balançando a cabeça com cara de babaca.)
Hum hum, hum hum, hum hum.A Rô aquela

Paciente

A Rô me apresentou o primo dela. O cara parecia estar com a vida resolvida,  publicitário, separado no papel, sem filhos, com grana, viajado, papo legal, dizia querer algo sério, mas ele só queria me levar para aquele lugar....

Pensamento da paciente
Ai, falei demais, vai saber que eu fui para a cama com o cara no primeiro dia! Será que ele vai pensar que eu sou uma puta?

Supervisor

Olha aí. A transferência caindo de maduro!

Analista

Aonde?

Paciente

No Motel da Barra. Não é que eu seja uma mulher fácil. Tinha bebido um pouco demais. E quando eu vi estava sem saber se ia para a casa ou ia para casa...

Analista

Acho que tenho que fazer uma interpretação transferencial aqui.

Supervisor

Ela estava indecisa entre o sofá e o divã. Pensa na equação divã = cama.

Analista

Quem sabe tu também estás pensando que eu , aqui, estou me fazendo de sério só pra  tu deitares aí na cama (divã) e depois te abandonar?

Supervisor (Feliz.)
Yes, este é o meu garoto!

Pensamento do analista

Dei uma dentro!

Paciente
Que mania essa de vocês analistas acharem que tudo é com vocês. A Rô também, me contou que a analista dela só diz que é tudo com ela, eu, hein? Pelo menos  tu é homem, não fica tão estranho.

(Toca o telefone. Atende  a secretária eletrônica.)

Voz da mulher do analista:
Querido, hoje é terça que horas tu chegas? O Joãozinhio está gripado e a Neca tem que comprar um livro para amanhã. Passa na padaria na frente do teu consultório e trás leite e pão. Pois tu sabes que a Benedita não quer mais ir na Padaria depois das sete da noite. Imagina só, mora no morro e tem medo de ser assaltada na Bela Vista! Não demora que a gente ainda pode ir no cinema. Tem um filme com o Brad Pitt que estou louco para ver. Beijo.

Supervisor

Faz alguma coisa, babaca, tu pensa que é Lacan?

Analista (Corre para baixar o volume.)
Desculpe, esqueci de baixar o volume da secretária eletrônica.

Paciente

Não é nada.

Pensamento da paciente

O filho da puta é casado! E não usa aliança! Que ódio, a mulher esperando em casa  e
aqui, linda,  maravilhosa e sozinha, E pra que ela tinha que telefonar? Comprar pão?

Analista

Em que estás  pensando?

Paciente

No Pedrinho. Me diz, tu que és homem, por que todos são assim? Ou sou eu que tenho azar? Tá certo que eu sou exigente, eu sei, mas não vou querer qualquer um. Será que eu tenho algum problema? Como é que vocês tem mania de dizer? Édipo? Complexo de Édipo, não é isto?

Pensamento do analista

O que ela está fazendo? Identificação projetiva atuando nos objetos bons e impregnando de urina e fezes movida pela inveja primária? Ou será que eu não devia ficar sem memória, sem desejo para poder escutar a falha na reverire? Será que é uma ververfung, uma verdarngung ou uma verloing? Ai meu Deus, se for uma forclusão do Nome do Pai eu tô fudido!

Supervisor

Esquece a teoria e escuta o paciente. O que importa é a escuta analítica!

Pensamento do analista

Escutar eu escuto, aliás acho que estou escutando vozes demais!

Analista

O que tu entendes por isto?

Paciente

Ai, eu sei, aquilo de ser apaixonada pelo pai, não é? Mas eu não, eu odeio ele. Ele nunca se  preocupou com a gente, só saía com a minha mãe, são apaixonadíssimos até  hoje, acho ridículo, dois velhos namorando, vê se pode?

Supervisor

Quer se meter na cena primária. Não agüenta a exclusão!

Pensamento do analista

Mas então este material é pré-edipico! O negócio está complicando! Eu estava feliz que ela era uma histérica!

Analista

Parece que sempre está presente um abandonou na tua vida...

Paciente (Chorando)
Tu também acha! Droga... Eu achei acontecia com todo o mundo! Desculpe, eu não queria chorar...

Analista (Olha o relógio, passaram três minutos do horário.)
Bem...

Supervisor

Está na hora! Termina. Deixa ela em falta para que o desejo aflore.

Pensamentos do analista

Pára, tu não pode terminar a sessão assim! A mulher está chorando. Que falta de humanidade!

Analista

Mas tem gente esperando.

Paciente

Ah, o que tu falou?

Analista

Eu? Falei que tem gente esperando...

Pensamento do analista

Tu pensou em voz alta!

Supervisor

E confirmou. Em caso de dúvida, silêncio, regra número um: abstinência. Em caso de dúvida, não fala nada, porra!

Pensamento da paciente

Ele ficou com cara de mais perdido do que menino de rua!

Pensamento do analista

Se eu terminar a sessão aqui, serei mais um abandonando ela, se eu não terminar, meu supervisor vai dizer que
estou atuando.

Supervisor

Não vou dizer porque tu estás mesmo atuando!

Analista

Só tenho uma saída: não vou levar esta parte da sessão para supervisionar!

Supervisor

Impossível, estou vendo tudo,  estou na tua cabeça. Tomei emprestado teu Superego para te ver melhor.

Paciente

Me lembrei quando era menina que tinha vergonha de chorar na frente da minha mãe.

Pensamento do analista

Que maravilha! Agora sou a mãe dela! Me livrar do supervisor me fez bem. Estou sentindo uma empatia maior com este mulher.  Ela me tratar como mulher me dá uma sensação estranha... Olhando bem, até que ela é bonita. Mulher boa para se casar. Estou sentindo... Será que é transferência ou contratrasnferência? Se não fosse o dinheiro que ela me paga, preferiria que ela fosse se tratar com o meu supervisor! Porque estou mandando ela para outro homem? Será nenhum homem quer casar com ela?

Analista

Não precisa te constranger de chorar aqui (oferecendo um lenço).

Pensamento do analista
Merda! Fiz apoio. Suprimo esta parte também na dialogada.

Paciente

Obrigada. (olha ao relógio) Já está no horário?

Analista

Sim.

Paciente

Aquela hora que tu falou que tinha alguém esperando, eu entendi o que tu quis dizer. Tem alguém esperando por mim, não é? Em algum lugar tem alguém esperando por mim... valeu.

(Ele a leva até a porta.)

Analista

Até quinta feira, neste mesmo horário.

Pensamento do analista

Merda de novo, mostrei que quero que ela volte.

Pensamento do paciente

Porque este cara fica nesta posse de Freud arrependido. Por que ele não dá tchau e pronto? Parece que o mundo vai terminar.

Paciente

Não se preocupe que quinta estarei aqui.

Pensamento do analista

Ela leu meu pensamento!

Analista
Nunca pensei que tu não viria. Tu queres te assegurar que eu estarei aqui na quinta.

Paciente

Que seja. (Inclina-se para beijá-lo no rosto, ele se constrange, fica um desencontro de mãos e faces.)

Analista (Paciente sai e Analista corre para o telefone.)
Alô, oi, tem um horário para uma supervisão extra? (Desliga.) Alô, eu queria marcar uma sessão extra. (Desliga.) Pena que eu preciso deste dinheiro senão encaminhava ela para meu supervisor ou para o meu analista. Eles sim é que saberia o que fazer com essa mulher!

Comentários

Postagens mais visitadas