NA ALCOVA DO REI SOL


NA ALCOVA DO REI SOL
Espetáculo cinematográfico, coreográfico, dramático, gastronômico e musical

roteiro de Júlio Conte & Chico Marshall

CENA 1

Lully; Molière, Orquestra, uma cortesã.

INICIA A PEÇA COM MÚSICOS EM CENA. AFINANDO INSTRUMENTOS.  LULLY ENSAIA ACORDES, TOCA PARTES DE UMA MÚSICA, PÁRA, COMBINA COM A ORQUESTRA. CORTESÃ ESTÁ ENSAIANDO PASSOS DE DANÇA – SERIA BOM SE ELA FALASSE EM VOZ ALTA O QUE ESTÁ DANÇANDO. MOLIÈRE ENTRA NERVOSO.

Música: 1. Marcha (#4)

Momento 1: introdução do problema, falta de grana.

MOLIÈRE
Não vai dar! Não vai dar! Não é possível!

LULLY
Tu és muito pessimista! Nem parece que tu escreve comédia.

MOLIÈRE
Não tem nada a ver! Toda a comédia é pessimista. O público é que acha graça da própria desgraça. Mas isso é um problema deles.

LULLY
Isso é um problema financeiro. Grana, dinheiro, mumu, l’argent!

MOLIÈRE
Por isso mesmo. O teatro tem que retomar a alegria, a música mais popular, mais corpo, mais sexualidade, o homem quer festa.

Momento 2: piadas

LULLY
Se tu pensa isso é só ligar a TV.

MOLIÈRE
TV é pornografia, teatro e poesia, é sexualidade, é ritual.

LULLY
Mas para o Rei da França, tem que ser algo solene.

MOLIÈRE
Mas da última vez tu começou fazendo missa e terminou falando mal dos alemães, e o resultado de tanta oração foi que...    ...perdemos o patrocinador.

LULLY
E tu que bebeu todo o vinho da França,

MOLIÈRE
França??? Era vinho de Garibaldi.

JAVIER
E suave!

OUTRO
E quente!

LULLY
Mas dessa vez eu tenho a música certa, é só tocar e aparece uma autoridade que vai nos ajudar a sair dessa merda! Ouve só.

CENA 2
Momento 1: Oficial de justiça.

MÚSICA ENTRADA. NO MEIO DA MÚSICA ENTRA OFICIAL DE JUSTIÇA, SOLENEMENTE. TODOS BOQUIABERTOS. LULLY ASSINA, OFICIAL LEVA.  APARECE NA TELA A EXECUÇÃO.

Música 2. Abertura (#1)

MOLIÈRE
Sinceramente, essa música... muito boa! Acabamos de perder a espineta, Lully, você é um gênio da música! PQP!

LULLY
Olha o palavrão! Isso não é teatro brasileiro, é commedie ballet française.

MOLIÈRE
Cumã?

LULLY
Comédia francesa, é coisa séria, solene.

JAVI
Seu Molière, Seu Lully, yo tengo una idea…

LULLY: Não , pára com isso, eu tenho uma outra pronta aqui. Violoncel, s’il’vous’plait, um baixo de chaconne

[violoncelo toca baixo de chaconne]

[entra cravo]

JAVI
No, eso no funciona así, yo tengo la solución, y la garantia soy yo.

[Javi entra tocando melodía do FnA]

Momento 2: Música.

TOCAM “FESTA NO APÊ”

LULLY
Pára com isso, é muita chinelice, o homem é grandão, tem que tocar algo magnífico.

MOLIÈRE
Entende de uma vez, se a gente não desatolar agora vamos ter que repetir essas músicas até o século XXI! E pior, sem o cravo.

TODOS
Cravo? Cravo?

CENA 3
Momento 1: gemidos sob o cravo.

VOZ DEBAIXO DO TAPETE. GEMIDOS SENSUAIS.

LULLY
Bom se tu queria sensualidade, aí está...

ORQUESTRA PODE FAZER UM ARRANJO BARROCO SOBRE GEMIDOS SENSUAIS. QUANDO A MÚSICA PÁRA, SOMENTE SE ESCUTA UMA VOZ MASCULINA.

VOZ MASCULINA
Cravo?

VOZ FEMININA
Crava!

LULLY
O que é isso?

CENA 3
Momento 1: Lairtô e Segunda Cortesã são apresentadas.

DESCOBREM O CRAVO E O CASAL SAI SE VESTINDO. ELE É O LAIRTÔ, UM PRODUTOR CULTURAL.

TODOS
Lairtô? Nosso produtor cultural e assessor para assuntos de auto-ajuda!

LAIRTÔ
Desculpe aí, foi mal... Estava dando uma ajudinha, investindo no mercado futuro. Mas sei que estou na frente de dois grandes artistas, gênio da musica e do teatro, mas não pude deixar de ouvir que como tudo que é artista vocês estão matando cachorro a grito, cantando em churrascaria,  fazendo estátua na rua da praia e malabares em sinaleira.

Momento 2: ilustrar com imagens do cotidiano da cidade.

MOLIÈRE
São coisas deste século. Mas eu não faço isso.

LULLY
Nem eu.

MOLIÈRE
Nunca fiz teatro de rua no brique.

LULLY
Nem eu toquei no Boi na Brasa.

[filmagem: espineta na sinaleira]

MOLIÈRE
Simplesmente porque não vivemos neste mundo.

LULLY
Agora, se morássemos no Brasil em Porto Alegre no ano de 2008, estaríamos fazendo isso mesmo.

MOLIÈRE
Ou coisa pior.

TODOS
Pior?

Momento 3: A Festa Fiscal.

MOLIÈRE
Suplicando por dinheiro vindo de lei de incentivo.

LULLY
Aquele projeto criado por aquele conterrâneo nosso também francês: o Ruanet! Ruanet, quando crimes se cometeram em teu nome!

MOLIÈRE
Rouanet! O que seria o Brasil sem a França, Rouanet, Rouanet, vai te fudê!

LAIRTÔ
Mas vocês estão em boas mãos. Tenho uns contatos, tenho amigos na prefeitura,  no Piratini, companheiros no Planalto,  e principalmente tenho uns conselheiros no bolso, fumproarte, LIC, uma ONG,  duas OSCIP, pronac, prozac e pac.

Momento 4: Coral.

LULLY
Pronac, prozac, pac... Isso soa bem.

DEDILHA NO CRAVO UMA MELODIA COM ESTAS SILABAS. ORQUESTRA ACOMPANHA, CORO CANTAROLA COMO SE FOSSE UM CORAL.

MOLIÈRE
Podiam ser três personagens, o pronac, prozac e o pac.

LAIRTÔ
Mas tem a LIC.

TODOS
(ÊXTASE.) A lic!

JAVI
(QUEBRANDO O ÊXTASE.) Aquela vagabunda que me traiu. A única que nunca me deu nada...

Momento 5: solução do Lairtô.

LAIRTÔ
Temos dar uma melhorada na imagem, repaginar. Vocês precisam de uma logomarca, uma home-page, um blog, um fotolog, orkut, black berry, my space.

[edição de imagens: logomarcas, webpage, myspace, orkut]

MOLIÈRE
Um patrocínio já ajudava.

LULLY
Nem precisava tanto, um entrecot duas vezes por semana, um vinho....

MOLIÈRE
Garibaldi...

JAVI
Seco, não agüento mais vinho suave!

LAIRTÔ
Vocês  estão precisando um patrocínio, de um mecenas. Eu acho que tenho uma solução para vocês.  Espera um pouco aí.

CENA 6: Cinema
Momento 1: Lairtô e Rei Sol.

[1º serviço gastronômico: birita]

LAITÔ SAI E APARECE NA TELA UM FILME ONDE O REI passa na FRENTE DO STUDIO CLIO. FALA BASTANTE COM LAIRTÔ.
LAIRTÔ FALA BASTANTE – IMAGEM TRUCADA EM REPETIÇÃO – REI FALA LENTAMENTE (FEITÔÔ!)
LAIRTÔ COMEÇA FALANDO {JE VOUS EM PRIE, JE VOUS EM PRIE, JE VOUS EM PRIE,....} BAIXA O ÁUDIO E FICA A MÚSICA NO FUNDO COM LETREIROS PARA AS FALAS.
LETREIRO ESTILO CINEMA MUDO COM DESIGN BARROCO FRANCÊS:
- ALTEZA, EU TENHO UM ESQUEMA PRA DESCARREGAR O IMPOSTO E AINDA FATURAR AQUELA PROPAGANDA, MELHOR QUE FUTEBOL, XXX.
REI FALA UM MONTE. APARECE LETREIRO: FEITO!

CENA 7
Momento 1: A grande entrada.

GRANDE ANSIEDADE PRECEDE A ENTRADA DO REI. CORTESÃO GRITA QUE ELE VAI ENTRAR, TODOS SE APLUMAM, SE COLOCAM PARA A ENTRADA.
MÚSICA ENQUANTO REI SOL ADENTRA A SALA DE ESPETÁCULO.
MÚSICA: (Marcha para a cerimônia turca.) (#4)

MOLIÈRE
A vossa alteza, sumo da glória, máxima grandeza, luz olímpica e cristalina, nos curvamos e oferecemos todas as primícias da civilização, os píncaros de tudo o que a raça humana foi capaz de criar, a glória de Apollo Musageta.

REI
Ah sim, e o que seria isso?

Momento 2: Primeira dança para agradar o Rei.
MOLIÈRE BATE PALMAS DUAS VEZES E ENTRAM QUATRO CORTESÃS. LULLY INTERPRETA UMA MÚSICA (Gavotte)

MÚSICA: gavotte (#2)

ENQUANTO AS CORTESÃS DANÇAM PARA O REI E PARA O PÚBLICO.

REI
Hmmmmm, estou gostando disso, vamos em frente! Mas no meu reinado, quando eu bebo, todo mundo bebe, quando eu como, todo mundo come! Brioches para todos!

CENA 9: começa o serviço de jantar.

LULLY TOCA (Canarie) ENQUANTO COMEÇA OS SERVIÇOS E SERVE-SE A ENTRADA.

MOLIÈRE
Para público que ainda conhece, quero apresentar o nosso maior investidor, o Jorjão, mais conhecido como Rei Sol, empresário e grande incentivador da arte.

CENA 10: vídeo ficcional. A vida de sol. Documentário cidadão Kane. Quem foi Sol?
Monarca francês, nasceu...
Momento 1:
Texto para ser escrito pelo Chico. Uma alternativa seria fazer um texto verdadeiramente informativo.

(AQUI SE PODIA PRODUZIR UMA BIOGRAFIA FICCIONAL MISTURANDO O LUIZ XIV, COM ANTONIO ERMÍDIO, COM ROBERTO MARINHO, COM RENAN CALHEIROS, COM SUCESSOS E FALCATRUAS, COM PROCESSOS E ESCANDALOS. E COMO RESULTADO, UMA FORTUNA ACUMULADA DE BILHÕES DE DÓLARES NO BRASIL E NO EXTERIOR. UMA ESPÉCIE DE DOCUMENTÁRIO QUE APARECE NO INICIO DO CIDADÃO KANE.)


Momento 2: Prato principal.

LULLY TOCA A ABERTURA DO BURGUÊS GENTIL-HOMEM PARA O PRATO PRINCIPAL.

PRECISA UMA MÚSICA MAIS CHEIA DE LUXURIA PARA A SOBREMESA QUANDO SE APRESENTA O CORPO DE BALLET NUMA COREOGRAFIA MUITO OUSADA E SENSUAL. UMA IDÉIA SERIA INSERIR O PÚBLICO NA COREOGRAFIA, ONDE MOLIÈRE ORIENTA O MOMENTO DE DAR UMA GARFADA NA SOBREMESA. ASSIM, OCORRE UMA PAUSA MUSICAL, UM SUSPENSE NA COREOGRAFIA E UMA GARFADA DA PLATÉIA. TERMINA COM O BRINDE. O TIM-TIM FECHA A MÚSICA E A COREOGRAFIA.

Momento 3: Baile.

UMA DANÇA COLETIVA, COM BAILE NA PLATÉIA.

CENA 10: pronunciamento do rei Sol.

Molière
Então, meu rei, qual o posição.

REI
Posição?

LULLY
Sobre patrocinar nosso show...

REI
Sim.

LAIRTÔ
Mediante uma módica porcentagem para o atravessador que poderia ser chamada, já que estávamos numa província, de “semanão”...

REI
Feito.

TODOS
Hurra! Um brinde. Tim-tim.

ENTRAM AS CORTESÃS E COMEÇAM A TRANSFORMAR O JORJÃO BAGACEIRO NO REI SOL. TIRAM A ROUPA, COLOCAM O FIGURINO DE REI, MUITO PÓ DE ARROZ E A COREOGRAFIA FINAL. GRANDIOSA E MARAVILHOSA.

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